**Tamanho incorreto**: Se a faixa do sutiã é muito grande, ele pode subir nas costas. Experimente um tamanho menor na faixa. 2. **Alças apertadas demais**: Se as alças estão muito apertadas, isso pode puxar a faixa para cima.
A dica aqui é utilizar pequenos protetores de seios, podem ser aqueles de silicone próprios para isso, que você encontra em farmácias. Ou ainda, um band-aid ou uma fita de curativo já resolvem o problema.
Como saber se o sutiã está no tamanho certo? Para ter certeza de que você está usando o tamanho correto, é importante fazer alguns testes de ajuste. A peça deve ficar reta nas costas e não pode subir ou descer. As alças precisam estar ajustadas, mas sem escorregar ou marcar os ombros.
Destaca-se que dormir de sutiã também não prejudica os seios, apesar de não gerar nenhum benefício. Dessa forma, a escolha por usá-los ou não para dormir deve ser baseada, exclusivamente, no conforto ou desconforto que a mulher sente com o uso do acessório durante a noite.
Quais os benefícios de não usar o sutiã? Podemos citar a melhora na respiração, na postura e na circulação sanguínea, além de proporcionar maior liberdade de movimento e conforto. Além da liberdade de poder escolher usar ou não o sutiã, é a possibilidade da mulher escolher look e roupas que valorizem os seus seios.
Como saber se as mamas estão prejudicando a coluna?
Mamas muito grandes podem levar também a dores no pescoço e nos ombros, que irradiam paras as costas, assaduras ao redor das mamas e marcas profundas na pele, criadas pela alça de sutiã utilizada para sustentar o peso.
Pode parecer uma pergunta besta, mas apesar de a peça não exigir lavagens tão frequentes quanto as calcinhas, é bom ter atenção. No geral, a cada três dias de uso, é bom trocar. Isso porque repetir por muitas vezes a mesma peça faz com que ela acumule suor e restos de pele.
Como nós vimos, os seios pequenos são aqueles com uma proporção de 0,51 em relação à altura. Se você não sabe como calcular, basta pegar a sua altura em centímetros (por exemplo, 160 cm) e multiplicar por 0,51. Neste caso, seios abaixo de 81 centímetros seriam considerados pequenos.
Uma das transformações do corpo que mais incomodam a mulher é a flacidez nos seios. Contudo, a principal causa disso, além do tempo e a da idade, é o emagrecimento excessivo. Isso causa uma rápida perda do tecido gorduroso das mamas, evidenciando o excesso de pele e deixando a região flácida e caída.
Não existe uma resposta exata e não há evidências de que os sutiãs sejam bons ou ruins para a saúde. Essa escolha é pessoal e varia de mulher para mulher. Algumas se sentem mais seguras com o sutiã, outras detestam. O que sabemos é que devemos, antes de mais nada, prezar sempre pelo conforto.
Uma pesquisa realizada no Brasil, com mais de 20 mil mulheres, revelou que 80% usam sutiãs em tamanhos inadequados, tornando o uso da peça extremamente desconfortável. Isso ocorre porque nem sempre a medida do contorno do tórax (costas) é proporcional ao volume dos seios (taças ou bojos).
As costas da peça devem ficar na horizontal, se estendendo da linha abaixo do seio até o fechamento traseiro, de forma reta e paralela ao chão. Se a parte traseira subir, o busto tende a puxar para baixo e o sutiã não entrega a sustentação necessária, podendo machucar os ombros e marcar lugares indesejados.
Se a dor na mama for o único sintoma, ela não costuma ser um sinal de câncer de mama. Alterações nos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona podem causar dor na mama.
Embora haja benefícios em ficar sem sutiã, a principal função do sutiã é suportar o peso e a estrutura dos seios. Isso ocorre porque o tecido mamário está ligado apenas ao músculo do tórax.
Ainda assim, a recomendação de Raquel é de que a higienização seja feita “a cada 3 ou 4 dias, em caso de uso contínuo”. “É importante lembrar que a gente transpira e, se o sutiã tiver arame, um determinado material ou tipo de fibra, ao longo do dia pode levar a uma escoriação na pele.
O tempo total para uso do sutiã é determinado pelo médico responsável e também conforme a recuperação, mas o tempo mínimo de uso é de 30 dias, podendo se estender até 90 em alguns casos.
Estima-se um tamanho médio entre 250 e 300g. Já para uma mulher com as mamas hipertróficas (muito grandes), cada mama pode chegar a 600g ou até mesmo 1 kg. A gigantomastia pode ser considerada como mamas maiores que 2,5Kg. Já pensou como isso pode ser desconfortável e até causar problemas de saúde?
Sutiãs com alças largas e ajustáveis são ideais para quem tem problemas de coluna. As alças largas oferecem uma melhor distribuição de peso, reduzindo a pressão sobre os ombros e, consequentemente, sobre a coluna.
O maior peso da mama acaba gerando sinais e sintomas bem específicos e mais severos quanto maior for o volume da mama. Dores nas costas por sobrecarga mecânica da coluna vertebral. Sensação de peso excessivo. Dores nos ombros causados pela alça do sutiã.
A famosa gordura do soutien ou também chamada de “prega” nas costas nas mulheres sobressai quando queremos usar um biquíni, um top ou uma camisola mais justa ao corpo. Encontra-se associada muitas vezes a causas genéticas, alimentação desajustada ou má postura.
Tons de cobre, terracota ou até marrom claro são excelentes opções. Esses tons ajudam a manter a aparência discreta e natural sob blusas brancas. A Bendito Menina oferece sutiãs nestes tons, feitos com 91% poliéster e 9% elastano para flexibilidade, e bojo de poliuretano para um suporte seguro.
O sutiã é uma peça muito importante para o dia a dia da mulher, contribuindo diretamente para a sustentação das mamas. Existem diversos modelos diferentes, por isso você deve tomar muito cuidado ao escolher uma destas peças.