As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
Como as vogais tônicas “e” e “o” estão no final da sílaba e são seguidas das consoantes nasais “m” e “n”, o Acordo aceita tanto o acento agudo como o acento circunflexo em palavras como pênis/pénis, tênis/ténis, bônus/bónus, ônus/ónus, tônus/tónus, Vênus/Vénus.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
[PEL] Por que "café" tem acento e "cafezinho" não?
Por que água tem acento?
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.
Se você tem dúvidas sobre ortografia (uso dos acentos gráficos, em especial), a dica a seguir vai ajudar bastante: palavras paroxítonas terminadas em i e u, seguidas ou não de s, são acentuadas.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
As normas determinam que as palavras graves terminadas em ens não são acentuadas (exemplos na alínea a do 2.º da Base IX do Acordo de 1990). Assim, para o Brasil é: dolmens, semens, lumens, edens, hifens, germens, abdomens, palavras graves.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
A palavra “parabéns” classifica-se gramaticalmente como um substantivo masculino e plural. Por isso o correto é dizer “vamos cantar os parabéns”, “meus parabéns a você”, “esses parabéns estão atrasados”.
Pois então. Segundo a nova ortografia, as paroxítonas cujo acento recaía sobre o “u” (quando este fazia hiato com o ditongo anterior) perderam o acento.
Joia tem acento? Segundo a nova regra ortográfica, as palavras paroxítonas — aquelas que têm a penúltima sílaba tônica — que contêm ditongo aberto tônico Éi ou ÓI não são mais acentuadas. Acertou quem apostou na palavra “joia“, sem acento!
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.
Porém, no plural, esta palavra existe e está plenamente correta. Isto é, gases é o plural de gás, que significa estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que a contém. Frases com a palavra gases: Na natureza, existem gases nobres.
A grafia correta da palavra é GAZE , com a letra Z. E no plural, escrevemos gazes ou compressas de gaze. Exemplo de aplicação em uma frase: “Seque a pele em volta usando compressas de gaze”. Repare que a palavra “ gase “ sequer existe.