Os beija-flores são muito territorialistas. Ou seja, tendo uma área onde ele consegue alimento e segurança, ele se torna “egoísta”. Como prezam muito pelo espaço onde vivem e gostam de ter o controle daquele local, os beija-flores batalham intensamente para expulsar os intrusos de sua área de domínio.
Para minimizar esses conflitos, siga algumas regras. Procure separar as fontes de alimentação. Se você dispõe de uma área grande, plante as flores em grupos separados por 2 ou 4 m de distância entre si. Misture arbustos maiores com outras plantas menores, para diminuir o contato visual entre as aves.
“São agressivos com outros beija-flores e até mesmo com aves muito maiores. Chegam a atacar predadores de passarinhos, como gaviões e corujas. Tamanho definitivamente não é problema para eles”, disse Fernando Pacheco, um dos mais respeitados especialistas em aves do Brasil.
Quantas vezes o beija-flor bate as asas em um segundo?
7) Recordistas em batidas de asas por segundo
Algumas espécies de beija-flor possuem a capacidade de bater as asas 80 vezes por segundo, uma velocidade muito grande, ainda mais para animais tão pequenos, caracterizando um incrível recorde.
A proximidade de um beija-flor é considerada boa sorte. Desde então, diz-se que a proximidade de um beija-flor dá sorte. Mas não só isso, sua presença também indica que alguém lhe desejou o melhor e que o pássaro levará seus pensamentos e desejos, por mais leves que sejam, de um lugar para outro.
Curiosidades Sobre o "Beija-Flor" Veja os Fatos Interessantes Sobre a Ave
O que significa quando um beija-flor chega perto da gente?
Em muitas culturas, acredita-se que quando um beija-flor se aproxima ou fixa o olhar em alguém, é um sinal de que essa pessoa precisa se livrar de energias negativas.
Todavia, nós cristãos sabemos que nosso Criador projetou o beija-flor para ser o que é desde o princípio da criação. Deus cuida dos beija-flores! E cuida de nós também, de modo que Jesus ordena: “Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Mt 10.31).
A briga é por território de alimentação. Coloque mais bebedouros, mas sempre haverá brigas de beija-flores vs beija-flores e outras aves que gostam de néctar. É normal, Deborah. Beija-flores e Cambacicas já brigam por flores e outras fontes de alimentos na natureza.
Mantenha em um local estratégico um comedouro para aves, sempre com algumas frutas, especialmente bananas, abacates ou mamões. Além de atrair sabiás, sanhaços e saíras, atrairá também pequenas moscas das frutas que complementam a dieta dos beija-flores.
Como é a visão do beija-flor? O beija-flor enxerga melhor as cores que os humanos. Com 4 cones de cores, o animal consegue ver cores como o verde ultravioleta e o vermelho ultravioleta. Aspecto que contribui para que encontre plantas para usufruir do néctar.
Estes pássaros são atraídos pela cor vermelha, além de gostarem também de cores vibrantes. Se os beija-flores parecem não conseguir encontrar o recipiente, coloque algo com vermelho para chamar a atenção deles e deixá-los curiosos.
Assim, os beija-flores não podem ter um sono normal como os outros animais. COMO O BEIJA-FLOR RESOLVE O PROBLEMA Ao invés de dormir, os beija-flores entram em uma espécie de hibernação (estado chamado de torpor). Sua temperatura cai de 40°C para 18°C e seus batimentos cardíacos se reduzem a 50 batidas por minuto.
Quando um beija-flor visita uma casa, muitos acreditam que isso carrega um significado especial. Em termos de superstição, a presença de um beija-flor pode ser interpretada como um sinal de boas vibrações e energia positiva entrando no lar.
Se ela não voar imediatamente, coloque-o em uma caixa com a tampa coberta por um tecido leve e deixe-a em um local protegido e com pouca luz. Nessas condições, elas ficam mais calmas e se recuperam melhor. Repita a operação de alimentação de 15 em 15 minutos e aguarde os resultados.
Algumas medidas podem ser tomadas para afastá-las: 1- Retire as corolas dos bebedouros, se tiver. Para os beija-flores basta o tubinho ou mesmo um furinho com uma marca vermelha em volta para atraí-lo. As flores corolas ajudam a atrair abelhas e também servem como local para pousarem.
A dieta principal é do néctar das flores. A ave possui bico e língua longos adaptados para coletar o néctar e complementam a dieta com moscas, aranhas e formigas.
Os beija-flores machos têm a coloração brilhante, em oposição às fêmeas, que apresentam cores mais discretas e opacas. Em alguns passeriformes, como Azulões, Bicudos, Coleiros e Curiós, os machos são mais vistosos e coloridos que as fêmeas, que geralmente possuem coloração amarronzada.
De qualquer modo, a alimentação ideal para os beija-flores é o néctar das flores, portanto é melhor plantar flores adequadas à alimentação desses pássaros em vez de oferecer a água com açúcar. Mas se isso não for possível, uma garrafinha bem cuidada faz a alegria dos beija-flores e de muita gente.
São valentes, defendendo bravamente seu território contra aves maiores! E por serem ligeiros quase não possuem predadores, sendo as aranhas-caranguejeiras e algumas vespas seu maior predador.
Os beija-flores são animais leves, de pouco peso. Essa leveza nos transmite a mensagem de uma vida livre de tudo aquilo que nos sobrecarrega e nos torna infelizes, tristes e cheios de cargas emocionais que nenhum bem nos fazem. Também nos inspira a mantermos vidas iluminadas, livres de dúvidas, preocupações e medos.
O beija-flor é um símbolo de muitas coisas diferentes em diferentes culturas. Em algumas tradições indígenas, a presença de um beija-flor é vista como um sinal de boa sorte e prosperidade. Acredita-se que sua visita traga alegria e felicidade para a casa em que eles pousam.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.