Porque o cego de Jericó estava à beira do caminho?
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
“Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e tira o que tem sido semeado no seu coração: este é o que foi semeado à beira do caminho. ” (Mt. 13: 18-19). A expressão “beira do caminho” dá a idéa de alguém que está fora da posição que lhe é devida.
A letra descreve a angústia de estar parado, literal e figurativamente, à margem de uma estrada que simboliza a vida e suas passagens, enquanto o mundo segue em movimento constante.
A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.
Quando Jesus se aproximou de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ao ouvir a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram‑lhe: ― Jesus de Nazaré está passando.
Lições sobre o cego bartimeu, que estava a beira do caminho em Jericó | Pastor Paulo Seabra
Por que Bartimeu era mendigo?
Bartimeu é descrito como cego e mendigo (tüflós e prosáites), o que significa que pertencia ao grupo dos “ptochoi”, sobrevivendo com recursos abaixo do mínimo vital. Estes autores descre- vem os “ptochoi” como os absolutamente pobres, aos quais faltava tudo.
Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”. Trêmulo no corpo, firme no espírito, o cego responde: “Senhor, que eu possa ver novamente”.
Depois da cura dos dois homens cegos, trouxeram ao divino Messias um homem mudo e portador de uma possessão espiritual. Não se sabe se a mudez desse homem era consequência da possessão ou se era uma condição anterior à influência negativa do espírito impuro.
Porque os cristãos eram conhecidos como aqueles do caminho?
Eles caminharam uma jornada, foram peregrinos e, com seu estilo de vida anunciaram a nova vida, o renascer, um modo de vida na contramão de sua cultura e sociedade, acreditaram na possibilidade de um mundo melhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8–9). Um dos males destes últimos dias é o de que “todo homem anda em seu próprio caminho” (D&C 1:16).
Por que o cego de Jericó estava à beira do caminho?
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
A expressão "beira do caminho" é uma locução que se refere a algo ou alguém que está à margem, à beira de um caminho ou estrada. Pode ser interpretada de forma literal ou figurada, dependendo do contexto em que é utilizada.
No lugar de manto que está na Bíblia, você coloca a palavra CAPA - você já imaginou quando leu esse texto como era essa capa? Não temos muita noção de como era, mas era muito grossa. Ele usava porque estava à beira do caminho, fora da cidade-estado. Ele era um excluído, era amaldiçoado.
Por que o cego Bartimeu chamava Jesus de filho de Davi?
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
Por que Jesus perguntou a Bartimeu o que queres que eu te faça?
“Que queres que Eu te faça?”, Ele nos pergunta, porque a visão não é imposta. Jesus nos desafia a ver a realidade sobre Deus e sobre nós mesmos, enxergando as distorções que devem ser corrigidas em nossa vida.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Mandaram cegar ao filho Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai.
Como as crianças não eram passíveis de reprimenda frente ao que declaravam, os religiosos Judeus voltaram-se contra Cristo exigindo uma posição. Existe um paralelo entre a narrativa das criancinhas que clamavam 'Hosana ao Filho de Davi' e o que clamou Bartimeu: 'Jesus, Filho de Davi, tende misericórdia de mim'.
Na beira do caminho havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. Quando ouviu dizer que era Jesus Nazareno que estava passando, o cego começou a gritar: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto.