A primeira hipótese é que tudo começou a mudar no século XVIII apenas porque Napoleão - que era canhoto - achou mais fácil para identificar as tropas e acabou invertendo tudo. A segunda, e mais provável, é porque, em 1792 sugira a primeira lei americana determinando que os condutores mantivessem a direção pela direita.
Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo. Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias. VEJA TAMBÉM: Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!
Para saber qual o lado correto da peça, você deve imaginar a direção estando sentado no banco de motorista. Ou seja, o lado do motorista é o lado esquerdo, enquanto o lado do passageiro é o direito.
as placas de trânsito se situam majoritariamente no lado esquerdo da via; o banco do motorista e volante se localizam do lado direito e o motorista troca de marcha com a mão esquerda.
Também há casos que não se enquadram nesse cenário, a exemplo do Japão, onde os condutores têm o volante posicionado ao lado direito do veículo por consequência das obras das ferrovias no país terem sido realizadas por engenheiros britânicos, o que expandiu o sistema para outros modais.
lado esquerdo e direito do carro(tirando as duvidas)
Porque no Brasil o volante e do lado esquerdo?
Isso culminou na criação de uma lei, em 1794, que obrigava os parisienses a dirigir pela direita. O Brasil, por sua vez, seguindo a influência francesa e europeia, adotou o sistema de “mão francesa”, onde os carros circulam pela direita das vias e o volante dos veículos está à esquerda.
A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros. Sendo assim, ficava muito mais fácil para contra-atacar qualquer inimigo que viessem à frente.
Pode ter carro com volante do lado direito no Brasil?
Veículos originais com mais de 30 anos não estão incluídos na medida. Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20) proíbe o registro de licenciamento de veículos automotores com o volante de direção no lado direito.
Os motoristas dirigem pela pista da direita. E o volante fica no lado esquerdo do carro. As ultrapassagens são feitas pela esquerda. A mão inglesa é a invertida.
A origem desses termos é curiosa! Antigamente, na Inglaterra medieval, a maioria dos cavaleiros eram destros. Ou seja, era mais fácil e seguro montar a cavalo do lado esquerdo da estrada. Com isso, a mão direita ficava livre para segurar espadas ou lanças.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
Quais países dirigem do lado direito? São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia.
No caso do Japão, por exemplo, isso aconteceu pelo fato de suas ferrovias, nos primórdios, terem sido projetadas por engenheiros britânicos. Eles planejaram de modo que passassem pelo lado esquerdo, o que acabou tornando-se uma regra também para os carros. Quer saber mais sobre a mão inglesa?
Ele diz que esse hábito remonta aos tempos da Roma Antiga. "A maioria das pessoas é destra, cavalga com a mão esquerda e precisa deixar a direita livre para lutar", explica. "Os exércitos romanos, por exemplo, marchavam pela estrada do lado esquerdo e essa é a convenção que permaneceu", acrescenta.
A origem mais aceita da mão inglesa é a mesma de praticamente toda a cultura social moderna: o Império Romano. Ali, os condutores de carruagens, bigas e afins, manejavam os veículos com a mão esquerda para poder usar as armas com a mão direita. Como a arma estava na mão direita, a circulação era feita pela esquerda.
Só quem é canhoto sabe como é difícil executar movimentos específicos com a mão direita. Mudar a marcha e usar o freio de mão, principalmente em carros mais antigos, demanda habilidade e força, por isso os destros tem mais facilidade nessa missão, já que as ferramentas estão do lado direito do motorista.
No entanto, em outras partes e regiões da China, como Macau e Hong Kong, os motoristas dirigem do lado esquerdo da via, devido à influência de Portugal e Inglaterra, países que colonizaram estas nações no passado.
De acordo com o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação.
Dirigir na mão inglesa parece ser complexo, mas é questão de costume. No começo você estará um pouco travado, mas depois já pegará o jeito. O importante é entender como dirigir na mão inglesa e redobrar a atenção, pois dessa forma evitam multas, buzinadas e acidentes.