Isso acontece porque dentro da boca do animal há um órgão chamado de “vomeronasal”, também popularmente conhecido como “órgão de Jacobson”, em homenagem ao pesquisador dinamarquês Ludwig Levin Jacobson. Esse órgão está localizado na cavidade bucal, e auxilia as funções respiratórias dos cães.
Como a nossa comida é diferente da do cachorro, é natural que, após uma refeição, ele queria cheirar ou lamber nossa boca para que ele conheça mais o nosso alimento.
Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência. “Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”, afirma Alexandre Rossi, zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal.
Assim como os seres humanos, os cães precisam fazer a higienização dos dentes periodicamente. Caso isso não seja realizado, ocorre crescimento de bactérias que se acumulam nos dentes, formando placas bacterianas, ou seja, o tártaro, que deixa o cachorro com mau hálito.
Como os cães não conseguem conversar e perguntar coisas como os humanos, é cheirando que eles conhecem e se “informam” sobre os humanos, principalmente aqueles que eles acabaram de conhecer. Usando essa habilidade, os cães conseguem perceber quando uma pessoa está com medo dele ou desconfortável com a sua presença.
Ele sabe o nome dele? Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!
É importante ter cuidado quando o cachorro ou gato lambe o rosto do dono. Por mais que normalmente seja um sinal de amor do cachorro e gato, é importante não estimular o comportamento. Tanto os caninos quanto os felinos têm o costume de explorar o ambiente com a boca e podem carregar agentes patológicos na saliva.
O nosso odor funciona como um “cartão de visita” para os cães nos conhecerem melhor e dada a alta concentração de glândulas sudoríparas – e, consequentemente, ferormônios – na região da virilha, eles optam por cheirá-la para identificar o nosso odor natural com mais facilidade.
Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento. Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde, e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.
O que significa quando o cachorro lambe os pés do dono?
E o que significa o cachorro lambendo o pé do dono? Pode parecer nojento, mas os cães lambem os pés das pessoas porque gostam do gosto, para dizer que sentiram sua falta ou porque querem dizer que realmente gostam muito de sua companhia!
É verdade que a boca do cachorro é mais limpa que a do ser humano?
1A boca dos cães é mais limpa do que a dos humanos
No entanto a veterinária afirma que se uma pessoa for lambida e não tiver ferimentos na pele não há grandes riscos - ela adverte para sempre lavar a mão após ela ser lambida por um cachorro, assim evita-se levar saliva do cão à boca e pegar doenças.
O gesto pode parecer banal e até mesmo uma demonstração de afeto, mas pode ser perigoso para a saúde de ambos, porque é possível transmitir vírus, bactérias e fungos pela boca e o nariz. Os cachorros geralmente não dão selinhos: eles preferem os “lambeijos”, quase sempre acompanhados por muita festa e alegria.
Após pesquisas e estudos científicos, se notou na saliva do cachorro a presença de algumas bactérias muito nocivas. Alguns exemplos são a Pasteurella multocida, que associada à meningite, a Capnocytaphaga caninorsus, associada à septicemia e a Salmonella typhi, associada à salmonelose.
Alguns comportamentos específicos ajudam a descobrir quem é o “preferido” do pet. Por exemplo, se o bichinho costuma seguir você o tempo todo (e não faz o mesmo com outros integrantes da família), ele provavelmente o adotou como tutor ou tutora. Outro indício é ele mostrar brinquedos e chamar você para brincar.
Os vínculos entre humanos e cães são geralmente formados com base em prazer, segurança e confiança, podendo se estabelecer de forma rápida ou instantânea. A afinidade espiritual ou energética também pode desempenhar um papel nesses laços intensos.
Qual a distância que o cachorro sente o cheiro do dono?
Os cães têm mais de 200 células olfativas. Cães caçadores podem dobrar esse número de células olfativas, já que possuem o faro treinado e especialmente apurado. O cachorro pode sentir o cheiro do dono a até 2km de distância.
Estudos científicos já mostraram que alguns cães têm a capacidade de detectar câncer em humanos por meio do olfato. A hipótese foi levantada pela primeira vez em 1989, quando uma mulher relatou que seu cão cheirava e tentava morder uma pinta sua que acabou por se revelar um melanoma (câncer de pele).
O que significa quando o cachorro fica te seguindo?
O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.
O que significa quando o cachorro lambe muito o dono? Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante. Pois juntamente com o seu olfato aguçado, os cães têm papilas gustativas na língua que detectam sabores.
Há relatos de que o cachorro cheira o umbigo quando uma mulher está grávida ou sente que o tutor está com algum problema de saúde. Que os cachorros têm muita sensibilidade não há dúvidas, e alguns estudos já demonstraram que pets treinados são capazes de identificar algumas patologias.
Qual o motivo dos cachorros cheiram as partes íntimas?
Nossos amigos caninos provaram mais uma vez como estão sintonizados com nossos sentimentos — desta vez, em um teste científico de farejamento. Cientistas descobriram que os cães podem sentir o cheiro de estresse em nosso hálito e no suor.
De acordo com o geneticista e bacteriologista Floyd Dewhirst, pesquisador e professor de medicina oral de Harvard, a boca de um cão contém, em média, 400 espécies de bactérias. Apesar do número alto, é importante lembrar que a saliva dos seres humanos também tem uma concentração bacteriana alta.
O que quer dizer quando o cachorro se espreguiça na sua frente?
Este é um movimento caraterístico que os cães fazem e que parece um espreguiçar demorado. É uma forma de os cães sinalizarem uns aos outros que gostariam de brincar. Na posição de brincadeira, o cão apresenta-se com a anca no ar e encosta a parte da frente ao chão com as patas anteriores esticadas à frente.
Além do risco mais evidente, uma mordida, Anísio Lima, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV), disse que o principal problema desse tipo de ato (beijar o pet), são as Zoonoses, doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. "As Zoonoses são doenças muito perigosas!