Abaixo de 10 mil pés, a carga de trabalho dos pilotos está mais pesada, então eles avisam os comissários quando estão cruzando dez mil pés para avisar que a partir daquela altitude, se eles precisarem entrar em contato com os pilotos, está liberado.
Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave. Durante a decolagem, por exemplo, os comissários de bordo são instruídos a não entrar em contato com a cabine até ouvirem esse aviso – a menos que haja uma emergência, é claro.
Por isso, nenhum tripulante deve acionar os pilotos durante esse momento, que inclui operações de táxi, decolagem, pouso e sempre que a aeronave estiver voando em uma altitude inferior a 10 mil pés - o equivalente a aproximadamente 3 mil metros.
Um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é doze polegadas. Esta medida é amplamente usada na aviação e atualmente equivale a 30,48 centímetros.
Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
A 10.000 pés (cerca de 3.3000 metros de altura), você e seu instrutor saltam conectados, com um pára-quedas confeccionado para 2 pessoas que, após 40 segundos de queda livre a mais de 200 Km/h, será acionado pelo instrutor.
Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados. Já escolheu seu próximo destino?
A altitude de cruzeiro de um avião comercial depende de seu tamanho, mas geralmente ocorre quando o avião atinge entre 30 mil pés e 40 mil pés no ar (entre 9,1 km e 12,1 km).
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).
2- Por que tem que abrir a janela (persiana) do avião na decolagem? Os comissários de bordo pedem para abrir as persianas das janelas do avião durante a decolagem e o pouso para que possam avaliar quaisquer perigos externos. A tripulação precisa ver partes estratégicas do avião para avaliar uma emergência.
Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Quem já viajou alguma vez em um avião comercial teve a oportunidade de perceber que os pilotos sempre emitem um aviso aos demais tripulantes quando o voo cruza a altitude de 10 mil pés (3.048 metros), seja durante a subida, seja na descida.
Assim como na decolagem, a velocidade de pouso também varia não apenas de acordo com cada avião, mas também de acordo com as condições da aeronave no momento do pouso. Os jatos comerciais geralmente tocam a pista de pouso com velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h).
Qual a temperatura máxima que o ser humano aguenta na Terra?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
Recordes. O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.