Porque as células do coração encerram o ciclo de divisão celular muito cedo e não se replicam como as células de outras partes do organismo, como boca, pele ou mama, por exemplo. Sem divisão celular, o risco de ocorrer algum erro e uma multiplicação desordenada de células (o que caracteriza o câncer) é mínimo.
Os tumores cardíacos primários (que se originam no coração) são uma entidade rara, com uma frequência de 0,001 a 0,030%. Cerca de 80% desses tumores são benignos e, entre eles, o mais comum é o mixoma, responsável por 70% dos casos.
O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.
“Carboidratos (pão, farinha de trigo, açúcar, arroz etc) alimentam o tumor.” A principal função dos carboidratos é fornecer energia (glicose) para as células. Todas as células do nosso organismo precisam de glicose.
Existem várias causas para o aparecimento do câncer, são os denominados fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo, que são em soma os principais responsáveis pelos casos de câncer.
Carnes processadas: Presunto, bacon, salsicha, linguiça e salames estão na classe de produtos processados e podem ajudar no desenvolvimento do câncer, então, o mais indicado a se fazer é evitar esses produtos.
O câncer de ovário é conhecido como um “assassino silencioso” porque muitos dos sintomas mais óbvios só se desenvolvem quando ela já atingiu um estágio mais avançado.
Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno.
Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam um tumor. No entanto alguns cânceres, como no caso da leucemia, raramente formam tumores. Em vez disso, estas células cancerosas acometem o sangue e órgãos que produzem as células sanguíneas, chegando a tecidos onde elas se desenvolvem.
O câncer pode ocorrer em todo e qualquer órgão e tecido do corpo humano. Entretanto, você deve ter reparado que a pele, a mama, a próstata e o intestino costumam ser os mais afetados. O câncer de pele não melanoma, por exemplo, é responsável por 30% de todos casos de tumores malignos registrados no país.
Esta é a parte “invisível” do nosso corpo mais famosa. Segundo a ciência, antigamente, o órgão auxiliava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais. À medida que a nossa dieta foi se tornando variada, o apêndice perdeu sua função, explica Amir.
E desses poucos tumores com origem no coração, a maioria é benigna. A baixa incidência se deve ao tecido muscular que compõe o órgão. Ao contrário de outras partes do corpo, as células do coração encerram o ciclo de divisão muito cedo na vida. A partir daí, o órgão cresce conforme as células aumentam de tamanho.
É fácil falar que ninguém vive sem um coração e muito menos sem o cérebro, mas é possível, sim, viver sem alguns dos 78 órgãos que compõem o organismo humano. Adiantamos um único exemplo: a vesícula biliar. Antes de existirmos, onde estavam os átomos que formam nosso corpo?
Ao contrário de outras células musculares do corpo, os cardiomiócitos são resistentes ao cansaço e alimentados principalmente pelas mitocôndrias, que armazenam a energia celular.
O câncer de fígado é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e a infecção pelo vírus da hepatite B ou C são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Por ser de difícil detecção e ter desenvolvimento agressivo, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade, principalmente por conta do diagnóstico tardio.
Câncer. Câncer pode odiar ser criticado ou sentir que sua segurança emocional está ameaçada. Ele pode se irritar com pessoas que são muito superficiais ou insensíveis, e também pode ter uma aversão a mudanças drásticas ou não planejadas.
Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.
A fadiga relacionada ao câncer é caracterizada por exaustão excessiva e persistente que interfere nas atividades e funções diárias. Geralmente, começa antes do diagnóstico, piora durante o curso do tratamento e pode persistir por meses – até anos – após a remissão.
Como é sua risada: quem é de Câncer costuma ser bastante carinhoso e reservado, garantindo boas risadas com seus familiares ou amigos, mas nada escandaloso. Para esse signo, uma risada sincera basta! O que faz seu signo feliz é quando seus esforços são valorizados e dão frutos.
São muitos os tipos de câncer que as frutas vermelhas e roxas, como o morango, a amora, a uva preta e a framboesa, podem evitar, como o de esôfago, boca, estômago e pâncreas. Segundo o dr. Merheb, isso acontece porque as frutas dessas cores são ricas em um tipo de flavonoide chamado antocianina, que previne a doença.
A prevenção dos diversos tipos de câncer inclui, basicamente, a adoção de uma vida saudável, com alimentos que previnem o câncer e atividades físicas. A máxima “prevenir é melhor que remediar” não poderia se aplicar tão bem a outra doença quanto ao câncer.