Dessa forma, não é indicado cobrir totalmente a superfície do filtro de barro decorado com tinta, adesivos, ou tecidos, pois isso pode fazer com que os poros de sua superfície fiquem obstruídos e comecem a criar mofo por dentro, prejudicando a qualidade da água armazenada em seu interior.
Muitos dizem que não pode pintar filtro de barro, mas pode sim. Desde que você use a tinta apropriada. É importante considerar que a tinta a ser usada, deve-se sempre ser à base de água, que não tenha cheiro depois de seca, assim você pode criar lindos desenhos sem comprometer o respiro do filtro!
Qual a pintura a utilizar para pintar barro? Uma das questões mais comuns é qual a pintura a utilizar para pintar barro, geralmente para pintar vasos. A nossa recomendação é a utilização de pintura acrílica. A razão é simples, é uma tinta à base de água que é fácil de aplicar e de lavar.
Como a argila é porosa, pode acabar absorvendo as características da tinta ou do verniz, tornando a água inadequada ao consumo. Se mesmo assim a pessoa desejar mudar a aparência do filtro, poderá utilizar tinta atóxica e a base d'água.
Não é recomendável pintar toda a peça por fora, colar adesivos ou tecidos, pois isso pode fazer com que os poros fiquem obstruídos e comecem a criar mofo por dentro! Outra coisa importante a considerar é a tinta a ser usada, deve-se sempre usar tinta a base de água, que não tem cheiro depois de seca.
Como lavar FILTRO DE BARRO da forma CERTA - Melhor que Água Mineral 💧
Qual tinta pode ser usada para pintar filtro de barro?
Com o auxílio do pincel, passe sobre a tinta preta e pinte o filtro de barro decorado, formando linhas; Com o mesmo pincel e tinta preta, pinte uma parte da base do filtro de barro decorado; Aguarde o tempo de secagem; Por fim, com o auxílio de uma caneta Posca preta escreva a frase desejada.
Tem como limpar filtro de barro para não mofar? O filtro de barro deve ser lavado a cada 15 dias para evitar o mofo. Limpe o filtro com uma mistura de CIF Cozinha e hipoclorito de sódio, o mesmo que higieniza frutas, verduras e legumes. Esfregue a mistura por dentro e por fora do filtro.
Quais benefícios da água do filtro de barro? Com mais de um século de história, o filtro de barro possibilita a ingestão de uma água de qualidade, livre de metais pesados, cloro, flúor, mercúrio e medicamentos, além de proporcionar a esta água um teor mais alcalino, trazendo diversos benefícios à saúde.
O recomendado é lavar toda a parte interna, inclusive a vela filtrante, uma vez por mês ou a cada um mês e meio. Para isso, use só água e uma esponja nova, limpa e do lado macio.
A melhor tinta para pintar a argila seca é a acrílica, e se for de boa qualidade, ela já vai servir até para selar a peça, caso contrário talvez seja necessário você utilizar algum selante pra uma melhor finalização.
O tempo de vida de um filtro de barro é de três anos. O tradicional, de quatro litros, pode ser comprado por R$ 35, em média. A vela (R$ 10, aproximadamente) deve ser trocada antes, quando ficar amarelada mesmo após a limpeza.
Ao contrário dos filtros elétricos, o filtro de barro vai poupar sua energia já que o mesmo não precisa consumir energia, só colocar a água direto da torneira no filtro e pronto. Também poderá sempre tomar uma água limpinha já que ele garante a filtragem quase que total (99%) de resíduos e parasitas na água.
Os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.
O Filtro não está com bichos, esse fenômeno trata-se da eflorescência e a mesma é causada pela salinidade da água (sais minerais presentes na água). Ocorre devido ao alto poder de absorção do produto cerâmico no momento da troca gasosa da água na parede do filtro.
É o caso da camada branca que se forma sobre a parte externa do filtro, que não tem nada a ver com mofo ou bolor. O fenômeno se chama eflorescência e ocorre por conta da porosidade do filtro de argila – que, aliás, é o que mantém a água fresca no seu interior.
A principal regra é que nenhum produto químico seja usado na higienização do filtro de barro, pois ela pode estragar o material e deixar um gosto desagradável na água. Use, portanto, somente água abundante e uma esponja macia.
A argila é cheia de PARTÍCULAS DE FERRO, estas partículas causam as manchas pretas por todo o filtro quando ele começa ser usado. Eles ainda dizem que as manchas pretas é apenas um fator estético, que não causam efeitos nocivos à saúde.
Porque a água do filtro de barro fica com gosto de mofo?
Muitos dizem que filtros de barro deixam gosto na água e criam mofo, mas na verdade isso é parte de um grande processo feito para melhorar a qualidade de sua água e prover benefícios para sua saúde. O CCDM é acreditado pelo Inmetro para realizar ensaios em filtros de acordo com a ABNT NBR 16098.
Outra vantagem do filtro de barro é que a água está sempre fresquinha, nem muito quente e nem muito gelada, sabe? Isso acontece porque o filtro de vela é revestido de cerâmica, que evita que o líquido fique quente, mesmo nos dias de verão. Agora, se você quiser um copo de água gelado, é só colocar um cubo de gelo.
Um detalhe que nem todo mundo que usa filtro de barro sabe é que é preciso trocar a vela regularmente. Essa obrigatoriedade existe porque com o passar do tempo a vela pode perder sua capacidade de filtragem da água.