Porque os cistos doem? Quando estão se formando, os cistos causam uma dilatação dos tecidos ao seu redor. Essa é a principal causa de dor. Também existem teorias que dizem que os cistos comprimem determinados nervos responsáveis pela sensibilidade, causando irritação e, consequentemente, dor.
O tratamento do cisto sinovial pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, de forma que comprima o cisto e impeça a movimentação da articulação. Com o uso da tala, o cisto volta para a articulação, deixando de provocar dores.
É importante sempre ressaltar que o cisto sinovial NÃO é câncer. Logo, o paciente não precisa ter esse tipo de preocupação. Apesar disso, manter um acompanhamento especializado é fundamental, especialmente quando não ocorre a regressão espontânea.
Normalmente o cisto é indolor, mas quando cresce exageradamente e comprime nervos cutâneos adjacentes pode provocar dor. Outra explicação possível é que a doença articular que desencadeou a formação do cisto pode se manifestar por dor. É necessário investigação clínica para poder responder precisamente sua pergunta.
Mas no caso de o cisto ter um grande tamanho ou provocar dor ou diminuição da força, poderá ser necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Diclofenaco, indicados por um médico.
Corticosteroides são substâncias relacionadas à cortisona, hormônio produzido pelo corpo para regular a inflamação e o sistema imunológico. A injeção desse medicamento, portanto, contribui para amenizar a inflamação, reduzindo o incômodo, e pode também contribuir para a diminuição do tamanho do cisto.
Geralmente, os cistos nos ovários são bem pequenos e indolores, e acabam desaparecendo sem causar nenhum sintoma. Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só.
Quanto tempo demora para desaparecer um cisto sinovial?
Na verdade, a maioria dos cistos sinoviais regridem e desaparecem sozinhos. Geralmente eles costumam regredir num período até de 4 a 6 meses, sendo que em crianças, principalmente, podem demorar até 18 meses para regredir.
Outra forma para ajudar a aliviar a dor, é aplicar gelo no local por 10 a 15 minutos algumas vezes por dia. A acupuntura também pode ajudar no tratamento e diminuir a dor.
Assim que perceber o caroço na mão ou no punho, o paciente deve imediatamente procurar por um médico ortopedista especialista em mãos, mesmo que não haja dor ou qualquer outro sintoma.
Como é feito o diagnóstico? O cisto sinovial do punho, o tipo mais comum, costuma ser diagnosticado através de um exame físico, realizado por um médico especialista. Porém, para confirmar o diagnóstico ou documentar a alteração, normalmente são indicados exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.
Massagens vigorosas ou traumas nessa região podem romper o cisto, o que pode causar alguma vermelhidão e dor local. Nestes casos, o cisto pode não voltar mais.
Um cisto sinovial no joelho, em muitos casos, não é considerado uma condição grave. Geralmente, trata-se de um tumor benigno, que não leva a complicações sérias ou ameaça à vida. No entanto, dependendo de sua localização do cisto, volume, tamanho e se está causando sintomas ou afetar a qualidade de vida do indivíduo.
Quantos dias de atestado para retirada de cisto sinovial?
A recuperação não total, porém, razoável, seria em torno de 10 a 14 dias. Em cerca de três semanas, mais ou menos, a cirurgia pode estar bem estabelecida e o paciente apto para tomar a todas as suas atividades.
Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção. A torção ou ruptura do cisto provoca uma dor muito intensa e repentina na barriga que pode levar a uma cirurgia de urgência!
O cisto sebáceo só costuma apresentar sintomas como dor, sensibilidade ou vermelhidão quando inflamado, se não houver inflamação é uma condição completamente indolor.
Os analgésicos mais usados para alívio da dor são paracetamol e dipirona. Nos casos em que a inflamação é crônica ou muito grave, acometendo as tubas, é necessário administrar medicamentos por via venosa.
Com a presença do cisto e sem outros sintomas, a atividade física deve ser normal. Porém em casos onde já exista sintoma provido do cisto como dor local e aumento local, deve-se sim evitar esforço físico.
Medicamentos: como opção complementar a outro tipo de tratamento, o médico pode indicar o uso de antiinflamatório. Estas medicações auxiliam na melhora da dor. Acupuntura: este método da medicina oriental também pode ser escolhido para amenizar os sintomas do cisto sinovial.
Compressas de água quente podem ajudar a dilatação do canal e a saída da secreção. O médico, após diagnosticar o cisto sebáceo, fará o tratamento adequado para cada tipo de cisto.