Lipomas, miomas, cistos, infecções e lesões estão entre as principais causas do surgimento de tumores benignos no seio. Geralmente, nesses casos os caroços são palpáveis, se movem e podem causar dor ou desconforto.
Um nódulo na mama pode ser causado por inúmeras condições. Há lesões palpáveis na mama que podem ser benignas, como é o caso do fibroadenoma, ou malignas, como o câncer de mama. De qualquer forma, sempre que se palpa um nódulo de mama, é necessário investigar para chegar ao diagnóstico adequado.
Possíveis causas para o surgimento de nódulos na mama
Alterações hormonais: estímulo do tecido mamário pela progesterona e o estrogênio. Infecções da mama: podem incluir abscessos, acúmulos de pus. Traumas ou cirurgias na mama: podem resultar em fibrose cicatricial, ou seja, tecido cicatricial que se forma em excesso.
Para alterações fibrocísticas, usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo e tomar analgésicos, como paracetamol ou um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE), pode ajudar a aliviar os sintomas. Às vezes, os cistos são drenados.
São causadas por alterações hormonais, antes ou durante a menstruação. Muitas vezes, os nódulos estão presentes em ambos os seios e causam dor. Os nódulos mamários podem crescer e se tornar dolorosos antes da menstruação. Em alguns casos, observam-se secreções na mama.
NÓDULO NA MAMA QUE DOI É CÂNCER? Entenda a diferença de um nódulo benigno para um maligno na mama!
É possível um nódulo na mama sumir?
Na maior parte dos casos, não há necessidade de tratamento, pois cerca de 10 a 20% dos fibroadenomas podem desaparecer. Portanto, geralmente, o mastologista indica apenas o monitoramento do desenvolvimento do nódulo.
Compressa quente e fria; Rolo de espuma ou bola de tênis; Automassagem. Mas aqui queremos focar na automassagem, que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento.
O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.
Qual o tamanho do nódulo na mama que é preocupante?
O tamanho médio deste nódulo é de 2,5cm de diâmetro, quando o crescimento é igual ou maior a 5cm são considerados fibroadenomas gigantes, que podem gerar deformidade da mama. Este tipo de nódulo na mama é decorrente de aumento do número de células, conhecida como hiperplasia celular, causada pelo aumento de estrogênio.
O que fazer para evitar o aparecimento de nódulos na mama?
Comer alimentos saudáveis e praticar uma atividade física regular, que lhes dê prazer. Faça todo mês, a partir dos 18 anos, após o fim da menstruação. Procure qualquer alteração nos seios. Se surgir um caroço, marque uma consulta no médico.
São bolsas cheias de líquido que aparecem no tecido mamário. Geralmente, os cistos são ovais ou redondos, e podem ser moles ou mais duros ao toque. Podem surgir secreções nos mamilos e sensibilidade ou dor nas mamas. Eles costumam aumentar de tamanho logo após o período menstrual.
A paciente deve permanecer em repouso por cerca de 7 a 14 dias, mas podem ocorrer variações individuais. O repouso pós-cirúrgico é muito importante para evitar edema, sangramento (hematoma) ou acúmulo de líquido (seroma). Porém, a paciente não necessita ficar com o braço imóvel.
Alterações fibrocísticas: são a causa mais frequente de nódulos nas mamas, pois são ocasionadas pelas alterações hormonais no corpo da mulher. Normalmente, esse nódulo surge na semana anterior ao período menstrual e desaparece logo após o fim do período.
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).
A ablação por radiofrequência ou a ablação por etanol são outros procedimentos que podem ser usados para tratar nódulos não cancerosos, reduzindo seu tamanho através da destruição do tecido nodular.
Pomadas e cremes: anti-histamínicos e anti-inflamatórios tópicos podem ser recomendados em casos como picadas de insetos e de alergias. Procedimentos: a remoção do caroço pode ser indicada, principalmente em casos em que possa haver suspeita de câncer de pele ou outras condições graves.
Pode-se prescrever comprimidos de iodeto de potássio para diminuir a inflamação. Os corticosteroides tomados por via oral são eficazes, mas são administrados somente como último recurso, pois podem piorar uma infecção subjacente, mesmo que ela ainda não tenha sido identificada.
Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.
Não necessariamente. Apesar de não ser sempre doloroso, alguns dos sinais e sintomas mais comuns do câncer de mama são vermelhidão, inchaço, pele sensível e calor local. Por isso, fique atenta. Sentir dor ou incomodo na região do nódulo não descarta um diagnóstico.
Geralmente, tal procedimento é feito com anestesia local em ambiente ambulatorial, algumas horas ou dias antes da cirurgia em si. Entretanto, nem todo nódulo benigno precisa ser removido. Isso só acontece quando eles geram dor, deformam a mama ou causam algum tipo de desconforto.
Um caroço no pescoço que dói quando apertado pode ser causado por infecções nos gânglios linfáticos, cistos sebáceos inflamados, abscessos ou, em casos raros, câncer. É importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.