Apertadinha na canela Uma forma de saber se você apresenta um quadro de edema, ou seja, se o seu organismo está retendo líquido de forma exagerada, é apertando de leve a parte da frente da canela, bem sobre o osso tíbia. Ao tirar o dedo, observa-se o local da pressão.
O teste de ponta de dedo é usado para avaliação dos níveis de glicose no sangue e contribui para o diagnóstico e acompanhamento clínico de pessoas com diabetes. A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que solicitou o debate, alerta que o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública.
Se você chega a um pronto-socorro reclamando de desconforto abdominal, por exemplo, ao apalpar o abdômen o especialista consegue perceber se o fígado está aumentado, o que pode sinalizar alguma doença hepática como cirrose ou esteatose (gordura no fígado).
As pálpebras são, então, evertidas, sendo as conjuntivas bulbar e palpebral e os fórnices inspecionados quanto à presença de corpos estranhos, sinais de inflamação (p. ex., hipertrofia folicular, exsudatos, hiperemia ou edema) ou outras anormalidades.
O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame.
Inchaço nas pernas? Saiba o que pode ser - Cardiologista - Dr. Caio Henrique
Porque os médicos pedem para falar 33?
Antigamente era comum ouvir os médicos pedirem aos utentes para dizerem “33” na altura da auscultação. O médico Pintão Antunes refere que “quando os médicos pediam para o paciente dizer “33”, se devia ao facto deste número arrastar a voz, o que permite perceber se existe ou não algum problema nos pulmões”.
A língua é uma grande fonte de informações sobre a saúde de cada um e, por isso, examinar os aspectos dela (coloração, textura e odor) pode ser determinante para o diagnóstico de patologias. No exame clínico da língua, a alteração na cor pode indicar, por exemplo, uma anemia, se estiver muito esbranquiçada.
Porque os médicos abrem os olhos das pessoas e colocam uma luz?
A dilatação pupilar normalmente acontece na realização dos exames mais completos, após uma conversa com o oftalmologista. Ela é necessária, principalmente, para quando os médicos precisam ver nitidamente o fundo da retina, procedimento essencial para a saúde ocular.
Para isso, basta uma análise aprofundada da íris, a parte colorida dos olhos. Com o estudo dessa pequena parte do corpo – prática chamada de “irisdiagnose”, ou “iridologia” –, é possível detectar doenças, traumas, inflamações e até tumores em qualquer órgão.
Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.
Ascite provoca o aumento na circunferência em torno da barriga e isto pode ser suficiente para diagnosticar a ascite. Ante a suspeita de ascite o médico procura áreas abauladas no abdome e bate com os dedos nessas formações observando um som oco.
A segunda técnica é a “manobra em garra” ou processo de Mathieu, no qual o examinador deve estar à direita do paciente, e apoia as polpas digitais no rebordo costal, como se estivesse tentando “entrar por baixo do rebordo”, e pede-se que o paciente inspire, para que assim ocorra a descida do fígado.
A medida da altura uterina é usada por seu médico para avaliar o crescimento do seu bebê em todas as consultas. E quando a altura uterina não é o esperado?
Pressionando levemente sua barriga com as mãos, o médico faz um exame geral da região, sentindo a presença de qualquer calombo estranho na área do estômago e dos intestinos.
INSS. PERDA DA MOBILIDADE DO 3º DEDO DA MÃO ESQUERDA/DISCRETA PERDA DE FORÇA À PREENSÃO DA MÃO ESQUERDA E DISCRETA PERDA DE FORÇA AO MECANISMO DE PINÇA ENTRE O 3º E O 1º DEDOS DA MÃO ESQUERDA. REDUÇÃO DA CAPACIDADE LABORAL DEMONSTRADA.
O ortopedista especialista em mão é um médico que possui conhecimentos e habilidades específicas no diagnóstico, tratamento e manejo de condições relacionadas às mãos, dedos, punhos, antebraço e até cotovelo.
Também conhecido como fundoscopia ou oftalmoscopia, ele tem como objetivo fazer a análise do estado dos vasos sanguíneos do olho. É um exame bastante prático, porque ele não é invasivo e, por isso, também é bastante cômodo ao paciente.
A íris—área circular e colorida do olho que circunda a pupila—controla a quantidade de luz que entra no olho. A íris permite que entre mais luz no olho (aumentando ou dilatando a pupila) quando o ambiente está escuro e deixa que entre menos luz (diminuindo ou contraindo a pupila) quando o ambiente tiver muita luz.
Pessoas em estado vegetativo podem fazer algumas coisas, porque algumas partes do cérebro estão funcionando: Elas podem abrir os olhos. Elas têm padrões de sono e vigília relativamente regulares (mas não necessariamente relacionados com o dia e a noite).
O que significa ver um monte de pontinhos brilhantes?
Se ao olhar para uma superfície mais clara e brilhante, como uma parede branca ou céu azul, você notar pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão, saiba que pode se tratar de uma condição chamada de moscas volantes.
Embora a maioria dos flashes luminosos e moscas volantes não seja séria, pessoas com sinais de alerta devem procurar um oftalmologista o quanto antes. Pode estar ocorrendo uma doença no humor vítreo ou na retina e esperar alguns dias ou até mesmo algumas horas pode levar a uma perda de visão permanente.
Algumas pessoas que sofrem com ansiedade ou estresse podem sentir um ligeiro formigamento na língua, podendo desencadear mais ansiedade e pânico. Ainda, outros sintomas característicos, como medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, tensão muscular e/ou boca seca, podem ser sentidos.
Vários estudos comprovam que, quanto melhor é a comunicação entre médicos e pacientes, maior será a compreensão e melhores os resultados do tratamento. Traduzir o mediquês para o português é tarefa nossa. E faz diferença. A comunicação precisa ser clara e eficiente, e as perguntas devem ser respondidas.
Sabia que antigamente os médicos mandavam seus pacientes dizerem 33 ao examinarem o peito? O número provoca uma vibração que não será ouvida, caso o pulmão esteja com indícios de pneumonia.