Se você frequenta Ubatuba ou Angra dos Reis deve estar se perguntando: mas o mar não é verde? Sim, às vezes. “Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R.
O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.
A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.
Por que a bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca? #Ticolicos|Narrativas do Brasil
Por que o Oceano Pacífico e Atlântico não se misturam?
“O Pacífico tem a maior parte das águas mais leves, enquanto o Atlântico tem águas mais densas por causa da salinidade. Vai depender de onde se faça a comparação, pois a densidade também depende da temperatura, porque a água fria é mais densa”, explica Juan Pablo.
Na verdade trata-se de proliferação de cianobactéria. Sua origem é estimada em cerca de 3,5 bilhões de anos e uma das características marcantes das cianobactérias é a capacidade de crescimento.
Coloração do mar na praia de Tsurigasaki, onde Italo Ferreira conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos, rendeu comparações nas redes sociais. Especialista explica que tom de "chocolate" é provocado pela presença de algas na água.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
“Aqueles flocos calcários, muito comuns nas piscinas naturais, atuam como partículas de um filtro natural para sedimentos que dão mais transparência a essa faixa da costa, criando uma gradação de cores que vai do verde claro, próximo aos corais, ao azul mais escuro, na faixa mais distante da costa”, explica Le Campion.
Independente de onde se localizam, as praias arenosas são feitas de todo material sólido e solto que esteja disponível: areia, cascalho, seixos, conchas, grãos de rocha vulcânica, entre outros.
A luz azul é menos provável de ser absorvida e é por isso que está principalmente nas profundezas e faz com que a maior parte do mar fique com a aparência azulada.
Muitos acreditam que essa cor é originada pelo reflexo da água do mar na atmosfera terrestre, porém, a explicação é outra: a cor do céu é resultado de um fenômeno físico denominado espalhamento da luz, que ocorre quando a luz branca do sol atinge os átomos da atmosfera e espalha-se em várias direções.
O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.
E o vencedor foi o Rio de Janeiro, cientificamente reconhecido como tendo o céu mais azul do mundo. A pesquisadora utilizou um espectrômetro portátil, projetado por cientistas do Laboratório Nacional de Física da Inglaterra.
Os países banhados pelo mar de Aral e/ou mar Cáspio são: Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Países sem costa marítima (verde) Países sem costa marítima cercado com Países sem costa marítima (roxo). Os únicos países das Américas sem acesso ao mar são Bolívia e Paraguai.
Curiosidades de Shingeki Mo Kiyojin CHECK no japão o numero “140 significa liberdade e sendo assim o mangá terminou no volume 139 pra mostrar que o Eren não conseguiu a liberdade.
Qual a diferença entre o Oceano Atlântico e Pacífico?
Entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico existe uma diferença de altura de cerca de 20 centímetros. E embora possa parecer uma diferença sútil, tem implicações importantes para a circulação oceânica, o clima global, a navegação e até mesmo grandes obras de engenharia como o Canal do Panamá.
O despejo de esgoto tratado ou não no rio provoca o crescimento excessivo de algas. O esgoto sem tratamento de grandes cidades, entre elas, a capital paulista e Bauru, é o principal alimento para a superpopulação de algas no Tietê, em Araçatuba (SP).