Fisicamente, essa postura pode resultar em desconforto, especialmente para aquelas com problemas articulares. Além disso, fisiologicamente, agachar-se pode não ser a postura mais natural para eliminar resíduos, podendo levar a problemas como infecções do trato urinário.
Posição correta ajuda a esvaziar melhor e bexiga e reduz risco de infecções no trato urinário. Muitos homens já foram desencorajados a urinarem em pé por uma questão de higiene — os respingos voam longe. No entanto, a mudança de posição pode favorecer também a saúde.
Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que urinar sentado pode ser benéfico por permitir um esvaziamento mais rápido e completo da bexiga. O urologista explica que, nessa posição, os músculos da pélvis e da coluna ficam totalmente relaxados, facilitando o processo de urinar.
Além disso, urinar sentado é muito mais higiênico, reduzindo o risco de infecção. Realizar essa ação diária também permite que a próstata fique mais relaxada, o que, portanto, melhora consideravelmente a vida sexual. Por fim, o fato de urinar sentado faz com que o homem elimine a urina de forma mais completa.
De acordo com o especialista, o maior contraponto em relação a urinar no banho é que a uréia, substância contida na urina, pode provocar um forte odor quando acumulada no banheiro, fazendo com que o hábito seja considerado anti-higiênico.
URINAR EM PÉ OU SENTADO? | DR. MATHEUS AMARAL - UROLOGISTA
Onde fazer xixi quando não tem banheiro?
O funil urinário – também chamado de condutor urinário e até de urinol – é um acessório criado para que mulheres possam se aliviar sem encostar no vaso sanitário. Ou seja, fazerem xixi em pé.
Essa pseudoterapia é considerada inútil e até perigosa, por ingerir os elementos que nosso próprio corpo descarta por serem tóxicos ou desnecessários. Ao beber urina, o indivíduo pode ser acometido por distúrbios gastrointestinais devido à agressividade para as mucosas.
A urina é produzida nos rins e levada até a bexiga pelos ureteres, espécies de tubos que ligam os rins a esse órgão, onde fica armazenada temporariamente, até ser conduzida para fora pela uretra (ducto ligado à bexiga). A bexiga de um adulto é capaz de armazenar, em média, cerca de 300 mL a 500 mL.
A quantidade de vezes que uma pessoa vai ao banheiro durante o dia pode variar de acordo com a quantidade de líquido ingerido por dia, assim como o seu tipo. Mas, normalmente, pessoas que bebem dois litros de água por dia tendem a ir ao banheiro urinar entre seis e oito vezes em 24 horas.
Fraqueza do esfíncter urinário ou músculos pélvicos (chamada incompetência da saída da bexiga) Alguma coisa bloqueando o trajeto de saída da urina da bexiga (chamada obstrução da saída da bexiga)
Quando inclina para frente, você vai sentir melhor a região anterior dos músculos pélvicos, nessa posição, imagine que tem que prender o xixi Você vai sentir os músculos contraírem. Esses músculos da frente da pelve são responsáveis por prender o xixi quando você tosse e espirra.
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 1000 e 2000 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
As bactérias em excesso no sistema urinário e que podem resultar em infecções, normalmente, vivem no intestino e acabam entrando na bexiga através da uretra. “É claro que tem gente que segura urina e não acontece nada, mas aumento o risco e, por isso, é um hábito que deve ser evitado”, alerta a professora.
"Sentar é provavelmente a forma mais eficaz para isso", afirmou o urologista, explicando que os músculos da pélvis e da coluna ficam completamente relaxados nesta posição, facilitando o processo de urinar.
Urinar em pé é um processo muito fácil e prático para os homens. Isso é mais perceptível em locais públicos, onde o tráfego nos banheiros masculinos é mais ágil em parte porque o processo leva menos tempo, e também porque cabem mais mictórios no mesmo espaço.
“Quando a bexiga está vazia, o osso da bacia pode romper ou perfurar o órgão. Mas, quando cheia, ela pode estourar e deixar a urina vazar para dentro da cavidade abdominal mesmo com traumatismo de menor impacto e sem fratura do osso”, esclarece Mariane.
Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
A saber, quando ingerimos substâncias líquidas, espera-se que grande parte seja eliminada pela urina. Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam.
"É difícil precisar quanto tempo uma pessoa consegue aguentar sem urinar, mas, para pessoas saudáveis é aceitável segurar a urina por 30 horas", afirmou. Santos ainda alertou que segurar a urina nunca é recomendado.
Não é incomum precisar ir ao banheiro até oito vezes durante o dia e uma ou duas vezes à noite, segundo especialistas. Mas se você vai com mais frequência do que isso, pode ser um sinal de alerta. Noctúria é o nome dado a quando uma pessoa acorda várias vezes durante a noite para fazer xixi.
A urinoterapia é um método de cerca de 5.000 anos, em que a pessoa bebe ou passa no corpo o próprio xixi para prevenir ou curar doenças e fortalecer o organismo.
“A urina é um produto residual que contém cerca de 90% de água. O resto é amônia e sais, algumas bactérias e outros produtos residuais. Não há benefícios conhecidos para a saúde quando se bebe ou esfrega a própria urina no corpo, ou a de qualquer outra pessoa.
Reter a urina também pode favorecer o aparecimento de cálculo renal, e de tumorações principalmente em fumantes, que eliminam substâncias tóxicas na urina. Segurar a urina também pode causar, em longo prazo, distúrbios funcionais da bexiga.