Portanto, se a mulher não usa véu, é como se tivesse a sua cabeça rapada. Mas desde que é uma vergonha para a mulher cortar todo o seu cabelo, ou rapar sua cabeça, ela deve usar o véu. O homem não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem de Deus e a glória de Deus.
Usar o véu em atenção aos anjos, como diz São Paulo, significa que ela está participando de um culto de adoração a Deus juntamente com os anjos. Todas as criaturas, homens, mulheres e anjos, se prostram diante de Deus para adorá-lo e, nesse momento, todas elas devem esconder sua glória e dar glória a Deus.
Ele é utilizado para cobrir os cabelos e o corpo feminino. Seu uso varia de acordo com o tempo e o contexto social. Muitas mulheres muçulmanas usam o véu, para além da religião, como expressão de identidade.
Prega a total separação entre Estado e religião. Não mantém ligação nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não.
A mulher precisa usar véu na igreja? - Augustus Nicodemus
O que significa o véu na igreja evangélica?
Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina – e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais – faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.
Deste modo, na teologia de São Paulo o véu é um símbolo de consagração e autossacrifício. Assim como a Igreja se submete a Cristo e Cristo Filho obedece ao Pai, uma esposa está “sob” o poder e a proteção de seu marido.
Véu é um tecido ou peça de vestuário, utilizado quase exclusivamente por mulheres de diferentes culturas. O véu é usado para cobrir totalmente ou em parte a cabeça e a face.
Algumas mulheres crentes nas Igrejas de Cristo também cobrem. As igrejas pentecostais, como a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo da Fé Apostólica, a Missão Pentecostal, a Congregação Cristã e a Igreja dos Crentes também observam o véu das mulheres.
O uso do véu é obrigatório? Não é obrigatório a utilização desse item! Na igreja católica, antes da década de 1960, o uso desse acessório era comum e todas as noivas eram praticamente obrigadas a usar. Nos dias atuais, algumas mulheres optam por não usá-lo.
Lemos na Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 11, versículos 5 e 6: “Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo.
A regra é apenas uma recomendação, mas é respeitada pelos fiéis. Outra particularidade é o uso de véus pelas mulheres, que se vestem, preferencialmente, de vestidos e saias. Pede-se que elas não usem calça comprida, mas também não é uma imposição.
O véu lhe recorda que sua maternidade é sagrada, e, por isso, se cobre para indicar que, ao estar coberta, o mundo não pode daná-la nem ela pode deixar-se causar dano [à sua salvação]. E, além do mais, tudo o que é sagrado se cobre [com o véu]. 3ª. Por sua maternidade espiritual.
O significado bíblico do uso do véu refere-se a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.
Enquanto os eremitas deixavam crescer o cabelo como símbolo do seu abandono da vida terrena, na Igreja cristã, o cabelo era um sinónimo de liberdade e disponibilidade sexual, por isso, freiras e frades rapavam o cabelo ao mesmo tempo que formulavam os seus votos, já que com este ritual renunciavam aos prazeres e à vida ...
Além de representar a pureza e a modéstia, muitas noivas acreditam que usar o véu traz boa sorte e proteção para o casamento. Além disso, há superstições de que o noivo não deve ver o véu antes da cerimônia, para evitar azar.
De acordo com os dados do Censo 2010, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a Congregação Cristã ocupa a posição de 3ª maior denominação evangélica no Brasil e a 2ª entre as de vertente pentecostal, com 2,3 milhões de membros, atrás somente da Igreja Assembleia de Deus.
O véu nos ajuda no resgate da nossa fé e não só isso, mas também no resgate da feminilidade e na vivência piedosa do Santo Sacrifício da Santa Missa. Deve-se também traduzir respeito uma vez que Cristo se torna nosso hóspede.
Resumo. A Congregação Cristã no Brasil (CCB) é a primeira igreja de caráter pentecostal a se instalar no Brasil. Com 107 anos de existência no país e com milhares de membros espalhados pelo território nacional, é a terceira maior igreja protestante em número de adeptos.
As crianças e jovenzinhas devem usar somente véu branco. Já as senhoras casadas devem optar pelo preto ou pelos tons mais sóbrios como o marinho, bege, rosê, Pérola etc.
Assim, a CCB tem defendido que todo membro batiza- do que comete o pecado de fornicação (sexo antes do casamento) ou adultério não possui nenhuma oportunidade de perdão e reconciliação com Deus. Em um linguajar mais próprio, afir- ma-se que tal pessoa “perdeu o direito da vida eterna”.
Violinos, trompas, trompetes e demais instrumentos sinfônicos são proibidos para as mulheres. Às mulheres, são destinados os cargos de organistas, apenas. Isso causa muita angústia para as musicistas das Igrejas da CCB.