Jesus Cristo morreu na cruz em atroz sofrimento. Por isso mesmo, muitas denominações protestantes alegam que o crucifixo não deve ser usado como símbolo da fé cristã, já que Cristo ressuscitou e não está mais pregado à cruz.
A cruz é vista como sinal universal de salvação (p. 14-21), ou seja, os pensamentos dos Padres da Igreja mostram que estes viam a cruz de maneira muito positiva. Para eles, a cruz não era em primeira instância um símbolo do sofrimento e da morte, mas um símbolo da vida, da vitória do amor sobre o ódio do mundo.
Algumas religiões protestantes não aceitam o uso de crucifixo em jóias ou bijuterias pois entendem que este ato é uma adoração à imagem da cruz, que por sinal, carregava um Cristo morto pregado nela. Como diz a Bíblia condenar o ato de adoração à qualquer imagem, o Cristão protestante não faz uso de tal simbologia.
Para a Igreja Batista Vale de Benção, a presença da Cruz vazia não interfere na crença de que não se deve adorar imagens. Esta Cruz, para a congregação, não é objeto de adoração, veneração ou culto, é um objeto de identificação do templo cristão, que lembra o significado da Cruz.
O crucifixo é um símbolo cristão diretamente associado à Igreja Católica, já que, na sua grande maioria, as denominações protestantes costumam usar apenas a cruz em vez do crucifixo.
Por que evangélicos não fazem o ''sinal da cruz''? - Augustus Nicodemus
O que simboliza a cruz na Igreja evangélica?
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes.
É especialmente importante na Igreja Católica, mas também é usado na Igreja Ortodoxa Oriental, na maioria das Igrejas Ortodoxas Orientais (exceto a Igreja Armênia e Siríaca), no luteranismo e no anglicanismo.
Também representa a vitória do Filho de Deus sobre a morte e pode ser apresentada com a imagem do próprio Cristo crucificado (nesse caso, leva o nome de crucifixo). Católicos romanos, ortodoxos orientais, alguns ramos do luteranismo e do anglicanismo muitas vezes fazem o sinal da.
Este gesto tem sentido de consagração de nossa vida a Deus, a quem reconhecemos pertencer. Somos batizados exatamente com este sinal que significa e realiza, pela graça santificante, nossa filiação adotiva de Deus mediante Jesus Cristo.
O crucifixo é usado para demonstrar o amor e o respeito dos cristãos por Jesus. Ele é formado pela cruz com o corpo sagrado de Jesus sobre ela. Representando a cruz onde Jesus Cristo se sacrificou pela humanidade. Por isso tem-se este nome, que se dá pela junção das palavras CRUZ + SACRIFÍCIO = CRUCIFIXO.
Acredita que a Bíblia é inquestionável pois é a Palavra de Deus. E o centro de seus cultos é Deus e seu Filho, imagem de Deus, e só. Então, não considera Maria, reconhecidamente mãe de Deus, como uma intermediadora entre Cristo e o homem pois isso não é bíblico, não há versos na Bíblia que provam isso.
Era símbolo de maldição, da maior humilhação que uma pessoa poderia sofrer. Nela, estavam os maiores pecadores e criminosos, que recebiam como pena de morte a crucificação. O Livro do Deuteronômio diz: “Maldito seja aquele que for pregado no madeiro”. Jesus, Nosso Senhor e Salvador, morreu na cruz.
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
Para os católicos, a cruz, como lugar do sacrifício de Cristo, é o princípio da salvação dos homens. Por isso, diz o Catecismo Católico, no parágrafo 617, a Igreja a venera professando nela sua esperança: "Salve, ó Cruz, única esperança".
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.
Qual a diferença entre a igreja católica e evangélica?
As diferenças entre protestantismo e catolicismo incluem a interpretação da Bíblia; a ênfase na salvação pela fé (protestantismo) versus a combinação de fé e obras (catolicismo); a autoridade papal (catolicismo); e a diversidade denominacional, mais pronunciada no protestantismo.
A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 32 E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.
A cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. [Foto: Freepik] Foi uma crucificação a forma de morte por que passou Jesus, e com ela, segundo o ensino cristão, ao mesmo tempo se cumpriu uma condenação humana e se propiciou a salvação vinda de Deus.