A água do mar especialmente enriquecida com sais de magnésio, como a do Mar Morto, também demonstrou uma interessante ação anti-inflamatória. A todos estes efeitos benéficos devemos acrescentar a ausência de ações negativas devido aos aditivos que aparecem necessariamente nas piscinas.
A água do mar também possui propriedades anti-inflamatórias. Brisa Mágica: A brisa do mar contém ânions (partículas carregadas eletricamente) que penetram na pele e nos pulmões, ajudando a reduzir o estresse e melhorando a saúde mental.
Além disso, as ondas também produzem íons negativos capazes de acelerar a absorção de oxigênio no organismo e equilibrar os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem-estar.
Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos.
O mar e toda sua imensidão, tem o poder de nos reconectar com nossa essência. Mas além dos benefícios metafísicos, é importante citar também os benefícios físicos que o contato com o oceano, nossa maior fonte natural, pode nos proporcionar.
Porém, ir à praia pode ser também bastante benéfico para a nossa pele. Os minerais encontrados na água do mar, como zinco, sódio e potássio, entre outros, ajudam na regeneração celular da pele, além de melhorar a hidratação.
Além de melhorar nossa imunidade, a água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas as mais sérias como dermatites.
A água salgada, na maneira como está disponível, não pode ser consumida. Essa água é rica em cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos para preparar alimentos, e o excesso de sal no nosso corpo faz com que as células comecem a perder água por osmose, o que provoca desidratação.
Respirar o ar marinho, rico em íons negativos, por exemplo, ajuda a melhorar a qualidade da nossa respiração. O som das ondas ativa o córtex pré-frontal do cérebro, promovendo um estado mais relaxado e meditativo, o que também contribui para uma boa noite de sono.
As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress.
Sem água, o planeta experimentaria mudanças climáticas dramáticas. A ausência de água nos oceanos resultaria em um rápido aumento da temperatura global. A água, ao evaporar, absorve calor da superfície, resfriando a atmosfera.
Isso pode acontecer porque seu corpo trabalha mais quando fica exposto ao sol. O corpo precisa se proteger dos raios UV que danificam a pele e manter a temperatura de 36,5ºC para que tudo funcione corretamente. Além disso, o calor faz com que o corpo desidrate através do suor.
Um banho de mar pode auxiliar na redução do estresse, aumento da sensação de bem estar, tratamento de doenças inflamatórias entre outros benefícios. E por falar em estresse e ansiedade, não podemos deixar de citar que o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo.
O que acontece se não lavar o cabelo depois da praia?
Sol, cloro, vento e o sal da água do mar são os campeões em prejuízos para as madeixas. Eles queimam e desidratam os fios, fazendo com que adquiram uma aparência muito ruim.
Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois os fios molhados ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro. Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar.
Quando a água do mar evapora, os minerais presentes nela podem contribuir para o ressecamento dos fios, tornando-os ásperos e sem vida. Portanto, a chave para manter seus cabelos saudáveis e vibrantes durante o verão é evitar deixar a água do mar secar nos fios.
Isso acontece porque a água marinha ajuda os nossos músculos a relaxarem. Desse modo, nadar no mar gaúcho depois de um longo dia de trabalho pode gerar a sensação de bem-estar e ainda ajudá-lo a dormir melhor.
Na banheira coloque um punhado de sal grosso junto com os produtos para o banho. Pode-se também fazer um escalda-pés com sal grosso. Outro efeito é o de eliminar a energia negativa que acumulamos no dia a dia, e talvez este seja o mais aplicado na utilização do sal grosso no banho.
A água do mar possui diversas propriedades que a tornam benéficas para a saúde, principalmente no que diz respeito à melhora da aparência da pele, tratamento de doenças inflamatórias, diminuição do estresse e aumento da sensação de bem estar.
Além do problema da desidratação, a alta concentração de magnésio presente na água do mar pode provocar irritação nas paredes do intestino, desencadeando casos de diarreia. Vale destacar que, se esse problema for bastante intenso, pode provocar também a desidratação.
Sim, o simples ato de respirar o ar da praia já é benéfico para a nossa saúde. A estrutura de íons negativos do sal que compõe a brisa marítima ar oceânico também ajuda a acalmar o cérebro e tem efeitos antidepressivos.
A aglomeração de pessoas, o calor, o lixo e as fezes espalhadas, o despejo de esgoto e até a própria areia podem ser os fatores responsáveis pelo surgimento de vários problemas de saúde, conhecidos como as “doenças de praia”.