Um ano bissexto, no entanto, tem 366 dias: é uma tentativa de melhorar a precisão do calendário cristão ocidental para mantê-lo sincronizado com as rotações da Terra ao redor do Sol e com outros eventos astronômicos "fixos", como os equinócios e solstícios.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
"Se não fosse criado o ano bissexto, nós teríamos um deslocamento das estações, o que prejudicaria muito a agricultura. O calendário tem que ter as estações bem fixas", explica o astrônomo Ronaldo Mourão. Estatisticamente os nascidos a 29 de fevereiro são menos de 1% da população mundial.
A explicação científica é a seguinte: O nosso planeta demora aproximadamente 365,2422 dias a dar uma volta completa ao Sol, só que um calendário “normal” só tem 365 dias. A parte decimal que fica de fora vai sendo adicionada ao ano seguinte.
O que aconteceria se o ano bissexto fosse ignorado?
Se não existisse o ano bissexto, as estações do ano ficariam defasadas com relação às datas. Por exemplo, o equinócio iria gradualmente se afastar de 21/março, e depois de um século já teríamos 25 dias de diferença.
O que acontece se uma pessoa nasce no ano bissexto?
Portanto, para quem nasce em 29 de fevereiro, o aniversário ocorre apenas a cada quatro anos. Essa conta deu origem à expressão de que quem nasceu em ano bissexto envelhece de maneira diferente das outras pessoas.
O ano bissexto é aquele que possui 366 dias em vez dos 365 dias dos anos considerados “normais”. Ele foi criado em 238 a.C., em Alexandria, no Egito, mas só foi efetivamente adotado em 45 a.C., em Roma, pelo então imperador Júlio César.
Em 2024, fevereiro, o mês mais breve do ano com 28 dias, será marcado por um acréscimo de mais 24 horas em sua contagem. Isso ocorre por conta do fenômeno astronômico do ano bissexto, quando, a cada quatro anos, é acrescido um dia a mais no ano, dando origem ao raro 29 de fevereiro.
O nome bissexto vem da forma de contagem do mês entre os romanos. O mês era dividido em três partes: as calendas eram os primeiros dias; as nonas, os dias intermediários; e os idos, os dias finais. O dia acrescentado era o bis sextus ante kalendas martias, em latim.
Ele era necessário porque o tamanho do ano não era um número inteiro de dias. O calendário Juliano baseia-se no fato de que o ano se completa com aproximadamente 365,25 dias. Para compensar essa fração, foi decidido adicionar um dia extra a cada quatro anos ( 29 de fevereiro).
Quem nasce no dia 29 de fevereiro faz aniversário quando?
O dia 29 de fevereiro é a marca de um ano bissexto, isto é, um período com 366 dias oficiais, não 365. Com isso, os nascidos na data só 'encontram' o aniversário de quatro em quatro anos.
Todos os brasileiros devem ter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos em seu registro – sua alteração é crime. Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma.
Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos. Com isso, o último ano com um dia 29 de fevereiro foi 2020 e as próximas vezes serão em 2028, 2032, 2036 e assim por diante.
O calendário gregoriano estipula que os anos bissextos são múltiplos de 4, mas não são bissextos os anos que forem múltiplos de 100 (1900, por exemplo), com exceção daqueles que forem múltiplos de 400 (como 2000).
Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400).
O que acontece com as 6 horas que sobram todos os anos?
Na verdade, segundo os astrônomos, o nosso planeta demora cerca de 365 dias e 6 horas para completar a "rota". Se juntarmos essas 6 horas que "sobram" a cada ano, em 4 anos, teremos 24 horas extras (6 + 6 + 6 + 6 = 24).
Para criar o calendário como está hoje, César teve a ideia de adicionar dias aos meses do ano. Seu astrônomo, Sosígenes, fez os cálculos e descobriu que, a cada quatro anos, um dia extra era acrescentado ao mês de 28 dias do então chamado fevereiro.
O que acontece quando uma pessoa nasce no ano bissexto?
Nascidos na data contam como comemoram o aniversário, que, oficialmente, só existe a cada quatro anos. 2024 é um ano bissexto e, por isso, tem um dia a mais no calendário de fevereiro.
No calendário Gregoriano um ano é bissexto se cumprir dois critérios: o ano tem que ser um número divisível por 4 e um ano que cumpra o critério anterior não pode ser divisível por 100, a menos que seja também divisível por 400. Esta é a razão pela qual 1900 não foi um ano bissexto e 2100 também o não será.
De quatro em quatro anos, uma dúvida renasce: como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro? A data, exclusiva dos anos bissextos, ocorre somente nos anos divisíveis por quatro, como é o caso de 2024.