UMBRAL: vem do espanhol, da palavra umbral, significa soleira da porta. Limiar, entrada. No contexto do espiritismo, entretanto, a etimologia mais provável é "lugar das sombras" (do latim umbra = sombra).
Etimologia. Originada do espanhol, umbral vem do antigo catalão limbrar que, por sua vez, vinha do latim liminaris, -e, relativo à soleira da porta. Em português, umbral passou a significar peça lateral de uma porta ou ombreira e, em sentido figurado, porta, entrada, limiar, ponto de entrada ou início de algo.
os umbrais, as janelas estreitas e as galerias ao redor dos três, diante do umbral, estavam cobertos de madeira ao redor, e isto desde o chão até as janelas, que estavam cobertas.
O Umbral tem vários significados, dependendo do contexto em que é usado. De forma geral, podemos dizer que umbral é: - O limiar de uma porta ou entrada, ou seja, a parte da entrada por onde se passa ao entrar ou sair de determinado local.
O Umbral: um paralelo entre André Luiz e a Codificação Espírita. O Umbral foi descrito na obra Nosso Lar de André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier, e tem gerado indagações sobre sua coerência doutrinária espírita.
Umbral é usado na Doutrina Espírita para designar, na obra espírita Nosso Lar, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o "estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a oportunidade de evolução em sua vida na Terra".
No Umbral encontramos grupos de pessoas que se consideram justiceiras. Coletam espíritos desorientados em hospitais, cemitérios, e no próprio umbral. Pessoas que fizeram muito mal a outras durante a vida ou em outras vidas, e pessoas que fizeram poucos amigos e por isto não tem quem as possa ajudar.
O Umbral está localizado desde o início na Crosta Terrestre e avança até as proximidades das colônias espirituais da Terra. O Umbral é localizado nas energias ao redor da Terra, estando presente em todos os continentes, países e vilas; é a energia vibracional que permite a vivência físico-espiritual.
Assim sendo, a mezuzá, afixada na entrada das casas, seria um memorial constante da aliança e do compromisso decorrente dessa relação entre Deus e o seu povo (DERBY, 1999, p. 41-42). carrega. A mezuzá torna-se símbolo de proteção divina, garantia da aliança, promessa de vida longa e saudável, defesa contra os males.
O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima, a prestações, o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena.”
O Umbral, tido como um lugar horrível, o purgatório espiritual porém, Túlio foi convidado pelo seu guardião a aprender alguns conceitos sobre essa região espiritual tão importante à evolução.
Em seu contexto original, o termo se refere aos umbrais da porta de casa, que pode compreender a trave superior, ou os dois postes que ladeiam a porta. O texto bíblico ordena escrever as palavras de Deus nas mezuzot, isto é, nos batentes da porta de casa, além de mandar escrever nos portões das cidades (Dt 6,9).
O Umbral é um local do mundo espiritual onde se encontram os espíritos inferiores após a desencarnação. Quem circula no meio espírita já ouviu falar no termo Umbral, palavra de origem espanhola, usada para designar o vão superior onde são colocadas as portas que separam os cômodos de uma casa.
O umbral localiza-se em um universo paralelo que ocupa um espaço invisível aos nossos sentidos, que vai do solo terrestre até a algumas dezenas de metros de altura na nossa atmosfera. O tempo, e as condições climáticas do Umbral seguem um ritmo equivalente ao local terrestre onde se encontra.
Segundo o relato de André Luiz, a cidade espiritual de Nosso Lar está localizada sobre o Estado do Rio de Janeiro, na ionosfera terrestre, acima do Umbral (mas em terras contíguas a ele, tendo diversos caminhos em meio a florestas que conduzem a ele) e abaixo das regiões superiores.
Os Exús querem, perante a justiça Divina, a conveniência de recuperar suas faltas do passado no caminho da senda da evolução divina como filho de DEUS. Essas entidades fazem dentro da Umbanda o trabalho mais árduo, já que são os guardiões dos templos e os “policiais” do umbral.
O termo Umbral no movimento Espírita brasileiro surgiu com o Livro “Nosso Lar”, psicografado por Chico Xavier, atribuída ao espírito André Luiz. No livro Nosso Lar, o umbral é definido como sendo uma "região destinada a esgotamento de resíduos mentais (...)".
Aruanda é um conceito presente nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda, bem como no Espiritismo brasileiro. Descreve um local no mundo espiritual, que varia muito de acordo com a corrente religiosa, mas que de modo geral poderia ser equiparado a uma espécie de paraíso espiritual.
Espírito guia ou mentor espiritual é, segundo a doutrina espírita, um espírito encarregado de acompanhar o homem, orientando-o e auxiliando-o durante sua vida. Trata-se, segundo os espíritas, do anjo da guarda presente na tradição.
No Umbral encontramos grupos de pessoas que se consideram justiceiras. Coletam espíritos desorientados em hospitais, cemitérios, e no próprio umbral. Pessoas que fizeram muito mal a outras durante a vida ou em outras vidas, e pessoas que fizeram poucos amigos e por isto não tem quem as possa ajudar.
Como visto, se localiza na região vizinha à dimensão vibracional conhecida como umbral e geograficamente está localizada acima da cidade do Rio de Janeiro.
A 1ª esfera comporta o Umbral "grosso", uma esfera mais materializada, constituída por regiões purgatoriais mais dolorosas e de cujas organizações comunitárias, conquanto estejam tão próximas, temos poucas notícias.