O que pode ser dor no cóccix? Quando o paciente apresenta dor na região final da coluna, é possível que o cóccix seja o responsável pelo quadro. As principais causas de dor no cóccix são inflamação, instabilidade e sequelas de fraturas ou traumas da região coccígea. São raros os casos de infecção ou tumores do cóccix.
A mudança comportamental e a correção da postura são essenciais para aliviar a pressão sobre o cóccix e ter sucesso no tratamento. Nesse sentido, a fisioterapia é um método eficaz para orientar o paciente e corrigir as alterações posturais na hora de sentar, deitar ou caminhar, por exemplo.
Fisioterapia. A fisioterapia é uma abordagem eficaz para a dor no cóccix, envolvendo exercícios e técnicas para fortalecer a musculatura da região pélvica e melhorar a postura. Exercícios específicos para fortalecer a musculatura da região pélvica e melhorar a postura.
A falta de ergonomia e quedas do dia a dia são fortes agentes causadores da dor no cóccix. Mas também, doenças como tumores e infecções causam sintomas parecidos, por isso, é preciso realizar o diagnóstico correto para dar início ao tratamento!
Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.
Dor no cóccix (coccidínia): Causas, sintomas e tratamentos
É perigosa dor no cóccix?
Se você estiver enfrentando dor, desconforto ou quaisquer outros sintomas incomuns na região do cóccix, é importante procurar avaliação profissional para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.
Com a finalidade de se avaliar a estabilidade do cóccix, solicita-se a radiografia dinâmica do cóccix na posição sentada e em pé. Por outro lado, para a avaliação de quadros inflamatórios e de fraturas, em geral, são solicitadas a tomografia computadorizada e/ou a ressonância magnética do cóccix.
O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.
Qual a melhor posição para dormir quando está com dor no cóccix?
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
É recomendado o diagnóstico de um ortopedista, que fará exames para esclarecer melhor o diagnóstico. O tratamento para dor no cóccix pode ser de diversos tipos, o especialista pode recomendar anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), fisioterapia, e em casos graves a indicação de uma cirurgia.
Lesão decorrente de queda. Cair sentado, levar um chute forte ou sofrer qualquer pancada no local é a causa mais frequente de coccidínia. Geralmente a dor pode durar algumas horas ou até dias.
Recomenda-se repouso absoluto por algum tempo e que se evite a prática de atividades físicas muito intensas. O especialista também irá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos para ajudar com a dor e com o desconforto na região.
A hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Ela ocorre com mais frequência na região lombar, incluindo a região do cóccix. Sua localização mais comum é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5).
O que fazer para desinflamar cóccix? A inflamação no cóccix pode ser aliviada com medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além do uso de almofada vazada para retirada da sobrecarga na região do cóccix e em alguns casos, fisioterapia analgésica.
Assente da maneira correta: retirar o excesso de peso do cóccix é fundamental para o alívio da dor no cóccix. Assim, o indicado é se sentar numa postura ereta, inclinado para frente.
As compressas de gelo podem dar uma ajuda importante no período de recuperação devido ao seu efeito anti-inflamatório e de alívio da dor. Podem ser aplicadas 3 a 5 vezes por dia, durante 20 minutos. As compressas ou bolsa de água quente também podem ser utilizadas como medida para ajudar a aliviar a dor.
A dor no cóccix ou dor coccidínea ao sentar e levantar pode ter várias causas, desde traumas diretos e microtraumas repetitivos até condições médicas subjacentes.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.
Desça o joelho direito em direção ao peito, juntando as mãos atrás da coxa ou na parte superior da tíbia. Alongue a coluna até o cóccix e evite levantar os quadris. Respire profundamente, liberando qualquer tensão. Mantenha essa postura por 30 segundos a 1 minuto.
O tratamento para pacientes com coccidínia persistente pode incluir injeções locais de cortisona. Este procedimento pode aliviar a dor crônica e até mesmo resolver os sintomas para muitos.
Problemas na região anal: Fissuras e hemorróidas podem desencadear a coccidínia. Tumor na região do cóccix: É muito raro mas pode ser uma causa de dor.