O fim dos cookies no Google Chrome está causando um grande impacto na forma como as empresas coletam e usam dados online. A fim de proteger a privacidade do usuário, o gigante da tecnologia anunciou que irá eliminar gradualmente os cookies de terceiros em seu navegador até o fim de 2024.
O fim dos cookies de terceiros, anunciado pela Google, já está em prática desde o início de 2024. Saiba mais sobre essa medida. Desde 2021, o Google já divulgava a intenção de desativar os cookies de terceiros, adotados pelas organizações em seus sites, sejam eles e-commerce ou não.
Uma vez que grande parte dos sites dependem da receita gerada por anúncios que vem nos Cookies de Terceiros. Com o fim desse recurso, a relevância das propagandas diminui, levando a um potencial redução no número de cliques e, consequentemente, na receita dos sites.
O FLoC é a alternativa do Google para os cookies e os questionamentos cada vez mais frequentes sobre privacidade dos usuários na Internet. Em tese parece resolver algumas questões, mas dá margem a outros questionamentos importantes sobre segurança e privacidade digitais.
Importante: ao excluir os cookies, sua conta pode ser desconectada dos sites que se lembram de você e as preferências salvas podem ser excluídas. Isso acontece sempre que um cookie é excluído. No computador, abra o Chrome. Cookies de terceiros.
Aceitar cookies indiscriminadamente pode abrir portas para ameaças à segurança, incluindo ataques de phishing e malware. Cookies maliciosos podem explorar vulnerabilidades nos navegadores e sistemas, comprometendo a integridade dos dados pessoais dos usuários.
Cookies de HTTP, ou cookies da Internet, são desenvolvidos especificamente para que navegadores da Web rastreiem, personalizem e salvem informações sobre a sessão de cada usuário. "Sessão" é a palavra usada para definir a quantidade de tempo que você passa em um site.
Desde janeiro de 2024, o Google já desativou os cookies de terceiros para 1% de todos seus navegadores globalmente. Com isso, ele pretende testar na prática os efeitos do "navegador do futuro" no mercado. O primeiro diz respeito aos cookies que a própria marca coleta e armazena do seu público.
Com o fim dos cookies também é possível investir em outras formas de relacionamento na sua estratégia, sem depender tanto dos dados coletados. Por exemplo, você pode incentivar os usuários a assinar sua newsletter, acompanhar suas redes sociais, oferecer recompensas e vantagens e outras táticas.
Embora os cookies possam melhorar sua experiência na web, eles também têm desvantagens: Privacidade: Cookies de terceiros podem rastrear sua atividade online, o que pode ser visto como uma invasão de privacidade. Segurança: Cookies mal-intencionados podem ser usados para roubar informações pessoais.
O objetivo dos cookies é lembrar das informações da visita para facilitar o próximo acesso e melhorar sua navegação no site. Os cookies são essenciais no marketing digital, porque permitem criar uma experiência de usuário mais relevante e melhorar sua relação com a marca.
O nome por trás dessa história de sucesso é o de Ruth Wakefield, chef de cozinha americana e considerada até os dias atuais a criadora do primeiro biscoito com gotas de chocolate – o Cookie.
Quando você usa um navegador, como o Chrome, ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.
Mas com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no segundo semestre de 2020, é obrigatório que os sites perguntem ao usuário se ele quer aceitar ou recusar os cookies. Afinal, é seguro aceitar os cookies? A princípio, sim, pois eles têm como objetivo melhorar a experiência do usuário na internet.
Eles ficam armazenados temporariamente dentro da memória RAM ou do disco rígido, e podem ser excluídos manualmente ou configurados para permanecer salvos pelo tempo que o usuário preferir. Quando você volta para o mesmo site, o navegador envia essa informação para o servidor web por meio de um “cookie”.
Um pequeno arquivo que é salvo no computador das pessoas para ajudar a armazenar as preferências e outras informações usadas nas páginas da Web que elas visitam.
O que são cookies de navegação eles são perigosos?
Cookies são ficheiro de texto muito pequenos colocados na hard drive por um servidor de web. Estes são practicamente o seu cartão de identificação, e não podem ser executados como código ou transportar víruses. São unicamente seus e só podem ser lidos pelo servidor que lhos forneceu.