📈 A resposta está nos juros compostos aplicados ao contrato — também conhecidos como anatocismo. Esse mecanismo faz com que os juros sejam aplicados sobre os próprios juros, e é por isso que a dívida parece não diminuir, mesmo quando você está em dia.
Se o seu contrato foi assinado via Banco do Brasil, os caminhos para tentar negociar a dívida do FIES são os seguintes: Aplicativo BB: acesse seu app do Banco do Brasil e no menu principal vá em “Soluções de dívidas”. Em seguida, acesse “Renegociação Fies” e, logo após, em “Renegociar contrato”.
A alta do dólar está fazendo o seu saldo devedor aumentar, mesmo que você esteja pagando em dia. E o pior: isso acontece com quem já se formou e também com quem ainda está estudando. 💸 **Como isso acontece? Para quem já se formou, o saldo do FIES é corrigido pelo **IPCA (inflação)**.
Saiba que é possível reduzir os juros do Fies, com a prática que é chamada de abatimento do Fies. Neste caso, se faz necessário pagar o saldo devedor à vista.
Se você não está vendo redução no seu saldo devedor, é necessário buscar orientação jurídica para que seja verificado a ocorrência de juros abusivos em seu contrato. Um aspecto muitas vezes negligenciado que contribui para a aparente estagnação do saldo devedor é a atualização mensal pela inflação.
Sim, é totalmente possível! Desde 2017, todos os contratos do FIES devem ter juros zero, conforme estabelecido pela Lei 13.330. 📜 Mesmo que você tenha assinado seu contrato antes de 2017, é possível solicitar judicialmente a isenção dos juros.
Para fazer a antecipação e pagamento das parcelas do Fies, o aluno deverá procurar uma agência do banco financiador, negociar e avaliar a possibilidade de descontos sobre os juros.
Para reduzir os juros do financiamento estudantil, é preciso ingressar com um processo judicial, chamado de ação revisional de contrato. Nela, é possível solicitar a revisão dos juros aplicados aos contratos de financiamento estudantil (FIES).
O devedor deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Não apenas pessoas inadimplentes poderão renegociar. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia.
Para quem tem dinheiro suficiente para quitar a dívida à vista com o desconto, mas tem um contrato de juros menores, seria mais interessante investir esse dinheiro em uma aplicação com rentabilidade mais elevada. Assim, é possível seguir pagando as parcelas sem precisar se descapitalizar.
Como posso quitar minha dívida do FIES com desconto?
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
A amortização do FIES funciona de forma simples. Após o fim do curso, o saldo devedor do financiamento é parcelado em até 3 vezes o período do curso. Por exemplo, se o curso tiver uma duração de 4 anos, o prazo de amortização pode se estender até 12 anos (4 x 3 = 12).
Como conseguir 90% de desconto no Fies? Inadimplentes do Fies que estejam inscritos no CadÚnico e tenham débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias (completados em 30 de junho de 2023), o desconto é de até 99% do valor consolidado da dívida e 100% dos juros e multas por atraso.
É possível diminuir as parcelas do FIES? A boa notícia é que sim! Caso o valor das parcelas pese no seu orçamento, é possível fazer a renegociação junto ao banco, mas para isso é preciso ficar atento às regras e condições do programa.
Para contratos adimplentes desconto de 12% do saldo consolidado da dívida; O valor mínimo de cada prestação mensal deverá ser a partir de R$ 200,00 (duzentos reais), mesmo que o prazo máximo de parcelamento seja reduzido.
Isso porque a justiça entende que o prazo da prescrição para o FIES se inicia apenas após a data do vencimento do contrato, ou seja, a ultima prestação programada. Fazendo uma conta básica de que a sua divida do FIES seja por 15 anos, a prescrição ocorreria após 20 anos.
Para zerar os juros do FIES, é importante entender o novo modelo de financiamento estudantil, que oferece essa possibilidade. O Novo FIES, criado pela lei nº 13.530/2017, divide o programa em modalidades, sendo a principal delas aquela que possibilita juros zero.
Como posso entrar na Justiça para não pagar o FIES?
Você pode buscar o auxílio jurídico de um advogado e, se necessário, entrar na Justiça para não pagar FIES, através da revisão judicial do pedido de abatimento. Essa revisão judicial pode e deve incluir os valores retroativos referentes à época em que o pedido administrativo de abatimento foi realizado e negado.
Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.
Porque o saldo devedor do meu financiamento não diminui?
O aumento do saldo devedor pode ocorrer devido à correção monetária e ao sistema de amortização escolhido. Em financiamentos com Tabela Price, por exemplo, as parcelas iniciais são compostas majoritariamente por juros, o que pode resultar em um aumento temporário do saldo.
Como posso pagar um financiamento de 30 anos em 5 vezes?
Acesse o aplicativo do banco onde você fez o financiamento do seu imóvel e escolha a opção de amortização por tempo. A cada mês ou quando conseguir reunir um valor extra, direcione-o para a amortização. A grande lição aqui é que você não precisa de uma fortuna para quitar seu financiamento mais rapidamente.
Porque meu saldo devedor é maior que o valor financiado?
Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.