As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
Ainda que o produto seja importante para a nossa dieta, as abelhas atuam na polinização de diversos alimentos e, com isso, têm um grande papel na produção agrícola. Não à toa, há muitas campanhas de conscientização quanto a preservação do animal.
Por isso, sua ausência pode acabar com espécies como café, maçãs, amêndoas, tomates, cacau, entre outros alimentos. Com o desaparecimento da espécie e, portanto, de algumas plantas, uma gama de herbívoros, como os insetos, coelhos e veados, também passariam fome e, por consequência, seriam extintos.
Disseram que, quando se mata uma abelha, ela solta uma toxina, um cheiro próprio. Se as outras perceberem, invadem o local e vão atrás da que foi morta", diz Lecidia.
“Esses insetos oferecem um serviço de valor inestimável para o planeta: a polinização. Além da contribuição para a manutenção das florestas, a ameaça a esses animais é um tiro no pé na produção de alimentos e da sobrevivência humana”.
Como o fim das abelhas pode acabar com a humanidade
Porque a abelha é tão importante?
A polinização também melhora o sabor e qualidade nutricional dos alimentos. As abelhas também têm uma função muito importante na preservação de matas nativas. A fertilização de plantas causada pela polinização desses insetos é essencial para a sobrevivência de algumas espécies.
Qual a importância da abelha para o meio ambiente?
As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global”, explica Carolina Matos, ecóloga do Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais (DSA/CATI).
O tenente do Corpo de Bombeiros, Hellyson Guedes, enfatiza que em nenhuma hipótese as pessoas devem tentar matar uma abelha dentro do enxame, pois ela vai liberar o odor, atraindo outras abelhas. “Se for uma colmeia isolada, o ideal é evitar barulho, tentar mexer, capturar ou exterminar e ligar para o 193”.
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
E sim, essas abelhas morrem depois de ferroar você. Mas por quê? Poderíamos dizer que elas morrem pela rainha e pela colônia, mas a verdadeira razão pela qual essas abelhas morrem após a picada é por causa de seus ferrões farpados. Essas farpas brutais, na maioria das vezes, impedem que a abelha puxe o ferrão de volta.
1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido. Como os principais polinizadores do mundo, elas são fundamentais no ciclo de vida de muitas espécies de plantas.
A importância delas vai muito além da produção de mel. Na verdade, se as abelhas desaparecessem, os nossos dias na terra também poderiam estar contados. Existe uma frase atribuída a Einstein, onde ele comentaria que se as abelhas desaparecessem, a humanidade só sobreviveria por mais quatro anos.
A causa do sumiço repentino em massa também já é conhecida: a aplicação indevida e indiscriminada de defensivos agrícolas. Compostos químicos como inseticidas, fungicidas, herbicidas e acaricidas contaminam as abelhas que saem da colônia em busca de pólen e acabam atingindo toda a colmeia.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Quantas picadas de abelha pode matar um ser humano?
(Consulte também Introdução a mordidas e picadas). Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.000 picadas, ao passo que 500 picadas poderiam matar uma criança.
Óleos essenciais. Com a ajuda de um borrifador, faça uma mistura com substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Borrife no ar algumas vezes no dia!
Evite matá-las, sendo isso caracterizado como crime ambiental (Lei n º 9605/98). Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender.
O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
Mas não dá para esquecer que, com exceção das espécies nativas, as abelhas têm ferrão e podem picar para defender a colmeia. Abelhas voando em busca de alimento em geral picam apenas quando se sentem ameaçadas.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas.
O que aconteceria se as abelhas deixassem de existir?
As previsões de um desaparecimento em massa das abelhas significaria que teríamos dificuldade em produzir comida. Animais que também se alimentam de frutos e, por conseqüência, os animais carnívoros sofreriam com isso, gerando um impacto na cadeia alimentar como um todo. Seria o colapso dos ecossistemas!
Elas estão relacionadas com a sobrevivência de muitas espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola e para o sustento de espécies (aves e mamíferos) que se alimentam de frutas e sementes. Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem.
As abelhas são importantes polinizadores. Segundo a FAO cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza e 70% das culturas agrícolas dependem da polinização das abelhas.