O mar fica mais agitado durante a noite por conta de um fenômeno conhecido como maré, que, por sua vez, tem como causa a gravidade da Lua. O campo gravitacional do satélite natural da Terra é responsável pela oscilação no nível do mar, fazendo com que ele aumente nas áreas sobre as quais a Lua está.
O mar agitado é um risco direto aos navegadores e banhistas. Já em terra firme, o nível do mar mais alto permite um maior alcance das ondas sobre as praias, alagando e ameaçando as construções costeiras.
Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia. A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.
As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos.
O mar fica mais agitado durante a noite por conta de um fenômeno conhecido como maré, que, por sua vez, tem como causa a gravidade da Lua. O campo gravitacional do satélite natural da Terra é responsável pela oscilação no nível do mar, fazendo com que ele aumente nas áreas sobre as quais a Lua está.
que acontece é que, à medida que a Lua circunda a Terra, alguma da sua força gravitacional atrai as águas dos oceanos, fazendo com que se movam para a frente e se acumulem por debaixo da Lua. A força não é muito forte, mas é suficiente para que a água se desloque.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Como a Terra realiza o movimento de rotação – gira em torno do seu próprio eixo –, fica sempre com metade de sua superfície voltada para a Lua. Nessas regiões, o poder de atração gravitacional é maior, e as marés são altas.
Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
Por que o mar se movimenta? Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.
Devido a mudanças nas correntes oceânicas e nas camadas de temperatura, uma provável diminuição de fornecimento de água superficial mais quente na região levaria à formação de um "canal sonoro" que transporta sons por distâncias maiores.
Respirar o ar marinho, rico em íons negativos, por exemplo, ajuda a melhorar a qualidade da nossa respiração. O som das ondas ativa o córtex pré-frontal do cérebro, promovendo um estado mais relaxado e meditativo, o que também contribui para uma boa noite de sono.
A Passagem de Drake, também conhecida como Mar de Hoces, é o lugar mais perigoso e hostil de todos os oceanos do mundo. Localizada ao sul da República Argentina, separa este país bicontinental. O que acontece em suas águas turbulentas?
A Lua atrai a superfície do oceano, o que causa um aumento no nível da água. Esse efeito é chamado de maré alta ou preamar. A maré alta ocorre duas vezes por dia, aproximadamente a cada 12 horas e 25 minutos, devido ao movimento de rotação da Terra.
No caso de grandes concentrações de lama, algas ou outras impurezas, a dispersão muda e o azul desaparece. O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos).
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
A razão é simples: gravidade. Eis um ângulo diferente sobre como o Espaço influencia as marés! As Forças de Maré são um fenômeno gravitacional que faz com que a face da Terra que está mais perto da Lua sinta mais o pull gravitacional da Lua, do que a face oposta.