O derretimento do gelo é um exemplo de transformação física da matéria. A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.
Os corpos trocam energia de acordo com suas temperaturas: corpos mais quentes (de temperatura maior) cedem energia térmica aos de temperatura menor. Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo.
O aumento das temperaturas globais é a principal causa do derretimento das geleiras. Esse fenômeno está intrinsecamente ligado às atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e emissão de gases de efeito estufa.
Minúsculas bolhinhas de água começam a se mover dentro da pedra de gelo e então toda a água sólida sofre uma transformação, a passagem do estado sólido para o estado líquido. Quando o gelo estiver quase todo derretido, verifique novamente a temperatura, esta deve estar a 0°C até que todo o gelo derreta.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Já as áreas montanhosas resistiriam no litoral do Caribe e na América Central. Caso o gelo da Terra derretesse toda a costa atlântica iria desaparecer, assim como a Flórida e o litoral do golfo do México. Na Califórnia, as colinas de San Francisco acabariam como um grupo de ilhas.
"Se todo o gelo que faz parte da criosfera do planeta derretesse, o nível do mar subiria, em média, 70 metros em todo o mundo", alerta Raúl Cordero, climatologista da Universidade de Santiago (Usach) e diretor do grupo científico @Antarcticacl.
O Serviço Nacional de Oceanos dos Estados Unidos explica em seu site que a água do mar também congela – da mesma forma que a água doce – mas precisa de temperaturas mais baixas.
Para derreter gelo a 0 °C para formar água a 0 °C, é necessária a mesma quantidade de energia (calor latente) que para, por exemplo, aquecer água de 0 °C para cerca de 80 °C. Deste modo, o gelo pode ser bastante instável se a energia disponível para o derreter for limitada.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).
Fidel Forato. A temperatura média do planeta está esquentando, o que impacta até regiões congelantes do globo. Nesta semana, uma equipe internacional de cientistas anunciou a descoberta de que o campo de gelo de Juneau, um aglomerado com mais de mil geleiras no Alasca (EUA), está derretendo em ritmo alarmante.
Resposta: Se luz fosse absorvida em uma camada superficial de gelo, o sol do verão aumentaria rapidamente a temperatura da fina camada superficial até o ponto de fusão. E quase imediatamente, a água escorreria.
Além disso, essa propriedade também explica o fato de que a água dos oceanos não se congela totalmente, mesmo em locais muito frios com a temperatura abaixo de 0 ºC. Isso se dá porque a água do mar possui sais dissolvidos que diminuem a sua temperatura de congelamento.
Um estudo de pesquisadores da Coreia do Sul e Estados Unidos estabeleceu que, caso as políticas climáticas atuais sejam mantidas, o derretimento das camadas de gelo na Antártida e na Groenlândia promoveria o aumento do nível do mar em aproximadamente meio metro até 2050.
Derretimento de todo o gelo do planeta causaria efeitos catastróficos, como terremotos de grande magnitude e elevação gigantesca no nível do mar. Você já parou para pensar o que aconteceria se por acaso todo o gelo existente na Terra derretesse?
Quantos metros o mar subiria se as geleiras derretessem?
Se todas as geleiras e camadas de gelo derretessem, o nível global do mar subiria de cerca de 60 a 70 metros, de acordo a Nasa e o US Geological Survey (USGS).
Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.
Como acontece a queimadura por gelo? De acordo com Maiara Bastos, as queimaduras por gelo acontecem porque o frio em excesso causa a vasoconstrição — fenômeno no qual os vasos sanguíneos ficam mais estreitos. Por conta disso, as células e os tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio.
Como ficaria o mundo se todas as geleiras derretessem?
O volume de gelo na Antártica é próximo de 30 milhões de quilômetros cúbicos, enquanto na Groenlândia são 3 milhões de km³, correspondendo a 90% do gelo da terra. Sabe o que aconteceria se essas geleiras juntas derretessem? Estima-se que o nível médio dos oceanos subiria algo em torno de 70 metros.
O iceberg é composto por água doce, e, quando ele derrete no oceano, o índice de salinidade é modificado, prejudicando a vida dos organismos locais. “Se um iceberg encalha em frente a uma ilha, por exemplo, ele bloqueará o caminho dos animais que estão em terra, mas que buscam comida no mar”, completa Francyne.
Qual a temperatura que o gelo derrete no nível do mar?
Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).