Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.
A inveja excessiva é um dos sinais do narcisista. Como ele se compara constantemente com todas as pessoas, quando encontra alguém que seja melhor em algum aspecto, ele sente inveja, seja ela aberta ou velada. Além disso, o narcisismo faz com que a pessoa também ache que os outros a invejam.
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
“O vício, que interfere em sua vida pessoal, profissional e social, se relaciona com a necessidade de sentir euforia constantemente e aplacar o mal-estar, pois a pessoa narcisista não consegue aceitar que em sua vida haja dor, sente intolerância ao apagamento e à tristeza”, explica Barraca.
NARCISISTA DEPENDENTE: 3 Pontos fracos que o narcisista esconde de você
Quando um narcisista chora?
Uma pessoa narcisista sente saudade? Sim, os narcisistas sentem saudade. O processo funciona geralmente quando ele está em um relacionamento em que ele não está contente, e começa a recordar do seu antigo relacionamento que o satisfazia.
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista é sensível e se chateia com as críticas alheias e com o fracasso, o que faz com que ela se sinta humilhada e derrotada. Ela pode reagir com raiva ou desprezo, ou pode contra-atacar violentamente.
Para lidar com esse assunto e conversar com um narcisista, será preciso criar algumas artimanhas para que ele saia de foco, e de modo independente possa associar comportamentos negativos a sua maneira de lidar com as pessoas e situações.
Se você se encontrar encurralado, uma maneira de acalmar a raiva de um narcisista é simpatizar com seus sentimentos. Dia algo como: "Você deve ter se sentido muito magoado com o que eu fiz, posso entender porque você está se sentindo assim".
No extremo mais grave do espectro narcisista, encontra-se aquele que representa uma ameaça significativa à segurança, proteção e estabilidade da pessoa com quem tem um relacionamento íntimo, bem como de seus filhos.
Nenhuma palavra tem um poder destruidor sobre os narcisistas rsrs. Eles tem o ego inflado, todas as palavras que você possa dizer a um narc até mesmo xingamento não causará efeito algum sobre ele ou seu comportamento. A melhor maneira de deixa-lo irritado e confuso é a perca de controle sobre suas vítimas.
Não receber atenção que pensa ser merecida. Se sentir sendo deixado de lado. Não conseguir manipular uma pessoa e não atingir um objetivo. Perder algo que para ele é muito importante.
Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.
Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.
Os narcisistas são capazes de amar e agir de maneira amorosa, mas isso tende a ser condicional, pois as demonstrações de amor dependem do que você pode dar a eles em troca. Para pessoas com transtorno de personalidade narcisista, os relacionamentos tendem a ser transacionais.
Desarmar um narcisista requer paciência e coragem. O primeiro passo é mostrar que você não tem medo dele, nem faz parte dos indivíduos que ele pode manipular. O melhor é não se deixar levar por provocações e prevenir confrontos diretos, mas, se eles se iniciarem, procure responder de forma branda e firme.
O narcisista gosta de receber validação a todo instante. Quando ele fala, ele tem que ser ouvido a qualquer custo. E quando ele realiza uma tarefa, ele quer todo e qualquer louro. Ele precisa sentir o mundo o coloca num pedestal.
Quando você chora, você mostra fragilidade, vulnerabilidade. Ele pode se irritar muito. Ele tem raiva de ver essa fragilidade. e o seu choro pode significar uma crítica a ele, ou ele pode simplesmente ignorar você, fazer você se sentir 1 Pessoa totalmente invisível, desprezível.
Primeiramente, destaca-se o olhar fixo e penetrante, similar ao de uma águia à espreita de sua presa. Esse olhar intenso, acompanhado de uma frequência menor de piscadas, pode causar desconforto em quem o recebe.
O que confunde uma narcisista é a vítima conseguir se reestruturar com certa facilidade após a fatídica passagem deles. Não devemos permitir que um ser, que só pensa no próprio ego, tenha acesso às nossas emoções, acesso à nossa vida e muito menos acesso ao que planejamos para o futuro.
Impactos: Estar em um relacionamento amoroso com um narcisista pode levar a uma deterioração da saúde mental, incluindo depressão, baixa autoestima e, em alguns casos, síndrome de estresse pós-traumático (PTSD). Vítimas podem também adotar comportamentos de codependência.
Pacientes com transtorno de personalidade narcisista têm dificuldades para regular a autoestima e, portanto, precisam de louvação e afiliações com pessoas ou instituições especiais; eles também tendem a desvalorizar outras pessoas para que possam manter uma sensação de superioridade.
A maneira como os narcisistas usam o dinheiro é sempre irresponsável. Eles caem em investimentos perdulários, perigosos e voláteis. O mais preocupante é que, devido à sua baixa empatia, eles não se importam em derrubar outros que confiaram neles.