Ansiedade Desta forma, quando o cão lambe o seu tutor excessivamente, sem parar, pode ser que ele esteja com algum problema de ansiedade. A causa para ansiedade precisa ser investigada, por isso, é necessário fazer uma visita ao veterinário.
É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.
Esse costuma ser uma demonstração de submissão e respeito. É a maneira mais simples que os cães encontram para mostrar aos seus tutores que os respeitam e que são gratos por pertencer àquele lugar. Muitos cães costumam desenvolver um excesso de latido para chamar a atenção de seus tutores.
Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante.
Em uma matilha, o cachorro ou o lobo lambe os animais de que gosta. Atitudes como essa, antes reservadas apenas aos membros de sua própria espécie, passaram a ser aplicadas a seres humanos – em especial aos donos – quando os cães foram domesticados. Além de afeto, a lambidela pode ser uma demonstração de reverência.
Esse pode, sim, ser um dos vários motivos por que o cachorro lambe o pé do dono. O bichinho pode demonstrar, por meio desse gesto, que gosta muito da companhia do tutor.
Então, nesse caso, o que fazer para o cachorro parar de lamber é retirar objetos perigosos ao alcance. As lambidas podem ser causadas por estresse, ansiedade e até solidão, sentimentos que podem ser agravados na ausência do tutor, por exemplo. Então, é preciso acostumar o pet a passar algum tempo sozinho.
Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.
Por que os cachorros ficam lambendo a gente toda hora?
Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento. Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde, e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.
Já é comprovado que os cães têm um “humano favorito”: aquele por quem são mais apegados, com quem dormem junto/perto, para quem pedem por comida e podem seguir pela casa. Se o pet segue você por onde for, saiba que essa é uma forma de ele demonstrar amor e mostrar que gosta da sua companhia.
O principal motivo por que cachorro lambe tudo é a curiosidade. Quando encontra algo novo em casa ou na rua, o instinto dele é cheirar para identificar quem já tocou no objeto, passou por ali, etc. O segundo motivo — e o que mais agrada ao tutor — é a demonstração de carinho.
O que significa quando o cachorro fica muito perto do dono?
Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.
Assim, quando o cachorro lambe o dono e a si mesmo sem motivo aparente, pode estar precisando de distrações. Além disso, se estiver ferido ou com alguma parte do corpo doendo, ele pode lambê-lo, tanto para limpar a ferida como para amenizar a dor, pois o ato de lamber, nos animais, libera endorfinas e acalma.
É bem provável que na primeira vez que o animal teve essa atitude o tutor reagiu de uma forma que o agradou. Pode ser que para o animal de estimação, represente uma forma de deixar o dono "mais arrumado" ou dizê-lo que é submisso a ele. Outra opção é a forma de manutenção social para os cachorros.
Claro, muito do encarar também é uma expressão de amor. Assim como os humanos encaram os olhos de alguém que eles amam, os cães vão encarar seus donos para expressar afeto. Na verdade, o encarar mútuo entre humanos e cães libera ocitocina, conhecida como o hormônio do amor.
A primeira providência, quando o tutor nota a mudança do comportamento do seu pet, em relação a lambedura é procurar o médico veterinário de sua confiança para afastar qualquer causa física como: cortes e arranhões, picadas de inseto, espinhos, fungos, bactérias, alergias (dermatites), infecções ou dor.
O primeiro passo para acabar com essa compulsão é ignorar o cão enquanto ele estiver se lambendo, com isso mostrando que ele não tem sua atenção. O segundo é estimular o gasto de energia, proporcionar momentos de distrações, deixar bastante brinquedos principalmente quando ele ficar sozinho.
Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.
Há muitas razões para o seu cão o lamber. Pode ser para demonstrar afeto ou para chamar a sua atenção. Pode também ser um sinal de stress e ansiedade. O comportamento de lamber pode parecer simples, mas na verdade é bastante complexo e pode ter diferentes significados.
Apesar de alguns estudos, incluindo um publicado na prestigiada revista Nature, afirmarem que ter um animal de estimação desde a infância pode ajudar a reduzir o risco de alergias ou doenças como a asma, os especialistas aconselham evitar o contato da boca do animal com nosso rosto e nossa comida.
O que significa quando o cachorro se espreguiça na sua frente?
Este é um movimento caraterístico que os cães fazem e que parece um espreguiçar demorado. É uma forma de os cães sinalizarem uns aos outros que gostariam de brincar. Na posição de brincadeira, o cão apresenta-se com a anca no ar e encosta a parte da frente ao chão com as patas anteriores esticadas à frente.
Meu cachorro se lambe demais. O que fazer? As lambidas no próprio corpo podem ser utilizadas pelos cães para fazer uma limpeza nos pelos ou quem sabe dar aquela coçadinha prazerosa, porém, o excesso também indica que o médico veterinário precisa ser acionado imediatamente.
Instintivamente, os cachorros costumam se lamber quando estão com algum tipo de ferida na pele e esse gesto pode se repetir também com o seu dono! Na prática, eles fazem isso como uma forma de limpeza e cuidado com o ferimento, mas deve ser evitado, tanto para a sua saúde como a do próprio animal.
Cachorros que costumam lamber o chão ou a parede compulsivamente podem ser vistos pelos tutores como animais que estão sofrendo de algum problema psicológico.