51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. 52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados, 53 E saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
O que significa o véu do templo se rasgou de alto a baixo?
Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.
O rasgar do véu indica que, por meio da morte de Jesus, o caminho para Deus foi aberto. Não há mais necessidade de um mediador humano, como o sumo sacerdote, nem de sacrifícios de animais. Jesus é o nosso sumo sacerdote (Hebreus 4:14) e o nosso sacrifício perfeito (Hebreus 10:10).
Foi rasgado de alto a baixo, mostrando que foi pela intervenção divina que a barreira foi removida. Os homens nunca conseguiram resolver o problema do pecado por mérito próprio, e assim não rasgaram o véu de baixo para cima. Deus, pela morte do seu Filho na cruz, rasgou o véu.
O significado bíblico do uso do véu refere-se a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.
Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina – e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais – faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.
A tradição do uso do véu pelas mulheres nas igrejas tem como fundamento as palavras de São Paulo: Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.
No templo de Deus o véu estava entre o santuário e o Santo dos Santos, e o fato de ele ter se rasgado significa que o que separava Deus das pessoas acabou.
em dois, de alto a baixo. A vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo não é apenas mais um episódio da nossa história, é a consolidação da aliança que o Criador, movido por um amor incondicional, selou com Sua própria criatura. No momento exato da morte de Jesus, o véu do templo se rasgou de alto a baixo.
Toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça sem véu, envergonha aquele que é o cabeça sobre ela, pois é como a mulher que tem sua cabeça rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, é como se tivesse a sua cabeça rapada.
O "Partir do Véu", "Penetração do Véu", ou "Rasgar do Véu" refere-se, na tradição do mistério ocidental e na feitiçaria contemporânea, a abrir o "véu" da matéria, ganhando assim entrada para um estado de consciência espiritual em que os mistérios da natureza são revelados.
Já era quase meio-dia, e houve trevas sobre toda a terra até as três horas da tarde; o sol deixara de brilhar. Então, o véu do templo rasgou‑se ao meio.
O Véu do tabernáculo era feito de linho fino torcido com azul, púrpura, carmesim, com a imagem de querubins de obra prima bordada nele. Os querubins são os anjos guardiões da santidade de Deus.
51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. 52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados, 53 E saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
Quantos metros tinha o véu do templo que se rasgou?
O templo de Jerusalém tinha um grande véu de linho fino, uma cortina com 18 metros de altura com anjos bordados a ouro, e que guardava o lugar mais sagrado do templo: o Santo dos Santos, sítio onde só o sumo sacerdote podia entrar, uma vez ao ano.
O rasgar-se da cortina do templo permite que deixemos a dependência do véu de Moisés para contemplar diretamente a glória do Cristo ressurreto. Permite que nos aproximemos “com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso” (Hb 4.16).
Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19). O véu pode lembrar-nos de que estamos agora separados da presença de Deus por um véu. O grande Sumo Sacerdote — Jesus Cristo — pode abrir o véu.
De acordo com descrições Judaicas do templo, esta cortina era realmente enorme — media cerca de 9 metros de largura e 18 de altura e 76 milímetros de espessura.
2Crônicas 23:6 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P) conforme manda a lei de Deus. Pois somente os sacerdotes e levitas que estão de serviço é que podem entrar no templo, porque eles foram consagrados.
O que aconteceu depois que o véu do templo se rasgou?
Jesus, porém, com um alto brado, expirou. Então, o véu do templo rasgou‑se em duas partes, de alto a baixo. Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: ― Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus! Algumas mulheres estavam observando de longe.
Sendo assim, nós da ccb acreditamos que é um ensinamento bíblico. Para nós, o véu é muito importante, é um ato de obediência e respeito. que vai além se a doutrinas. Mas se ao orar a mulher não tiver com o véu, que seu cabelo seja como véu, Deus ouve a oração do mesmo jeito.
Em caso de estar em pecado ao entrar, o sacerdote morria. E como o lugar era santíssimo, outros não poderiam entrar, somente ele. Um modelo representando a divisão do Santuário, em primeiro plano o Lugar Santo e ao fundo o Santo dos Santos. Arão, o irmão de Moisés, foi o primeiro sumo sacerdote de Israel.
A prática de cobrir a cabeça cristã como símbolo de recato, modéstia, decência, obediência vem da Sagrada Tradição Oral; entretanto, São Paulo em 1 Coríntios 11: 13-16 da Sagrada Escritura afirmou que uma mulher deve ter cabelos compridos apenas por modéstia.
Hoje, o véu é muitas vezes considerado mais como um símbolo de elegância e tradição do que como um amuleto de proteção contra energias negativas. Embora o véu possa não ser a escolha certa para todas as noivas, ele ainda desempenha um papel importante em muitos casamentos.