Próximo ao tom natural da maioria das mulheres, os castanhos são os que menos danificam os fios pois, ao contrário dos loiros, apenas depositam cor nos fios e, portanto, exigem pouca manutenção.
A técnica Balayage é uma das que entra na lista das queridinhas dos fios de quem deseja ter uma uma baixa manutenção, já que é feita com pouca tintura ou descoloração na região da raiz e vai se firmando mais no decorrer do comprimento.
De forma geral, cabelos pretos são mais fáceis de manter porque não necessitam de matização ou retoques constantes, como os loiros e ruivos. Porém, ainda assim o cabelo preto necessita de hidratações semanais para se manter saudável e livre de ressecamento e frizz.
Qual é a tinta que menos agride o cabelo? As tintas semipermanentes ou tonalizantes, são os produtos que agridem menos o cabelo, porque são livres de amônia e, por isso, são consideradas menos invasivas.
As cores mais escuras têm polímeros maiores que aderem na fibra capilar e, portanto, têm mais dificuldade de sair do cabelo nas lavagens, deixando reflexos indesejáveis.
Livre-se dos cabelos grisalhos naturalmente em apenas 5 minutos de forma permanente e natural
Qual cor de cabelo estraga mais?
Isso porque os cabelos loiros – seguidos dos ruivos e por último, dos fios escuros – são naturalmente mais finos e propensos a ressecar. Ou seja: a tolerância à tintura não tem a ver com a cor, mas com a "identidade" dos fios.
A Luminous foi considerada a pior, enquanto a Biocolor, em vez de desbotar, com o tempo foi deixando os cabelos mais opacos, escurecendo ainda mais os fios. A Pro Teste admite que a marca Márcia é difícil de encontrar, mas o preço mínimo da Imedia Excellence equivale a dois produtos da Márcia.
Cabelos claros transmitem mais suavidade e energia feminina. Eles comunicam mais acolhimento e proximidade. Se o objetivo é transmitir mais maturidade e credibilidade, escurecer os fios pode ser uma estratégia interessante. Cabelos mais escuros não significam pretos!
As colorações permanentes são recomendadas para quem quer uma coloração duradoura, pois elas agem na fibra capilar para depositar o pigmento, sendo assim, prolonga o tempo de duração. Já as colorações semi permanentes são recomendadas para quem quer apenas realçar o tom dos fios, uma vez que age na cutícula do cabelo.
Cores de cabelo: aposte nos tons quentes no outono-inverno 2024
Tons de loiro. A estação é fria, os loiros são quentes! ...
Tons escuros. Além da cor chocolate, o expert também indica o tom vermelho cherry – super em alta desde 2023 e que já indicamos aqui como obter essa cor de cabelo!
Qual a cor do cabelo que deixa a pessoa mais jovem?
Regra geral, é melhor evitar tons escuros como o preto azeviche. Tons pastel. O rosa ou o roxo dar-te-ão a tão desejada mudança de visual jovem. Não é necessário aplicar a tinta em todo o cabelo.
Fios cacheados são mais difíceis de cuidar do que os lisos? A resposta é não. Isso porque os dois tipos de cabelo têm as suas particularidades, que demandam uma rotina de cuidados para que os fios possam sempre estar saudáveis e bonitos.
Qual tipo de cabelo tem mais frizz? O frizz pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, mas é mais comum em cabelos cacheados e crespos. Isso ocorre porque cabelos cacheados e crespos tendem a ter cutículas mais elevadas. Assim, ocorre maior absorção de umidade do ambiente, sobretudo quando a umidade está alta.
A coloração sem amônia é semi permanente e age na pigmentação do fio na cutícula capilar. Ela é recomendada para todos os tipos de cabelos, inclusive os quimicamente tratados, pois não irão trazer danos maiores aos fios, agindo apenas na cutícula capilar.
O primeiro passo para descobrir o tom de cabelo ideal é analisar o seu fototipo, que nada mais é do que o tom da sua pele, que pode ser claro, médio ou escuro. “Um ponto importante é que nem sempre quem tem pele clara combina com cabelo claro, e nem sempre quem tem pele escura combina com cabelo escuro”, diz Vivi.
O que danifica mais o cabelo tintura ou tonalizante?
Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade. Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta.
"Entre os tons que funcionam para disfarçar os brancos estão o champanhe, platinados ou beges, que ajudam a prolongar o retoque. Eles podem ser usados em todo o cabelo ou como luzes, que também disfarçam os grisalhos e rejuvenescem", contou Ivan.
O preto, que carrega consigo o título de ser um tom difícil, é uma cor bem densa e dá um ar de sobriedade ao visual. Consequentemente, essa seriedade também fará com que a aparência fique mais envelhecida. Para um aspecto mais jovial, fuja de tons muito escuros, que vão tirar a luminosidade do look.
"Crianças não devem e não podem pintar o cabelo, pois seus fios são mais finos e a pele mais sensível. Isso pode ocasionar alergia no couro cabeludo e na pele", alerta Ruth Ferreira, sócia do Studio Carpe Diem, salão unissex que reúne beleza e estética no Rio de Janeiro.
Pesando os prós e os contras de colorir as madeixas ou criar mechas para mudar o visual, a primeira opção leva vantagem em relação a ser menos prejudicial à saúde dos cabelos.