Há anos o país vive o risco de deflação e baixo crescimento da economia. E mesmo que as taxas tenham se mantido mais elevadas nos últimos anos, grande parte da inflação do pós-pandemia pode ser explicada por “choques em preços de alimentação e de energia, que não costumam perdurar”, diz a gestora.
O Japão, uma nação reconhecida por sua rica cultura e avanço tecnológico, enfrenta agora um dos seus maiores desafios: o acentuado declínio populacional. Em 2023, o país registrou uma queda populacional sem precedentes, ultrapassando os 837 mil habitantes em apenas 12 meses, até outubro do mesmo ano.
Um dos motivos é a queda no consumo, que representa mais da metade da atividade econômica japonesa e registrou retração de 0,2%. Essa desaceleração econômica reflete desafios estruturais persistentes enfrentados pelo Japão, desde a crise da década de 1990, marcada pelo estouro da bolha imobiliária.
A Restauração Meiji foi um processo político e militar que ocorreu no Japão, em 1868, e marcou o fim do poder dos xoguns, do sistema feudal e da fragmentação do Japão. Durante o xogunato dos Tokugawa o Japão se fechou para o comércio externo e era caracterizado por ser um país agrário.
A população do Japão caiu a uma taxa de quase 100 pessoas por hora em 2023 à medida que o país registrou sua maior queda anual desde que dados começaram em 1950, apesar dos esforços do governo para lidar com o declínio da taxa de natalidade e o rápido envelhecimento da sociedade, segundo uma pesquisa demográfica feita ...
O país foi o terceiro maior produtor mundial de automóveis e de navios em 2022. O sector dos serviços representa cerca de 69,9% do PIB e emprega mais de 73% da mão de obra. Neste sector, dominam as finanças, os seguros e o imobiliário, reflectindo o estatuto do Japão como centro financeiro mundial.
Por outro lado, a Europa e partes da Ásia, incluindo Japão e China, verão suas populações diminuírem. O número considerado necessário para se manter uma população é de 2,1 filhos por mulher, algo que em 2100 apenas seis países terão.
O declínio foi atribuído ao aumento do custo de vida e às altas temperaturas, que desencorajaram as famílias a comer fora e a comprar roupas de inverno. Os gastos de capital, outro indicador importante do setor privado, caíram 0,1%, contra as previsões de um ganho de 0,3%.
O Japão será neutro em carbono até 2050, declarou seu primeiro-ministro, fazendo uma promessa ambiciosa de acelerar drasticamente as metas de combate ao aquecimento global do país, mesmo planejando construir mais de uma dúzia de usinas a carvão nos próximos anos.
A economia japonesa é altamente industrializada, apresentando grande aparato tecnológico. O país se destaca nos segmentos de eletroeletrônico, informática, robótica, automobilístico, entre outros. O Japão detém o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás somente dos Estados Unidos.
O iene japonês valorizou, impactando o dólar no Brasil devido a uma possível alta nas taxas de juros pelo banco central japonês. O fenômeno de carry trade foi explicado, influenciando a desvalorização do real.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou nesta sexta-feira (9) um relatório com a conclusão de uma missão de consultas com o Japão, no âmbito do Artigo IV dos regimentos da instituição internacional.
Mesmo sendo um dos países com maior índice de densidade demográfica, o Japão é considerado um dos lugares mais limpos do mundo. Isso é reflexo de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, que consegue reutilizar 96% do lixo que chega aos depósitos.
Há anos o país vive o risco de deflação e baixo crescimento da economia. E mesmo que as taxas tenham se mantido mais elevadas nos últimos anos, grande parte da inflação do pós-pandemia pode ser explicada por “choques em preços de alimentação e de energia, que não costumam perdurar”, diz a gestora.
O profissional explica que o principal fator para essa desvalorização que Iene tem enfrentado é o diferencial de juros com os Estados Unidos e outras economias, já que nos EUA a taxa está em 5,30% e no Japão esse índice é zero.
A expectativa de vida no Japão atingiu números recordes para homens e mulheres, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão. De acordo com dados divulgados pelo governo, em 2020 a expectativa de vida dos homens do país foi de 81,64 anos.
O Japão foi o principal beneficiário do rápido crescimento atrelado à economia do mundo pós-guerra segundo os princípios de livre comércio promovidos pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
Para lidar com o envelhecimento da sociedade no século XXI, o governo do Japão instituiu em 1989 a Estratégia de Dez Anos para Promover Cuidados de Saúde e Assistência Social para os Idosos (amplamente conhecida como “Plano Dourado”). Esse plano foi revisado em 1994 sob o nome de “Novo Plano Dourado”.
Enquanto os bancos centrais ao redor do mundo aumentavam suas taxas de juros para conter a alta de preços e seu impacto no poder de compra e nas condições de vida das pessoas, o Banco Central do Japão manteve taxas negativas na busca por conseguir o exato oposto: fazer com que os preços no país subissem.
O Japão é um país desenvolvido, industrializado e possui uma das maiores economias do planeta. O principal setor econômico do país é o terciário, voltado para as atividades de comércio e serviços, além do turismo.
A população do Japão está em constante declínio desde seu boom econômico na década de 1980, com uma taxa de fertilidade de 1,3 – muito abaixo da taxa de 2,1 necessária para manter uma população estável, na ausência de imigração.
O Parlamento do Japão aprovou nesta sexta-feira (16) uma reforma no Código Penal do país que aumenta a idade de consentimento sexual de 13 anos – uma das mais baixas do mundo – para 16 anos. A mudança também tornou mais rígida a lei sobre crimes sexuais.
O governo do Japão planeja presentear pais que tiverem bebês com 80 mil ienes extras ---o equivalente a R$ 3,1 mil- a partir de abril de 2023. Hoje, no nascimento de uma criança, os responsáveis já recebem 420 mil ienes (cerca de R$ 16,2 mil).
A lei, portanto, não prevê punições para os pais de gêmeos, uma vez que admite claramente a existência deles. E nem poderia ser diferente. “Nascer de acordo com a regulamentação”, afinal, é uma expressão um tanto ridícula.