Na versão da Bíblia do Rei Jaime, o termo "Magos" foi derivado da palavra grega "magoi". Essa palavra, comumente traduzida como "Magos" em português, tem sua origem no persa e se refere aos sacerdotes da antiga religião da Pérsia.
Os termos usados são “magos”, “sábios”, “homens que estudavam estrelas” e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo “magos” poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos ou astrólogos.
Na tradição cristã, os três reis magos eram sábios que vinham do Oriente à procura do menino Jesus. Ao encontrarem Cristo, prestaram-lhe culto e deram-lhe presentes.
O nome de cada um deles tem significado: Melchior — significa: “Meu Rei é Luz”; Gaspar — significa: “Aquele que vai inspecionar”; Baltazar — significa “Deus manifesta o Rei”.
Os escritos do Evangelho Apócrifo descrevem no capítulo 5, versículo 10, que “os reis magos eram três irmãos: Melquior, que reinava sobre os persianos; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes”.
OS TRÊS REIS MAGOS SÃO UM MITO? A BÍBLIA FALA DELES?
Qual era a religião dos reis magos?
Os Três Reis Magos ou simplesmente Reis Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi) são personagens da religião cristã que teriam visitado Jesus após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.
Primeiro, ele recorre a uma explicação literal, dizendo para que servem o ouro, o incenso e a mirra: "Os magos tinham ouro, incenso e mirra: o primeiro, evidentemente, corresponde a um rei; o incenso é usado no sacrifício a Deus; a mirra, por fim, embalsama os corpos dos mortos."
A Estrela de Belém está relacionada com a narrativa bíblica do nascimento de Jesus Cristo. É um dos símbolos do Natal, sendo apresentada como a estrela que guiou os Reis Magos até o local em que Jesus havia nascido, Belém, que deu nome ao astro guia.
Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. Em formato de estrela, a fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598.
Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (um tipo de óleo para ungir também usado em embalsamamento). Os presentes tinham significado importante naquela época, além de serem objetos caros.
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
Segundo a tradição cristã, três reis magos teriam viajado do Oriente a Jerusalém, em Israel, durante o reinado de Herodes. Ali, anunciaram o nascimento de seu futuro rei, Jesus, em Belém, e seguiram uma estrela no caminho para conhecer o recém-nascido, levando como presentes ouro, incenso e mirra.
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Os três reis magos buscavam o nascido rei dos judeus com o objetivo de adorá-lo e levaram como presente ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade”, explica Guilherme.
Os 3 reis representam as 3 raças distintas que se conheciam. Mas também podem representar as 3 idades (juventude, idade madura e velhice), sendo eles representados de acordo.
Uso prático: A mirra, um óleo amargo de uma resina vegetal, também tinha valor econômico, mas talvez fosse mais útil a Maria e José por seus usos medicinais.
Quanto ao simbolismo da mirra como um presente para Jesus, assim como o incenso indica o reconhecimento dos Magos da Sua natureza divina, assim a mirra celebra a Sua humanidade. Isto porque, nos tempos antigos, a mirra era usada, entre outras coisas, para a adoração dos mortos.
s. m. || sábio, perito no culto da religião. [Aplica-se aos antigos sábios e sacerdotes da Pérsia, que se dedicavam em geral a tudo que dizia respeito à religião e política do reino, e em especial ao estudo dos astros.] || Mágico, feiticeiro. || Os reis magos 1. .
Os Magos guiados pela luz da estrela buscavam um caminho para um novo tempo, uma nova era de esperança e fé. Nós somos convidados, todos os dias, a seguir este caminho, contemplando a luz do amor que Jesus nos ensinou. Mas ainda parece que o amor verdadeiro está bem distante de nós, e, que não temos os olhos de ver.
A narrativa bíblica conta que três magos oriundos do Oriente seguiram a estrela de Belém para cultuar e ofertar presentes ao recém-nascido Jesus. O único registro a respeito dos magos na Bíblia é encontrado no Evangelho de Mateus, no capítulo 2, versículos 1-12.
Passou para a guarda da Marinha no início do século XX, quando ocorreu a instalação de um farol que funcionou, também, como morada do faroleiro e sua família. Após sofrer um grave processo de degradação, o Forte foi tombado pelo Iphan, em 1949, e restaurado entre 1953 e 1958.
O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.