A faixa da temperatura normal de funcionamento é entre as marcas H e C. Se o ponteiro atingir a marca H (quente), desligue o motor e verifique o nível do líquido de arrefecimento do tanque-reserva. Consulte a página (22) e não conduza a motocicleta até que o problema tenha sido solucionado.
Normalmente, a temperatura varia na faixa de 90º C a 110º C, dependendo do ano e modelo do veículo. Sendo assim, resultados no termômetro acima disso podem indicar o superaquecimento do motor, acarretando em sérios danos à integridade das peças internas.
Quando a ventoinha deve ligar? A ventoinha do radiador deve ligar quando a temperatura do motor atinge um nível que requer resfriamento adicional. Isso geralmente ocorre quando a temperatura do líquido de arrefecimento atinge cerca de 95-100°C.
A ventoinha do carro só é acionada aos exatos 104ºC, após o acionamento ela volta para 89º e fica nessa oscilação. Quando ligo o ar a temperatura cai para 88ºC mas quando o motor é exigido e aquece mais o segundo estágio entra novamente aos 104ºC.
Um motor da moto esquentando muito pode ser um sinal preocupante e desconfortável durante o seu uso. No entanto, é importante entender que o quadro pode variar de acordo com o fabricante e também por uma série de fatores.
Dotada de um tanque de combustível exclusivo para permitir um melhor encaixe das pernas, de acordo com sua proposta esportiva, a capacidade é inferior do que na Hornet: 18,1 litros contra 19 litros na versão naked.
Em dias de muito calor, o motor da motocicleta pode superaquecer e atingir até 100 °C. Quando isso acontece, a moto perde desempenho e acaba consumindo mais óleo. No caso de modelos com sistema de arrefecimento líquido, é fundamental verificar constantemente o nível de fluido.
Quantos minutos leva para ligar a ventoinha do motor?
Para que isso aconteça, a válvula termostática envia um sinal para a ventoinha começar a funcionar, esse sinal é enviado quando a temperatura aumenta muito e passa da faixa ideal. É normal que essa peça continue funcionando por dez minutos após desligar o carro.
Acima de 105°C, a ventoinha deve ligar para resfriar o motor. A temperatura normalmente aumenta quando você está parado no trânsito. Quando você estiver pilotando, ela ficará em torno de 78°C - 82°C.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.
Em geral, ela oscila entre uma marca antes dos 100 (quando se roda em velocidade maior) e uma depois (Quando se está no transito). Quando chega na primeira marca depois dos 100, ele liga o ventilador elétrico até voltar próximo dos 100.
Enquanto a temperatura do motor apontada no painel da moto varia entre 90°C a 100°C, no motor não é bem assim. De acordo com o fabricante Metal Leve, a temperatura produzida no momento da combustão varia entre 1.100°C e 1.600°C, suficiente para fundir o pistão, que é basicamente composto de alumínio.
Qual o momento em que a ventoinha é mais acionada?
O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a trabalhar durante um congestionamento.
Ela entra em ação quando o carro está parado ou trafegando em baixa velocidade, garantindo que o motor mantenha a temperatura ideal de funcionamento. A ventoinha pode permanecer ligada por até 10 minutos após o carro ser desligado, mas se continuar funcionando além desse tempo, algo pode estar errado.
A ventoinha é acionada eletronicamente quando o sensor de temperatura causa uma elevação da temperatura de água no sistema. É responsável por ajudar na refrigeração, mas não é uma peça que deve ficar ligada o tempo todo. Assim que você desliga o veículo, a ventoinha não pode ficar ligada mais do que 10 minutos.