São estudos, geralmente, voltados para as particularidades e resultados dos processos educativos que envolvem sujeitos excluídos na busca por brechas de inclusão social.
Por ações socioeducativas compreende-se o seguinte conjunto de atividades: grupos socioeducativos, campanhas socioeducativas, grupos de convivência familiar, grupos de desenvolvimento familiar que promovem exercício da cidadania e o desenvolvimento social.
Sendo a prática social concebida como as relações e interações entre os sujeitos sociais destinatários do trabalho socioeducativo. Nesse contexto, o trabalho socioeducativo desenvolvido se realiza através da interação com os sujeitos inseridos em suas relações sociais.
Partindo da concepção de educação social, a socioeducação é um conjunto articulado de programas, serviços e ações desenvolvidos a partir da articulação entre práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos com o objetivo de mobilizar nos jovens novos posicionamentos sem, contudo, romper com as regras éticas e ...
O que são medidas socioeducativas? Promotor Responde do MPSC
Quais são os tipos de medidas socioeducativas?
CONCEITO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Essas medidas podem ser cumpridas em meio aberto (advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida) ou em meio privativo de liberdade (semiliberdade e internação).
Preparar os adolescentes para o convívio social, como pessoas cidadãs e futuros profissionais, de modo a não reincidirem na prática de atos infracionais; Estabelecer redes comunitárias de atenção aos adolescentes e seus familiares, com o objetivo de favorecer sua integração a partir do desligamento.
As práticas educativas envolvem projetos que qualificam o processo de aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento dos alunos. A gestão escolar é quem faz o papel de incentivar essas práticas que agregam o ambiente escolar.
Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo. Em outras palavras, a função das práticas pedagógicas é facilitar e promover a aprendizagem entre os discentes.
É uma ação planejada, com objetivos claros, construção de atividades estabelecidas e planejadas em conjunto com todos os participantes e a projeção dos resultados esperados. O trabalho socioeducativo perpassa necessariamente pela compreensão que o assistente social tem do seu exercício profissional.
São programas e projetos institucionais que buscam fortalecer o compromisso do Tribunal com a promoção da cidadania. Um exemplo desse tipo de iniciativa é o projeto STJ Socioambiental, que busca inserir critérios ecologicamente adequados nas práticas de gestão do Tribunal.
Conforme o ECA, as medidas podem ser caracterizadas como: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.
Dessa forma, as práticas socioeducativas se configuram como práticas: Alternativas: · a) heterogêneas realizadas no interior das organizações governamentais e não governamentais Alternativa assinalada · b) que acolhem o público infanto-juvenil preferencialmente · c) que visam desenvolver principalmente a formação para ...
O que são ações socioeducativas no serviço social?
Nessa modalidade a finalidade é prestar atendimento à população que vive em situação de vulnerabilida- de social, gerada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos (BRASIL, 2005).
Sua concepção visa proporcionar um ambiente socioeducacional que permita, ao educando, desenvolver um novo código de convivência, mas que também lhe ofereça garantias quanto à segurança pessoal, com limites espaciais definidos que lhe garantam proteção.
Desse modo, concebemos a prática educativa como uma ação dotada de sentido, portadora de valores e crenças, pautada no diálogo entre saberes que são compartilhadas pelos sujeitos na e pela interação social.
O que são práticas educativas e práticas pedagógicas?
No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos.
Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.
Quais são as práticas educativas e os âmbitos da educação?
De acordo com Libâneo (1999) práticas educativas são percebidas em diferentes âmbitos: familiar, social, profissional, escolar, meios de comunicação e de diversas formas: intencional/ não intencional, formal/ não formal, escolar/ extra-escolar, pública/ privada, tendo em vista que a educação enquanto prática social é ...
No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...
Os principais temas trabalhados são: saúde, educação, esporte, lazer e cultura. Com exercícios que despertam a consciência da preservação do meio ambiente, festas e eventos que propiciaram integração da escola e a comunidade local, incentivo a frequência escolar, valorizar o processo educativo.
O socioeducador é o profissional responsável pelo contato direto e cotidiano com adolescentes autores de atos infracionais. 6 O seu trabalho objetiva assegurar condições de desenvolvimento das potencialidades dos adolescentes, reduzir a vulnerabilidade e construir a autonomia (BARROS & NAIFF, 2015).