O jacu-verdadeiro é ameaçado de extinção (IUCN Red List, Silveira 2008), devido, principalmente, a caça. Hoje em dia, o jacu é raro ou localmente extinto em quase toda sua antiga área de ocorrência, até mesmo em regiões onde ainda existe hábitat apropriado.
Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas. Temos que conhecer e aprender muito mais sobre as relações das nossas espécies na natureza.
Criar aves e pássaros em cativeiro no Brasil é passível de punição legal conforme a Lei nº 9.605/1998. No país, a criação de aves em cativeiro precisa obedecer aos critérios legais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama).
Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento.
O jacu (Penelope jacquacu) tem entre 76 e 81 centímetros de comprimento. O macho chega a pesar 1,6 quilos e a fêmea, 1, 4 quilos. Ele ocorre em vários países da América do Sul: além do Brasil, ele aparece também na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela.
Jacu(JACUAÇU) -VEJA NESSE VÍDEO: Curiosidades Sobre o "Jacuaçu
Por que o jacu está em extinção?
O jacu-verdadeiro é ameaçado de extinção (IUCN Red List, Silveira 2008), devido, principalmente, a caça. Hoje em dia, o jacu é raro ou localmente extinto em quase toda sua antiga área de ocorrência, até mesmo em regiões onde ainda existe hábitat apropriado.
ㅤㅤ O Jacu é uma ave brasileira, tradicional da Mata Atlântica. Eles costumam viver em ambientes florestais, próximos a rios e árvores de frutos fartos, sendo seu habitat as árvores altas, dificilmente permanecendo no chão.
O jacu-de-barriga-castanha (Penelope ochrogaster) é um exemplar grande: chega a medir 77 centímetros de comprimento. Apesar disso, não é o maior desta família. Este título fica para o jacu-de-cocuruto-branco, que atinge 82 centímetros. Visualmente parece uma grande galinha, de asas longas.
O jacu se alimenta de flores de ipês e tarumãs em cipós, durante a florada. Caminhando pelo chão, costuma comer frutos, sementes e pequenos invertebrados. Mas não dispensa um bom milho, fazendo jus ao seu nome, que significa “o que come grãos”.
Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões. O principal fator que levou o Jacu Vermelho a entrar na lista dos animais ameaçados de extinção é a caça.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
👀 Em tupi, seu nome significa “o que come grãos”. Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo.
Cracidae é uma família da ordem galliforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum (gêneros Crax e Pauxi), jacu (gênero Penelope), jacutinga (gênero Aburria) e aracuã (gênero Ortalis).
Sua plumagem é verde-bronze bem escura escamada, sendo o manto, pescoço e peito estriados de branco e as pernas negras. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea. Grandes e barulhentos, eles produzem um ruído forte e esquisito com as asas enquanto voam ou pulam de galho em galho.
Uma árvore Típica da Nossa região de Brejo de Altitude. É o murici, o fruto serve de alimento para diversas Aves como o Jacupemba_Penelope e a Aracuan...
Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes. Habita as matas secundárias, capoeiras, plantações e matas de galeria (matas altas).
O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes.
No Brasil, esse nome é dado a sete espécies diferentes! Em comum, estes animais possuem detalhes brancos nas penas e uma barbela vermelha. O Jacu é ameaçado por conta do tráfico de animais silvestres e, por isso, é necessário que haja o monitoramento e a proteção desse animal.
Jacu-verdadeiro, jacu-do-nordeste ou simplesmente jacucaca (Penelope jacucaca) é uma ave endêmica da Caatinga. É também uma das mais belas e seriamente ameaçada de extinção em função da caça. Em muitas regiões da Caatinga a jacucaca já desapareceu.
O jacuguaçu ou jacuaçu (nome científico: Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos (Cracidae), que habita a Mata Atlântica no Brasil, nas regiões Sudeste e Sul do país. Sua área de distribuição estende-se também à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.