O girassol foi escolhido como o símbolo da ação pela cor amarela, por representar a felicidade e, de acordo com a campanha, precisar do apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados.
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
As cores das suas pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo energia positiva e alegria. Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas.
Por que o girassol é o símbolo contra a depressão?
O girassol é uma flor que sempre busca o sol. Mesmo nos dias em que ele está escondido entre as nuvens ou não aparece, a planta continua buscando luz de maneira insistente. Em alusão a esse comportamento, o girassol foi escolhido como o símbolo da campanha 'Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu'.
Chegamos em setembro e neste mês começa uma campanha muito importante de conscientização sobre o suicídio. Como um dos símbolos desta campanha, o girassol 🌻 emana energia positiva e toda a alegria que é necessária nas nossas vidas.
O mês foi escolhido porque o dia 10 de Setembro é tido internacionalmente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data tornou-se símbolo da luta desde 1994, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos, cometeu suicídio nos Estados Unidos.
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio.
O cordão de girassol simboliza a luta e resiliência das pessoas diagnosticadas com doenças não visíveis, que podem incluir transtornos mentais, surdez, autismo, patologias crônicas e raras, como a fibrose cística.
A flor de girassol se destaca pela cor vibrante e por se virar no sentido do sol, e isso representa a conscientização. É cada vez mais comum as pessoas utilizarem o cordão decorado com girassóis para iluminar, dar espaço e clarear a sociedade sobre o espectro autista.
A metáfora do girassol indica que devemos encarar a vida como essa flor. Dar as costas para a sombra e se voltar para a frente, para o sol, a luz. Mesmo em dias nublados, a flor procura o sol se volta para ele.
O Antigo Testamento descreve o girassol como uma flor que segue o sol, lembrando-nos que devemos seguir a Deus. Nos Salmos, Deus é comparado ao sol, sendo a fonte de vida e luz para nós. O girassol também é um símbolo de fé e serviço a Deus.
O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
Na sabedoria popular, os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol o tornam uma planta associada à felicidade, energia, alegria e vitalidade. No amor, ele frequentemente simboliza respeito e honestidade, enquanto nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem.
Quem pode usar o Cordão de Girassol? O cordão pode ser utilizado por pessoas que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ansiedade, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos de humor, Doenças crônicas, entre outros.
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.
Porque o girassol é o símbolo das deficiências ocultas?
A escolha do girassol como símbolo está ligada à sua representação de luz, positividade e resiliência. Assim como a planta segue o sol em busca de luz, quem usa o cordão busca trazer à tona as questões que envolvem deficiências não aparentes, promovendo uma maior compreensão e inclusão.
Estatuto da Pessoa com Deficiência – A Lei 14.624, assinada no dia 17 de julho de 2023, que alterou a Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituiu o Cordão de Girassol como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas.
Quem pode utilizar o Cordão Girassol? É vetada a utilização do cordão como mero adorno por quem não seja uma pessoa com deficiência. Também não é recomendável a utilização por acompanhantes, como conjugue, pais e familiares, da pessoa com deficiência oculta.
O girassol foi escolhido como o símbolo da ação pela cor amarela, por representar a felicidade e, de acordo com a campanha, precisar do apoio de todo o ecossistema para se manter firme, mesmo em dias nublados.
Quem tem borderline pode usar o cordão de girassol?
É vetada a utilização do cordão girassol como mero adorno por quem não seja pessoa com deficiência. De acordo com o texto do decreto, o item será fornecido de forma gratuita pelo Governo do Distrito Federal (GDF), para pessoas inscritas no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD).
A origem do Setembro Amarelo teve início com a história de Mike Emme, jovem estadunidense que cometeu suicídio em 1994. Conhecido por suas habilidades mecânicas e por gostar de ajudar os vizinhos, Mike resgatou e reformou um Ford Mustang 1968 e o pintou de amarelo.
"Se precisar, peça ajuda!" é o lema da campanha Setembro Amarelo 2024, que acontece ao longo do mês de setembro com o objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio.