Por que descasca? Revestimentos desenvolvidos através de compostos químicos, como o poliuretano, que se assemelham a a um tipo de vinil ou resina, com o tempo, tendem a rachar devido ao ressecamento do material, que fazem o tecido literalmente esfarelar.
A poeira pode ajudar no ressecamento do “couro PU”. Nunca coloque sua cadeira exposta ao Sol. Evite contato direto com partes suadas do corpo, o suor corporal pode acelerar o processo de ressecamento do produto.
Outros cuidados para a sua jaqueta de PU não descascar
Tire a jaqueta do guarda-roupas com frequência. Assim, você evita mofo e outros problemas; Não deixe ela exposta a luz do sol ou perto de fontes de calor; Hidrate a peça de vez em quando usando hidratante corporal, óleo ou creme de cabelo.
Durabilidade: Esse material é conhecido por sua durabilidade e resistência ao desgaste. Com os cuidados adequados, os produtos de PU podem durar muitos anos, mantendo sua aparência e qualidade.
Mantenha suas roupas de poliuretano em um local fresco e arejado. Utilize capas de tecido para protegê-las do acúmulo de poeira e para permitir a respiração do material. Evite dobrar excessivamente as peças para prevenir marcas permanentes.
Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em revestimento sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa. Pode ser creme para pentear, hidratante corporal sem álcool ou óleos essenciais.
Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.
No caso do material sintético, essa etapa é ainda mais crucial, prevenindo rachaduras. Embora seja possível usar hidratantes corporais comuns, o ideal é sempre apostar em produtos profissionais voltados para o material. Na prática, é só espalhar o creme pelo tecido e deixar absorver.
Não deve ser aplicado em superfícies úmidas ou molhadas; Resistência à alta temperatura limitada; Variedade ampla de formulação, pode levar às mais diversas qualidades de selante pu.
Chega ao mercado o Tira Silicone Gel, considerado único produto capaz de remover silicone e PU (poliuretano) em vidros, plásticos, metais, pedras e porcelana.
O tempo de secagem e cura da cola PU pode variar dependendo do tipo de adesivo, das condições de temperatura e umidade, e da espessura da camada aplicada. No entanto, em geral, a cola PU pode levar cerca de 2 a 4 horas para secar ao toque e 24 a 48 horas para curar completamente.
O ato de balançar as mãos ou soprar as unhas não são as melhores tentativas para secar o esmalte mais rápido, visto que podem criar bolhas de ar. Em vez disso, utilize um secador no modo frio em uma distância de 20 cm.
Para prolongar a vida útil de qualquer peça, feita em couro sintético ou ecológico, é preciso hidratar. Existem cremes especiais para tecidos, mas você também pode usar óleos ou cremes comuns, mas dê preferência aos que contém ureia.
O couro em contato com o calor pode ressecar, fazendo com que a sua jaqueta comece a realmente descascar. Por isso, colocar a sua jaqueta no sol pode ser muito prejudicial para ela, fazendo com que ela fique danificada e até mesmo deformada. O mesmo ocorre com o ferro de passar roupas.
O Tecido Sintético (PU) é o mesmo material que o couro comum. Sim, ele é produzido exclusivamente de pele animal. Então, você se pergunta por que ele é ecológico se é feito apenas de pele animal? A diferença não está na matéria prima e sim na forma de produção.
A maioria dos Couro PU, são de baixa qualidade e acabam descascando muito rápido. Por isso, é o tipo de material que você deve evitar ao pensar em acabamentos para movelaria. Tendo em vista que, não irá oferecer sequer a durabilidade de 2 anos para o seu móvel ser usado diariamente.
No geral, as roupas de material sintético devem ser hidratadas a cada poucos meses para evitar rachaduras derivadas do ressecamento no material. Para isto, você pode utilizar óleo vegetais, como o de amêndoa, e até mesmo os hidrantes corporais neutros e sem corantes.
O PU40 é mais duro, possui efeito emborrachado é e comumente utilizado em locais que sofram menos movimentações. Já o PU30 possui consistência mais gelatinosa, podendo ser utilizado em locais que sofram maiores movimentações.
Assim, o PU se destaca no ambiente interno e longe dessas ameaças. Ele é um dos preferidos nas juntas de dilatação de grandes estruturas, aplicação de pisos e laminados. Isso é por conta de ele ter diferentes tipos de durabilidade conforme formulação. Já o silicone é o selante mais versátil.
Os selantes são classificados a partir da medida conhecida como dureza Shore, seguindo uma regra: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto, ou seja, mais flexível ele é. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU30 e PU40 está relacionada à elasticidade. Ou seja, o PU30 é mais flexível que o PU40.
Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio. Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos.
Isso porque a cura do PU começa quando o produto aplicado entra em contato com a umidade presente no ar, em temperatura ambiente. Vale destacar ainda que a quantidade de PU selante aplicada e o peso das peças fixadas também são determinantes para o tempo de cura, que, geralmente, varia de 24 e 48 horas.