Porque pessoas acima de 45 anos não podem tomar a vacina da dengue?
Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina.
Porque a vacina da dengue não pode ser aplicada em idosos?
Por que idosos não foram priorizados em vacinação contra a dengue? Grupo com o maior número de hospitalizações no Brasil, os idosos não são prioridade na vacinação contra a dengue no SUS devido à falta de dados sobre eficácia da vacina Qdenga em pessoas com mais de 60 anos e menos de 4 anos.
A vacina é recomendada para pessoas de 4 a 60 anos que residem em áreas com circulação do vírus da dengue. A vacina deve ser aplicada via subcutânea, em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A pasta recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação dessas doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para pessoas de 10 a 14 anos.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da vacina contra dengue? Compartilhar: Os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça e cansaço. Algumas vezes, pode haver sonolência, perda de apetite e febre, além de irritabilidade em crianças.
Quanto tempo dura a Vacina da Dengue? A vacina da dengue oferece proteção contra o vírus da dengue durante até 5 anos após a primeira dose, o que a torna ainda mais importante para a saúde pública de regiões endêmicas.
Embora a imunidade para o vírus da dengue seja sorotipo específica, admite-se que por um período de 1 a 3 meses após a infecção por algum tipo, o indivíduo apresente alguma imunidade cruzada contra os demais.
Ainda de acordo com a ABCVAC, alguns estabelecimentos privados já relataram a falta do imunizante devido à alta procura. A fabricante deve entregar 6,6 milhões de doses até o fim de 2024 e há a previsão de mais 9 milhões de doses a serem disponibilizadas para o país até 2025.
Estudos observaram que após 30 dias a primeira dose da vacina consegue reduzir o risco de uma pessoa pegar a doença em 81%. Para uma proteção duradoura, é necessário tomar duas doses da vacina, com um intervalo de 3 meses entre elas.
Inicialmente, a prioridade para vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue (16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023) na população-alvo da vacina.
Quem tem acima de 60 anos pode tomar a vacina da dengue?
“Em médio prazo, acredito que haverá uma discussão sobre a liberação da vacina contra a dengue para a população com mais de 60 anos”, disse. “No presente momento, os idosos não são elegíveis.
A maioria das pessoas com essa inflamação se recupera. No entanto, caso ela se dissemine pelo coração, pode resultar em insuficiência cardíaca crônica e outros problemas sérios. A infectologista da SBI também alerta que as complicações da dengue grave podem prejudicar fígado e rins.
De acordo com a instituição, assim como a Qdenga, a vacina brasileira não foi testada no público acima de 60 anos e, por isso, não é recomendada para essa faixa etária. "O imunizante é feito com vírus atenuado, ou seja, enfraquecido.
Imunodeficiência: Pessoas com imunodeficiência, incluindo aquelas que estão em tratamento imunossupressor ou que têm condições que afetam o sistema imunológico, não devem receber a vacina QDENGA®. Isso ocorre porque o vírus atenuado na vacina pode representar um risco para esses indivíduos.
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local da injeção, mal-estar geral, fraqueza, infecções do nariz ou garganta , febre, diminuição do apetite, irritabilidade e sonolência.
As crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue em 2024. O grupo concentra o maior número de hospitalizações, depois de pessoas idosas, e deve receber duas doses pelo SUS (Sistema Único de Saúde) — o intervalo entre elas é de 3 meses.
Quais são as reações da vacina da dengue? Os efeitos adversos mais frequentes são geralmente leves e de curta duração e incluem cefaleia, dor no local de aplicação, mal-estar e dor muscular. Por se tratar de uma vacina atenuada, febre poderá ocorrer no período de até 14 dias após a vacinação.
Atualmente, existem duas vacinas contra a dengue no Brasil. Ambas são atenuadas e previnem a infecção causada pelos quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.