Em conversa com a Dra. Danielle Miyamoto, ela nos informou que é normal que a área da cicatriz da cesárea fique inchada e dura após o procedimento cirúrgico, principalmente nos primeiros dias e semanas após a cesárea. Esse inchaço é uma resposta natural do organismo à manipulação e ao trauma causado durante a cirurgia.
É normal ficar mais duro no local do corte da cirurgia?
O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.
Como saber se a cesárea esta cicatrizando bem por dentro?
Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.
Provavelmente trata-se de cicatriz hipertrófica sim. Na maioria dos casos, o tratamento consiste no uso de adesivos contendo corticóide ou infiltração de corticóide na cicatriz. Alguns casos necessitam de laser ou correção cirúrgica. Para adequada avaliação e conduta, consulte o dermatologista.
Clube da Plástica: A parte interna da cicatriz endureceu. O que aconteceu?
Quando a cesárea fica dura?
É normal em cima do corte da cesárea ficar inchado e duro? Em conversa com a Dra. Danielle Miyamoto, ela nos informou que é normal que a área da cicatriz da cesárea fique inchada e dura após o procedimento cirúrgico, principalmente nos primeiros dias e semanas após a cesárea.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
De forma simples, as fibroses são cicatrizes internas que aparecem no local operado e fazem parte da recuperação do corpo, desde que sejam pequenas e controladas. Mas, em certos casos, a fibrose pode ser anormal e causar dor e deformações na região que passou pela cirurgia.
Já no parto por cesariana, no qual há uma grande retenção de líquido devido ao soro usado durante o procedimento, o inchaço acontece normalmente nos membros inferiores e começa a regredir de 10 a 15 dias após a realização da cirurgia.
Quais os sinais de que a cesárea está inflamada por dentro?
Os principais aspectos da inflamação dos pontos são vermelhidão no local e ardor. Tudo começa com um desconforto mínimo no local até chegar a algo insuportável, e apenas em algumas horas. Os sintomas da inflamação ou mesmo infecção da cesariana são: Vermelhidão no local.
Quanto tempo leva para o útero cicatrizar após cesárea?
A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero. A incisão interna uterina cicatriza habitualmente em seis semanas e a sutura da pele numa semana.
Quais são os sintomas do rompimento de pontos internos? O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam.
– Cremes e Pomadas Tópicas: existem cremes e pomadas disponíveis no mercado que contêm ingredientes como silicone, corticosteróides ou agentes clareadores. Esses produtos podem ser aplicados diretamente na cicatrização e podem ajudar a amaciar e limpar a área.
É normal ficar duro ao redor da cirurgia de cesárea?
É normal ficar duro em cima da cicatriz da cesárea? Sim, a formação de tecido fibroso pode tornar a área acima da cicatriz mais dura, processo conhecido como fibrose.
Diante dessa tensão na cicatriz, o nosso corpo interpreta como uma ameaça que poderá abrir a incisão cirúrgica, dessa forma irá reforçar essa cicatriz, produzindo mais colágeno e elastina, podendo assim, levar à formação de cicatrizes hipertróficas ou queloides.
Como saber se estou me recuperando bem da cesárea?
Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves. Conforme se sentir confortável, pode aumentar o ritmo, mas atividades mais intensas, apenas após 45 dias.
O que se pode fazer em casa para soltar a aderência da cicatriz é massagear a região com um pouquinho de óleo de amêndoa ou rosa de mosqueta, por exemplo, com movimentos circulares, de um lado para o outro, para cima e para baixo, pressionando a pele na direção oposta e também na mesma direção.
Também é possível usar óleo ou gel hidratante, dormir de barriga para cima, apoiando bem as pernas com uma almofada nos joelhos e, se o médico obstetra autorizar, pode-se fazer drenagem linfática manual nas pernas, virilha e região abdominal e usar uma cinta para comprimir a região abdominal, que também ajuda a ...
A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.
As células de colágeno mais fibrosas se unem às camadas mais profundas da pele, tornando a cicatriz mais rígida que o necessário. Essa nova pele fica colada na parte interna e gera o desnível da cicatriz em relação ao restante da área onde ela se encontra.
A cesárea cicatriza em torno de 6 a 10 semanas após o parto. No entanto, este tempo pode variar um pouco, conforme o organismo de cada pessoa. Os diferentes tecidos que são cortados na cirurgia cicatrizam em diferentes momentos.
A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.
Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Ou seja, qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos que, uma vez abertos, não podem ser fechados novamente pelo cirurgião.