Por isso, o iodo tem baixa solubilidade em água, pois as forças intermoleculares entre as moléculas de iodo e de água são fracas. O tetracloreto de carbono é uma molécula apolar, formada pela ligação entre um átomo de carbono e quatro átomos de cloro, com pouca diferença de eletronegatividade.
O iodo é uma molécula apolar de fórmula I2 e as interações estabelecidas entre elas são semelhantes às interações entre as moléculas da aguarrás. Então, as interações estabelecidas entre as moléculas de iodo e da aguarrás são favoráveis energeticamente fazendo com que a dissolução do iodo na aguarrás ocorra.
Iodo: deve-se usar 2% e aplicar 5 gotas por litro de água. Se a água estiver turva, a quantia é de 174 gotas. Deixe descansar por 374 minutos antes de beber. O iodo vem em uma garrafa pequena e portátil, e também tem outros usos, como o tratamento de cortes.
Por que a água dissolve (quase) tudo que existe? | Minuto da Terra
Qual o iodo certo para tomar?
Os comprimidos com iodeto de potássio estão recomendados pela Organização Mundial da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde para suplementação em certos grupos da população que podem ter défice de iodo, como grávidas e mulheres a amamentar.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
A molécula de iodo (I₂) não é facilmente dissolvida em água porque é apolar, enquanto a água é polar. Substâncias apolares tendem a não se dissolver bem em solventes polares.
Existem 30 isótopos de iodo, porém somente o Iodo-127 é estável. O radioisótopo artificial Iodo-131 (através de emissão de partículas beta, mas também emite raios gama) com uma vida média de 8 dias se tem empregado no tratamento de câncer e outras patologias da glândula tireoide.
Ela não contém amido em sua composição. A reação descrita é da formação de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada.
É possível perceber claramente que a solubilidade do iodo em água é potencializada com a adição de iodeto, pois em água somente não se percebe uma coloração nítida em volta do iodo, porém quando se adiciona o iodeto de potássio (Figura 1), ocorre a formação do íon triodeto favorecendo a solubilização (VOGEL, 2002).
Moléculas apolares, como gorduras e óleos, não interagem com a água e não formam camadas de solvatação. Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água.
O iodo (I2) é uma substância apolar. Por isso, tem mais afinidade por substâncias também apolares, como o querosene. No momento em que o querosene é adicionado à tintura de iodo dissolvida em água, o iodo migra e sua concentração na água diminui.
O benzeno e o iodo são apolares, tendo uma maior facilidade para se misturarem do que a água que é polar. Mas, o que nos explica mesmo o que acontece é que as forças intermoleculares de dipolo induzido existentes entre as moléculas apolares são fracas em comparação com as ligações de hidrogênio da água.
É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em clorofórmio (CHCl3), em dissulfeto de carbono (CS2), ou em tetracloreto de carbono (CCl4), produzindo soluções de coloração violeta.
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireóide).
A iodoterapia utiliza iodo radioativo para tratar o câncer de tireoide, eliminando células neoplásicas, incluindo metástases microscópicas. A iodoterapia é uma técnica terapêutica especializada, frequentemente utilizada no tratamento de algumas condições da tireoide, principalmente o câncer de tireoide.
Pingar 02 gotas em um copo com água, mínimo de 300 ml, tomar 1 x/dia. Ajuda a equilibrar os níveis de iodo no organismo. Participa da síntese de hormônios importantes da tireoide. Favorece o bom funcionamento do metabolismo.
Para que serve: Auxilia no tratamento de feridas, quando aplicado topicamente em curativos. Contraindicado para pessoas com histórico de hipersensibilidade a compostos de iodo. Modo de usar: Aplicar na pele, não cobrir o local com tecido oclusivo.
Pequenas quantidades podem ser descartadas dissolvendo-se em tiossulfato de sódio ou metabissulfito de sódio e lavando-se a solução no ralo. Manchas de iodeto no chão podem ser removidas com o uso de um pano embebido em uma solução de tiossulfato ou metabissulfito.