Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
Mas porque a prata escurece? Primeiro é importante entender que existem fatores internos e externos ao nosso organismo. O principal fator interno é o ácido úrico e enxofre que são liberados pelo nosso corpo quando através do suor liberamos toxinas e sais minerais que escurecem a prata.
1 – Seque as peças com uma flanela após o uso e guarde em local seco e sem luz, de preferência em saquinhos de tecido. 2 – Evite passar perfume na região das jóias de prata. 3 – Água sanitária e água oxigenada tiram o brilho da prata. Mantenha longe desses produtos químicos.
Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior. Ainda hoje acredita-se que usar uma joia em prata em um ambiente com energias negativas o metal reage a estas negativas escurecendo de uma forma repentina, por esta fonte de proteção energética que ela possui por sua natureza.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
POR QUE PRATA EMPRETECE, EVITE COM 3 DICAS INCRÍVEIS
Porque a prata fica escura em contato com a pele?
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
O desgaste a longo prazo e a composição química do nosso corpo gradualmente enfraquecem ou escurecem o brilho da prata. Sua prata também vai manchar se apenas ficar guardada na cômoda. A prata é um metal muito reativo. Perde o brilho original porque reage quimicamente com o ambiente à sua volta.
Coloque 200 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e a peça de prata dentro de uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e deixe a mistura agir por alguns minutos na peça. Quando a água estiver morna, retire a prataria, enxágue e seque-a bem.
A prata é considerada um amuleto poderoso, nos protegendo de energias negativas. A prata tem sido reverenciada há séculos como um poderoso condutor de energia.
Medicina: devido às suas propriedades antimicrobianas, a prata é usada em curativos e produtos médicos e para prevenir infecções em feridas e queimaduras, pois os íons de prata são eficazes contra uma ampla gama de bactérias, vírus e fungos.
A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem. Essa técnica de limpar prata com vinagre pode ajudar a remover a oxidação e restaurar o brilho das suas peças.
O que fazer para a prata não ficar mais preta em meu corpo?
Grande luminosidade e calor intenso também contribui para o escurecimento da prata, evite expor suas peças a ele. Após o uso, limpe as peças com uma flanela macia; Periodicamente, mesmo que suas joias em prata não estejam em uso, faça uma limpeza completa.
Transmite energia boa – A Prata tem a capacidade de transmitir sensações maravilhosas pelos benefícios que esse metal precioso pode proporcionar à saúde física e emocional. É conhecido pelo grande poder de alinhar e influenciar o funcionamento do corpo astral e físico.
É verdade que a prata não escurece? A resposta é: não, não é verdade, esse é um dos grandes mitos do universo da prata! Pois é, toda prata, em algum momento, oxida, ou seja, escurecerá. Toda peça feita com esse metal passa por um processo de oxidação natural, independentemente do seu tipo.
Em contrapartida, o suor tem seu potencial que responde porque a prata fica preta no corpo. Principalmente, porque ele é composto de sais minerais dissolvidos e água. Além disso, os sais, especialmente o cloreto de sódio, misturam-se com o dióxido de enxofre ou gás sulfídrico.
Ao contrário do ouro e da platina, a prata consegue ser mais acessível a nível económico, tornando-se uma boa alternativa para anéis de noivado e compromisso. Além disso pode ser usado no dia-a-dia em substituição de joias de ouro.
A prata está associada à pureza, intuição e harmonia, trazendo sentimentos de calma e equilíbrio. Presentear alguém com uma joia em prata pode transmitir sentimentos de apreço, amor e gratidão, tornando o presente ainda mais significativo e memorável.
Transmite boas energias: Muitos acreditam que assim como outros produtos da natureza, a Prata transmite boas sensações e atrai boas vibrações. Além disso, quando escolhido modelos místicos como: olho grego, mão de Fátima, anjos etc a proteção e renovação de energias se intensificam.
Azul claro: oferece proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza. Vermelho: traz poder, energia, amor e determinação ao amuleto. É a cor do desejo e da paixão.
Já o suor, é composto basicamente de água e sais minerais, principalmente o cloreto de sódio que ajudam a superfície da Joia em Prata a se misturar com esse gases, facilitando a reação formadora da camada escura.
Tal como acontece com algumas pedras preciosas, a prata ajuda a equilibrar alguns elementos do organismo. A energia que este metal carrega faz com que, ao usar uma joia de prata, os seus vasos sanguíneos expandam, o que é fundamental para a formação e recuperação dos ossos e da pele.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de Ouro, Prata, e Moeda antiga.