O que a Bíblia diz sobre o domingo?
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.Porque é que o domingo é o dia sagrado para os cristãos?
Assim, o Domingo, para os cristão, torna-se o Dia do Senhor, o oitavo dia e também o primeiro dia da nova criação, que não mais está sujeita à lei e ao pecado, mas que foi, enfim, libertada do poder da morte e do pecado pela ressurreição de Jesus.Por que o domingo é importante?
O domingo é um dia para viver mais perto do Senhor. Voltamos o nosso olhar para o Criador, descansando do nosso trabalho habitual, como nos ensina a Bíblia. Os primeiros cristãos começaram a celebrar o dia da semana em que Jesus Cristo ressuscitou como o dia de festa semanal santificado em honra do Senhor.Por que domingo é um dia santo?
O domingo é chamado de "o dia do Senhor", pois foi nele que Jesus Cristo ressuscitou e deu início à nova criação. Ele se "distingue expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, a cada semana, e cuja prescrição substitui, para os cristãos" (CIC 2175).POR QUE O DOMINGO E NÃO O SÁBADO? l PADRE JUAREZ DE CASTRO
Porque domingo é um dia especial?
Para nós, cristãos, o Único que venceu tudo, até a morte, é Jesus. Ele ressuscitou em um domingo, o que santificou este dia. Todos os momentos de alegria que vivemos nos domingos têm um sentido: celebrar a ressurreição de Jesus.Quem determinou o domingo como dia santo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.Qual o sentido do domingo?
Embora a expressão “sextou” tenha se tornado uma espécie de senha de acesso ao descanso semanal para quem trabalha duro a semana toda, o domingo, por outro lado, tem um sentido todo especial, principalmente no que diz respeito a quem deseja apenas vivenciar um dia tranquilo.Por que o domingo é o dia do Senhor?
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).Porque devemos ir à Igreja aos domingos?
Lembrança do Dia do Senhor: O domingo é o Dia do Senhor, marcando a ressurreição de Jesus Cristo. Ir à Missa aos domingos é uma forma de honrar e lembrar esse evento central da fé cristã.Por que os católicos guardam o domingo e não sábado?
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão.Qual é o certo guardar o sábado ou o domingo?
Ora, uma vez que nós estamos no Novo Testamento e que Jesus ressuscitou no domingo, já não se guarda mais o sábado, mas o domingo, o dia do Senhor. (Aliás, a palavra “domingo” quer dizer exatamente isso, “dia do Senhor”.) Essa realidade do dia do Senhor está presente já nas Sagradas Escrituras.Qual o dia da semana é considerado sagrado?
"Como o domingo tornou-se o popular dia de culto".O que a Bíblia diz sobre trabalhar aos domingos?
Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros.Onde está escrito na Bíblia que se deve guardar o domingo?
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).Como surgiu o domingo como dia de adoração?
II – No Novo Testamento a Igreja passou a guardar o “Shabbath” no primeiro dia da semana por causa da obra da Redenção. Se no Antigo testamento o povo de Deus guardava o “Shabbath” no último dia da semana por causa da obra da criação, no Novo Testamento guardamos o primeiro dia da semana por causa da obra da redenção.Qual é a importância do domingo?
É neste dia que Jesus continua a nos falar mediante a Palavra proclamada. Neste dia os cristãos celebram a sua páscoa semanal, também pelo repouso, pois, pelo repouso dominical, que renova nossas energias, celebramos (evocamos, simbolizamos) o repouso total que a Páscoa de Cristo nos garantiu a partir deste dia.Qual é a origem do Domingo?
Assim se explica como “Domingo”, em português, evoluiu do latim e significa “(dia) do Senhor”.Qual é a origem do dia de Domingo?
O primeiro dia da semana, o dia do Sol dos romanos, passou a ser Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini) que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo. Esse dia já era o dia de descanso oficial do Império romano pelo decreto de Constantino de 321, e assim permaneceu.Qual é a definição de Domingo?
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa1 Primeiro dia da semana, que vem em seguida ao sábado e precede a segunda-feira. 2 Liturg , Rel Entre a maioria dos cristãos, dia consagrado ao descanso, à oração e ao culto ao Senhor.