Trata-se de um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iēsous Christos Theou 'Yios Sōtēr", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador" (em grego antigo, Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).
Segundo a Bíblia, o significado de peixe está associado a temas como abundância, multiplicação, provisão divina, renovação espiritual e a presença de Jesus Cristo como o ""peixe"" que alimenta e sacia a alma.
O Símbolo do peixe no cristianismo | ICHTUS | # 23
O que significa peixe para os judeus?
símbolo reconhecido como alimento dos humildes, cuja abundância não deve ser negada. Mas é também um símbolo religiosamente neutro, quer para o mundo judaico, quer para o mundo greco-romano, já que estava ausente dos altares sacrificiais.
Igreja Batista Nova Esperança - História da logo. Utilizada nos primeiros boletins dominicais da igreja e em pequenas propagandas, no inicio dos anos 90. Era uma logo genérica, tipificada pelo símbolo universal do cristianismo (peixe).
O Peixe: O uso mais frequente do peixe é como um símbolo de Cristo. Isto é porque as cinco letras gregas que formam a palavra “peixe” são as iniciais das cinco palavras: “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”, nesse sentido, o símbolo do peixe era frequentemente usado na arte e na literatura cristã primitiva.
O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando se deu o ínicio das perseguições aos cristãos pelo Império Romano e outras religiões da época, que tinham o intuito de acabar com o cristianismo.
A cruz, instrumento de suplício no qual Jesus morreu, passou a ser um símbolo do cristianismo e também símbolo da Páscoa. Antes símbolo de condenação, com a morte de Cristo tornou-se símbolo de salvação. A cruz, na Páscoa, relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.
Cordeiro: representa o sacrifício de Cristo, imolado para redimir os pecados dos homens. Essa imagem aparece em várias ocasiões na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Representa, além disso, a vítima inocente, o “filho de Deus”, que trouxe a “luz”, mas foi morto por aqueles a quem veio salvar.
Já nas interpretações do Antigo Testamento para o grego, os nomes Yeshua e Yehoshua foram traduzidos para o nome único Iesous, que na tradução para o latim se transformou em Iesus e, para o português, Jesus. Alguns significados: Yeshua - Salvar. Yeshuah - Salvação.
Jesus, sem responder aos acusadores, “inclinando-se, se pôs a escrever com o dedo na terra”. Depois, dirigindo-se aos que insistiam em apedrejar a adúltera, lhes disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. E diz o texto que Jesus “continuou escrevendo no chão”.
Equipa internacional de cientistas encontrou numa gruta da África do Sul uma pequena rocha onde foram desenhadas nove linhas horizontais e verticais. É quase como se tivesse feito uma hashtag há 73 mil anos.
Talvez não seja surpreendente então que, devido ao seu sabor e tamanho descomunal, o pirarucu tenha quase sido extinto na década de 1990. Uma tentativa do governo de proibir sua pesca não foi suficiente para proteger a espécie.
A Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Entre os símbolos religiosos, estão: o Círio Pascal, vela usada no período da Páscoa; o cordeiro, que se relaciona com Jesus; e o pão e o vinho, que remetem à última ceia de Jesus antes da crucificação.
A interpretação literal destaca o caráter sobrenatural da ação de Jesus. Segundo esse entendimento, Jesus fez um milagre físico, transformando uma pequena quantidade de pão e peixe em alimento para uma grande multidão. Com isso, Jesus reafirma seu poder sobrenatural e sua condição divina.
Além disso, na tradição cristã, o peixe também tem um significado simbólico, pois é associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes.
Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.
O símbolo da Assembleia de Deus é composto por uma cruz latina, que representa a fé cristã, e uma pomba branca, que simboliza o Espírito Santo. Esses elementos são colocados dentro de um círculo, que representa a unidade e a eternidade de Deus.
Um conjunto de passagens repetidas duas vezes proíbe comer certas espécies de peixes. O Levítico afirma: “Tudo nas águas que não tem barbatanas e escamas é detestável para você”. O Deuteronômio decreta que “(…) tudo o que não tem barbatanas e escamas não comerás; é impuro para você”.
Levítico 11:9 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “De todos os animais que vivem nas águas, estes são os que vocês poderão consumir como alimento: qualquer animal aquático que tenha barbatanas e escamas, seja de água salgada ou de rios.