Isso porque após a fecundação o óvulo fecundado pode demorar vários dias para chegar até o útero. Dessa forma, os valores de beta hCG podem demorar até 6 dias da fecundação para começarem a aumentar.
Quanto tempo demora para sair o exame beta hCG quantitativo?
Quanto tempo leva para o resultado do exame Beta hCG? Beta hCG Qualitativo normalmente fica pronto no mesmo dia, enquanto o Beta hCG Quantitativo costuma levar entre 1 e 3 dias, a depender da demanda do laboratório. Você deve consultar a sua unidade de atendimento no momento da coleta da amostra.
Pode estar errado? Segundo a Associação Americana de Gravidez, se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.
É melhor fazer o beta qualitativo ou quantitativo?
O teste de Beta HCG quantitativo é comumente empregado em exames de sangue para detecção da gravidez e é considerado o método mais confiável devido ao seu alto grau de detalhamento. Isso porque o exame detecta não apenas a presença do hormônio Beta HCG, mas também quantifica a sua concentração.
4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml. 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
A presença do hormônio Beta-hCG aumenta durante toda a gravidez. Estes são os níveis de referências, de acordo com a semana de gestação: Gestações com menos de 3 semanas: menor que 5 mlU/ml.
Um nível baixo de hCG pode significar diferentes coisas, dependendo do estágio da gestação. Se você está nos estágios iniciais da gravidez, os níveis de hCG provavelmente serão muito baixos; no entanto, em uma gravidez normal e saudável, eles aumentarão rapidamente de forma natural.
Em gestações normais, o beta-hCG sérico dobra de valor a cada 48 horas, enquanto nas gravidezes inviáveis (abortamento ou GE) o aumento, neste período de 48 horas, é de 66%2,3.
Em um exame os resultados podem vir da seguinte maneira: Menos de 5 mlU/ml o resultado é negativo, descartando gravidez; Entre 5 e 25 mlU/ml o resultado é indefinido. Dessa forma, pode ser uma gravidez recente e que ainda não houve tempo para detectar o hormônio.
O exame Beta HCG é indicado quando há suspeita de gravidez, logo após o atraso da menstruação. Geralmente, os valores de Beta HCG aumentam a partir do sexto dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.
Isso porque após a fecundação o óvulo fecundado pode demorar vários dias para chegar até o útero. Dessa forma, os valores de beta hCG podem demorar até 6 dias da fecundação para começarem a aumentar.
O exame Beta hCG é indicado quando há suspeita de gravidez, logo após o atraso da menstruação. Vale destacar que os valores de Beta hCG aumentam entre o sexto e oitavo dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
Se os valores de beta-hCG estão baixos, a conduta é expectante e a hipótese de ectópica não deve ser considerada nesse momento. A orientação é seguir com coletas beta-hCG quantitativo até que volte a ser negativo, indicando aborto expontâneo, ou aguardar a evolução da gestação.
No entanto, se os níveis de hCG não aumentarem como esperado ou começarem a diminuir, pode ser um indicativo de gravidez ectópica ou risco de aborto espontâneo. O mais importante é seguir sempre as orientações do seu médico.
Quando a gravidez é Anembrionária o Beta hCG aumenta?
A gravidez anembrionária é considerada uma gravidez “inviável”, pois não há possibilidade de o bebê nascer vivo. A maioria das mulheres apresenta sintomas típicos da gestação nas primeiras semanas da gravidez, inclusive com um aumento (temporário) nos níveis de hormônio beta hCG.
Quando a mulher está nas primeiras semanas de gestação, os níveis hormonais de beta HCG se encontram acima de 25 mIU/ml. Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação.
O mais comum é que, quando existe o HCG sem gravidez, que os níveis de hormônios estejam mais baixos do que o normal, indicando que a presença desse hormônio tem outras origens. O teste quantitativo é importante para acabar com a desconfiança de uma mulher que acha que está grávida, mas não está.
A conduta na gestação ectópica inclui garantia de suporte clínico. Poderá ser adotada conduta expectante se beta-hCG menor que 2.000 mUI/ml, em pacientes hemodinamicamente estáveis e sem sinais de irritação peritoneal, com possibilidade de fácil acesso ao serviço de saúde.
“O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml”, diz a Dra. Matthews. Esse valor deve dobrar a cada 48 horas a partir da quarta semana completa até a sexta, mas isso não acontece com todo mundo.
Entre 11-25 mUI/mL: Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas; Entre 26-1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita; Superior a 1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez.