Como o orgulho nos afasta de Deus?
O orgulhosos acredita que todos devem lhe obedecer até mesmo Deus e, por isso, se afasta do caminho que leva a Deus e cai. O outro exemplo é do jovem rico que narra o Evangelho. Acredita ser bom e fazer tudo que Deus quer, mas não é desapegado, não é livre e ao se afastar de Deus, fica triste.Porque Deus odeia o orgulho?
O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.Qual é o pecado do orgulho?
O orgulho é considerado o mal supremo. Ao lado dele os outros vícios – falta de castidade, raiva, avareza, vaidade – se tornam pequenos. É pelo orgulho o diabo se tornou diabo. A presunção leva aos outros vícios.O que Deus fala sobre os orgulhosos?
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).[SUB12] O PERIGO DO ORGULHO - Luciano Subirá
O que o orgulho pode causar?
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.Qual a raiz do orgulho?
A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais.Porque o orgulho é perigoso?
O orgulho é a raiz de todo pecado, não importa qual pecado. O orgulho tirou satanás do céu. E Deus rejeita e odeia o orgulho porque, quem é orgulhoso está dizendo para si mesmo e para os outros: "Eu sou Deus e não preciso de Deus". A Bíblia ensina que o orgulho vem antes da destruição.O que o orgulho impede?
Orgulho e independência excessivaO sentimento de querer provar a si mesmo e aos outros que é capaz de atingir seus objetivos. Apesar de ser bom sentir orgulho, às vezes o excesso pode impedir que alcancemos nossos objetivos de forma mais rápida e eficaz. Isso não significa que você se tornará dependente dos outros.
Como Deus trata o orgulho?
“ O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra ” (Is 23.9). O orgulho é um pecado diferente dos outros, pois é um ataque frontal a Deus, é o ato de colocar-se acima do Senhor, usurpar o seu trono e destroná-lo do próprio coração.O que Jesus falou sobre o orgulho?
O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lucas 18:14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”Porque Deus se opõe aos orgulhosos?
Com nomes como arrogância, soberba ou altivez, esse mal nos afasta de Deus e nos faz mais parecidos com o pior da criação. Não é possível conhecer todo o orgulho que há em nós, mas é possível vencê-lo, pouco a pouco, batalha após batalha, e experimentar, dia após dia, o impacto da humildade.Porque o orgulho é pecado?
O orgulho é o pior dos pecados, porque envolve uma inversão em escala real da realidade. O orgulho é ilusório, rancoroso, amargo. Na sua raiz, declara: “Eu não quero que Deus seja Deus!Como quebrar o orgulho?
A maneira mais eficiente de fazer isso e, consequentemente, controlar o orgulho doentio é trabalhando a honestidade. Esse costuma ser o pior pesadelo das pessoas orgulhosas, que gostam de mentir ou ignorar os seus problemas, mas é também o remédio para o excesso desse sentimento.O que o orgulho destrói?
O orgulho destrói a alma quando manifestado com autossuficiência extrema, ou seja, seu “dono” não precisa de nada, nem de ninguém, pois se sente superior e a tudo e a todos. Arrogância, vaidade, prepotência são comportamentos negativos associados ao orgulho.Quais são os sintomas do orgulho?
Em sua dissertação sobre o orgulho não detectado, Jonathan Edwards aponta sete sintomas sorrateiros deste problema.
- Detectando Culpa em Outros. ...
- Um Espírito Severo. ...
- Superficialidade. ...
- Defensividade. ...
- Presunção Diante de Deus. ...
- Desespero por Atenção. ...
- Negligência pelos Outros.