Algumas delas cristãs, como a igreja Católica, prescrevem a abstinência de carne na Quarta de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma, como um ato de penitência e solidariedade com o sofrimento de Cristo.
Porque não se pode comer carne na Quarta-Feira de Cinzas?
Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de mortificação e penitência para vivenciar a celebração dos grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus. Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias de recordar a Paixão de Cristo.
No período, os fiéis são chamados à abstinência da carne como forma de recordar os sacrifícios de Jesus. A prática tem origem nas celebrações da cultura judaica e, atualmente, segue orientações adotadas pela Igreja Católica.
Qual o verdadeiro significado da Quarta-Feira de Cinzas?
O que é a Quarta-Feira de Cinzas? Tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento — como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma.
“A Solenidade da Páscoa, de fato, é fundamental para os cristãos. Na Igreja Católica se restringe a não comer carne vermelha: na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. A carne vermelha recorda o corpo de Jesus Cristo”, diz o professor.
Por que não pode comer carne na quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão?
Onde está na Bíblia que não se pode comer carne na Quaresma?
“Não é pecado comer carne durante a Quaresma. Os 40 dias são um tempo em que a Igreja Católica pede alguma penitência. O profeta Isaías, no capítulo 58, fala sobre o verdadeiro jejum, que não tem nada a ver com ficar sem comer.
Porque os evangélicos comem carne na Semana Santa?
“Até os dias de hoje continuamos com essa tradição, pois é um ato de fé e devoção”, complementou. O padre ainda explica que o jejum na sexta da paixão não necessariamente deixar apenas de consumir a carne nessa data, e sim de renunciar o que nos traz conforto e o que não faz bem para a humanidade.
O que diz a Bíblia sobre a Quarta-Feira de Cinzas?
Ao recebermos as cinzas sobre nossas testas, somos recordados das palavras bíblicas encontradas em Gênesis 3,19: “Pois tu és pó e ao pó voltarás”. Essa afirmação é feita por Deus a Adão e Eva após a queda, quando o pecado entrou no mundo.
O que aconteceu com Jesus na Quarta-Feira de Cinzas?
A duração do feriado é uma homenagem aos 40 dias de jejum de Jesus Cristo enquanto ele viajava pelo deserto, depois de ser batizado e antes de começar seu ministério.
É pecado não ir à missa na Quarta-Feira de Cinzas?
9. A QUARTA-FEIRA DE CINZAS É DE DIA DE PRECEITO? A Quarta-feira de Cinzas não é uma ordem e, portanto, não é obrigatória. Porém, participar da missa nesse dia é recomendável, porque ele nos introduz precisamente no itinerário quaresmal rumo às celebrações do tríduo pascal.
O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.
Sim, é permitido comer ovos na quarta-feira de cinzas, já que não há restrições específicas sobre o consumo de ovos nesse dia. Segundo a igreja católica, mesmo que a quarta-feira de cinzas marca o início de Quaresma, não há prescrições dietéticas específicas relacionadas ao consumo de ovos.
O que significa Quarta-Feira de Cinzas para os evangélicos?
A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.
É preciso recordar que esta abstinência de carne é feita para honrar o sacrifício do Senhor ao morrer na cruz para limpar nossos pecados. Desde a antiguidade, a carne vermelha foi símbolo de opulência e celebração.
O que diz a Bíblia sobre comer carne na Semana Santa?
Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
Sim, você pode ter relações sexuais durante a quaresma. Mas se você perguntar a dez pessoas diferentes, você tem uma grande chance de receber dez respostas diferentes para essa pergunta e entender por que isso acontece pode te ajudar bem mais do que um simples sim ou não.
O que não se pode fazer na Quarta-feira de Cinzas?
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.
O jejum não proíbe de tomar um pouco de alimento na parte da manhã e à noite. É obrigatório dos 18 aos 59 anos. Por outro lado, a abstinência, embora proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais.
Desde o início do Cristianismo a Quaresma marcou para os cristãos um tempo de Graça, Oração, Penitência e Jejum, com o objetivo de se chegar à conversão. Ela nos faz lembrar as palavras de Jesus: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3).
A data marca o início da Quaresma, período que antecede a celebração da Páscoa, marcado por práticas de penitência para os cristãos. Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 13h56. Última atualização em 15 de fevereiro de 2024 às 10h14.
O que fazer com as cinzas da Quarta-feira de Cinzas?
Na tradição religiosa dos católicos, somente os padres podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis. Durante a celebração, os padres fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta. Os fiéis presentes na missa de Quarta-Feira de Cinzas devem estar em observância de jejum.
Porque os evangélicos não acreditam na Semana Santa?
Além do mais, a maioria dos evangélicos celebram a morte e ressurreição de Jesus todos os meses, ritual chamado de “Culto da Santa Ceia”, conforme explicou Osvaldo. Dessa forma, a Semana Santa não é tão enfatizada, sendo lembrada nas celebrações como os dias que antecedem o sacrifício de Jesus na cruz.
O que a Igreja ensina sobre a abstinência de carne? Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave. Por isso, antes de seguirmos com a questão da abstinência em si, vamos relembrar o conceito de pecado mortal.
Antigamente, a Sexta-Feira Santa era considerada o feriado mais importante dos cristãos protestantes. Hoje há amplo consenso entre as religiões cristãs que a morte de Cristo, em sacrifício pelos pecados da humanidade, está indissociavelmente ligada à Páscoa, ou seja, ao dia de sua ressurreição.