Beber água extremamente gelada Pode ser refrescante tomá-la sob mais de 30ºC, mas, com o corpo superquente, há risco de choque térmico no sistema digestivo, que é sentido com espasmos dolorosos no esôfago e paragem momentânea do funcionamento do estômago.
1- Ingerir bebidas geladas no inverno faz mal à saúde? Depende: De acordo com a otorrino, o ato de beber água, suco ou refrigerante gelado, por exemplo, não faz mal à saúde. O problema está quando há excesso de gelo ou ainda choque térmico.
Quando você consome água gelada, o corpo precisa gastar energia para aquecê-la até a temperatura corporal, o que pode resultar na queima de algumas calorias extras. No entanto, o efeito é mínimo e não deve ser considerado um método principal de perda de peso.
A ciência ainda acredita que a temperatura da água mais adequada para beber é a temperatura ambiente ou água morna, pois elas auxiliam a hidratação mais rápida das células sem mudanças de temperatura interna com líquidos frios ou gelados.
A expert revelou ainda outro motivo pelo qual, quando gelada, a água pode causar aquela sensação desconfortável. “Além disso, ela ativa receptores de dor no nosso estômago e intestino, então se você tem mais sensibilidade alimentar, pode piorar desses sintomas ao beber água gelada nas refeições”, adicionou.
Pode ser refrescante tomá-la sob mais de 30ºC, mas, com o corpo superquente, há risco de choque térmico no sistema digestivo, que é sentido com espasmos dolorosos no esôfago e paragem momentânea do funcionamento do estômago.
Alivia dores, inchaços e sintomas de inflamação muscular
Da mesma maneira, uma ducha gelada pode fazer com que dores, inchaços e sintomas de inflamação melhorem de maneira mais eficaz, pois a temperatura fria da água faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, melhorando essas enfermidades.
A água fria, quando entra em contato com o corpo, estimula a liberação da noradrenalina, um hormônio que acelera o batimento cardíaco e aumenta a pressão arterial. O mecanismo promove a sensação de se sentir revigorado e é ligado a desfechos melhores de saúde. Além disso, o banho frio diminui o fluxo sanguíneo na pele.
O líquido em temperatura ambiente é rapidamente absorvido pelo corpo, ajudando a hidratar mais rapidamente após uma noite de sono. “No entanto, beber água gelada pode aumentar temporariamente o metabolismo, pois o corpo precisa usar energia para aquecer o líquido até a temperatura corporal.
É importante que o volume de água seja dividido durante todo o dia — orienta a nutricionista. Além disso, não é recomendado tomar água durante as refeições, já que o excesso do líquido pode atrapalhar a digestão. O ideal é que o consumo seja feito longe das refeições, principalmente almoço e jantar.
Quem tem gordura no fígado pode tomar água gelada?
Um texto divulgado recentemente na Internet vem afirmando que a ingestão de água gelada pode provocar infarto, câncer, gordura no fígado entre outros males. A notícia vem sendo vinculada e propagada com a assinatura do Dr. Drauzio Varella, caso você venha recebendo essas informações fique atendo, elas são falsas.
Resumindo, beber 500 ml de água de uma só vez geralmente não é prejudicial para a maioria das pessoas, mas é importante estar ciente da própria capacidade de ingestão e considerar a distribuição adequada ao longo do dia. Se houver preocupações específicas de saúde, é sempre melhor consultar um médico.
E isso tem explicação: os líquidos refrigerados auxiliam na regulação da nossa temperatura corporal. Porém, em situações que envolvem variações bruscas de temperatura, a água muito gelada pode causar choque térmico, sensibilizar a garganta e até prejudicar o sistema imunológico.
O que acontece com o nosso corpo quando tomamos água gelada?
Ao ingerir água gelada, nosso corpo queima calorias, levando-a ao equilíbrio térmico com o corpo em uma temperatura de aproximadamente 37 ºC. Dessa forma, é natural imaginar que a ingestão de água gelada auxilie na perda de peso, mas esse conceito está errado.
— Não chega a ser gelada, mas a água fria tem um poder de absorção maior e melhor que auxilia na hidratação — afirma a nutricionista de São Paulo Priscilla Primi. A especialista ainda afirma que a única “sensação ruim” ao beber água gelada pode ser aquela dor de cabeça fraca, como um leve soco.
Lavar a cabeça com água gelada também traz muitos benefícios ao couro cabeludo. Ela melhora a qualidade do fio capilar, evita a desidratação do mesmo, fecha a cutícula dos fios, proporciona uma elevação do brilho dos cabelos, aumenta a maciez e disciplina as madeixas.
A água fria também ativa o sistema nervoso simpático, responsável por aumentar os níveis de noradrenalina, interferindo positivamente na frequência cardíaca e pressão arterial. Ela pode melhorar a circulação também.
✅ Chocolate, banana e beterraba são alguns dos alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial. O simples gesto de levantar da cadeira por cinco minutos a cada meia hora sentado também pode fazer uma grande diferença na saúde de quem é hipertenso.
Porque não se pode tomar banho gelado antes de dormir?
A nível hormonal, o banho frio pode aumentar os níveis de cortisol. Esse hormônio é responsável por aumentar nossos níveis de alerta, quando na hora do sono, na verdade, eles geralmente deveriam cair.
"O contato do corpo quente com a água fria pode provocar, principalmente, arritmias, além de dificuldades respiratórias e oscilações da pressão arterial. Pessoas com problemas de coração e pressão têm que tomar muito cuidado, inclusive com ducha fria após sauna", alerta Sampaio.
Se estiver fria, a água pode causar vasoconstrição e acúmulo de muco nas vias aéreas, facilitando quadros de inflamação. Se você sofre com falta de energia, intestino preso, problemas de pressão ou simplesmente quer ter uma vida mais saudável, experimente a primeira opção.
Quais os benefícios de tomar água gelada em jejum?
Porém, a água gelada tem um benefício incrível se for consumida em jejum que pode dar a sensação de emagrecimento: ela ajuda a “acordar” o sistema digestivo e faz com que você elimine as fezes com mais facilidade. Isso pode ser excelente para quem sofre com prisão de ventre.