O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.
Dissolva uma parte de sal com oito partes de água quente; Adicione um pouco de detergente neutro; Transfira a solução para uma garrafa de spray e aplique sobre as folhas das ervas daninhas, certificando-se de cobrir quaisquer plantas próximas que você não queira matar.
Como funciona: o vinagre possui propriedades ácidas que queimam as folhas das plantas invasoras, enquanto o sal ajuda a desidratá-las. Este mata-mato caseiro é eficaz para eliminar ervas daninhas em áreas pavimentadas, onde não há plantas desejadas próximas.
O sódio é um cátion de alta solubilidade. Quando existem altos teores do elemento no solo, pode ocorrer um aumento na condutividade elétrica (e consequentemente salinidade), aumentando o potencial osmótico no solo, o que causa distúrbios e prejudica o desenvolvimento das plantas.
Você já deve ter ouvido falar que deixar sal de cozinha cair na terra das plantas não é uma boa ideia, e que o sal “queima” as plantas. Isso é verdade, pois quando em excesso, o sal faz com que a planta seque e morra. Sal em pequenas quantidades é inofensivo, mas em grandes quantidades… pode matar a planta.
SAL MATA MATO, VERDADE OU MENTIRA VEJA NOSSO TESTE
Qual o efeito do sal Na Terra?
A salinização se refere ao aumento dos níveis de sal presente no solo, que pode impedir o crescimento de plantas e, até mesmo, ser tóxico para a vida. Isso pode acontecer naturalmente, por exemplo, em desertos, devido a falta de água e evaporação intensa, ou pode ocorrer como uma consequência da ação humana.
Aqui vai uma receita com apenas dois ingredientes: sal e água. Dissolva 120 gramas de sal em água morna ou em água quente, encha o borrifador e aplique nas ervas daninhas. Em alternativa, pode simplesmente humedecer as ervas daninhas e aplicar uma boa quantidade de sal seco.
Outra maneira de como eliminar erva daninha da grama e demais locais de sua residência é utilizando herbicidas. Eles são produtos químicos que impedem o crescimento dessas plantinhas indesejáveis e ajudam a mantê-las longe do jardim, horta e outros espaços.
O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.
O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo. Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo.
Não é preciso nenhuma preparação prévia: basta forrar o chão com um papelão e colocar os fardos sobre ele. O papelão impede que o mato e as ervas daninhas continuem nascendo no solo, e é biodegradável. Os fardos de feno são perfeitos para manter a horta numa altura confortável para o manejo.
O sal grosso e o sal marinho são muito usados para eliminar a energia negativa de ambientes e das pessoas. O sal tem a propriedade de atrair a os íons negativos dos ambientes e das pessoas.
Além de ajudar no desenvolvimento das plantas, ele atua como pesticida natural. Para criar um pesticida natural, utilize uma colher de sopa de sal amargo para cada 950 ml de água. Observação: para estimular o crescimento saudável da roseira utilize ½ xícara desse sal no solo.
Sais acabam competindo com as plantas para a agua. Mesmo se um solo salino esta saturado de agua, as raizes nao conseguem absorver a agua e as plantas apresentam sinais de estresse hidrico. Estes sinais sao folhas queimadas, folhas amarelas, desfolha, e planta incapaz de produzir um rendimento.
Para preparar, adicione uma pitada de sal marinho a um litro de água, agite bem e aplique nas folhas e na base das plantas uma ou duas vezes por semana.
Para isso, é necessário um pedaço de algodão embebido em uma mistura de água, vinagre ou álcool em partes iguais. Após molhar o algodão nessa solução, passe-o nas folhas e nos caules das plantas para eliminar essas pragas. O ideal é que essa operação seja feita semanalmente.
Você pode usar mulch de madeira, palha, casca de árvore ou pedra para impedir o crescimento de plantas daninhas. A aplicação de mulch é um método simples, eficaz e duradouro para se livrar das plantas daninhas.
Aplique a água sanitária no corte transversal da árvore, não na casca. Isso fará com que o alvejante alcance as raízes da árvore. É nesta parte que se localizam os tecidos vivos das árvores. Portanto, a aplicação de alvejante aqui será eficaz e apressará o processo de eliminação das raízes.
O cultivo da planta exige muito Cloro (Cl), exatamente o que há em sua composição. Contudo, não exagere na dose, pois o sódio que também compõe o item pode se tornar tóxico para ela. Nas folhas, o sal também pode evitar o aparecimento de pragas.
O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.
Pulverize a água sanitária diretamente nas raízes da erva daninha (o mais próximo possível do solo). Evite pulverizar todo o solo e limite-se aos locais com ervas daninhas. O alvejante matará as ervas daninhas na hora? Não, mas em 3 dias a planta vai secar e morrer e nunca mais vai crescer novamente.