Desgaste natural: Como qualquer peça do veículo, o coxim do motor tem uma vida útil (ou tempo de durabilidade). A constante vibração e os impactos que absorve ao longo dos anos causam desgaste natural, levando à sua falha.
O que pode acontecer quando o coxim do motor quebrar?
O que acontece se o coxim quebrar? Os efeitos colaterais variam de acordo com o modelo de carro. Em alguns automóveis essa quebra solta um pouco o motor e desgasta mais outros coxins. Nas condições de coxim do motor quebrado, um motorista que tem costume de pisar fundo no pedal pode quebrar os demais coxins.
A peça também sofre desgaste natural com o tempo, pois a borracha se degrada e perde a capacidade de absorver as vibrações. Quando o coxim está ruim as vibrações do motor transmitidas para o resto do carro aumentam. Além disso, a peça começa a fazer barulho.
Ignorar um coxim do motor quebrado pode resultar em consequências indesejadas, como danos aos componentes do motor, ao sistema de escapamento e até mesmo ao chassis do veículo. Além disso, a falta de amortecimento adequado das vibrações pode tornar a condução desconfortável e comprometer a segurança.
Normalmente, o coxim possui uma vida útil de dois a três anos, variando de acordo com o modelo do automóvel e, é claro, os cuidados diários durante o funcionamento. Quanto mais for exigido do componente, menos tempo ele dura.
COMO TIRAR FOLGA E BARULHO DO COXIM DO SEU CARRO! SUSPENSÃO MACIA E DIREÇÃO MUITO LEVE!
O que danifica o coxim?
Porém, existem algumas atitudes que podem acelerar o processo de desgaste. Se você tem o costume de acelerar de forma muito firme em ladeiras, rampas, lombadas e similares, saiba que esse é um dos hábitos que pode desgastar os coxins antes do tempo.
Carros populares têm peças mais baratas e custam, em média, R$80 reais. Modelos de carros importados, com motores mais potentes e maiores, como as SUVs, em geral, têm peças mais caras, podendo ultrapassar fácil os R$160.
Conhecido também como calço do motor, o coxim é o responsável por evitar maior vibração naquela região do seu carro. Em geral, a peça é feita de vinil, liga metálica ou de borracha. Nos carros populares são utilizados três coxins.
Onde esse componente está localizado? Os coxins do motor são posicionados em pontos estratégicos, entre o motor e a lataria do veículo. Sendo assim, esse componente é capaz de isolar as trepidações geradas pelo funcionamento do motor, filtrando a vibração na cabine do carro.
Carro vibrando muito: Um coxim ruim pode fazer com que a vibração da peça que ele apoia passe para a estrutura do carro, então esse é o primeiro sintoma, muito comum nos coxins de escapamento e motor.
Quando o coxim está desgastado, os pneus tendem a pular se o carro estiver passando por superfícies irregulares. Assim, o padrão de desgaste do pneu se tornará irregular, fazendo com que o piso pareça ondulado. E esse sinal demonstra que existem problemas no amortecedor ou no coxim.
Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode vir a se desgastar, provocando ruído na suspensão. O ideal é que a cada 10 mil quilômetros rodados seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins.
O coxim, assim como qualquer peça de um veículo, apresenta danos com o passar do tempo, mas alguns fatores podem acelerar esse desgaste natural, como, por exemplo, falta de revisão periódica, negligência com a manutenção automotiva, passagem em ruas muito esburacadas e sem estrutura, alta velocidade em lombadas e ...
Andar com o coxim estourado, como consequência, causa danos diversos, já que a peça que segura o motor não estará operando corretamente. A quebra do coxim é ocasionada por acidentes, sobrecarga ou desgaste natural.
Em média, o coxim do motor deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros ou 3 anos, mas esse tempo pode diminuir caso o motorista não tenha cuidado ao passar em valetas, lombadas, acelere o carro com muita veemência ao sair de um farol ou mesmo do trânsito.
Como forma preventiva, mesmo sem os sinais e sintomas apresentados, é recomendável que se faça a substituição do coxim do motor a cada três anos, pois dificilmente a peça apresentará um funcionamento regular após esse período. A Spicer oferece uma linha completa de coxins de motor para veículos da linha pesada.
Função do Coxim Amortecedor é dar apoio ao conjunto da suspensão do monobloco do veículo, promovendo a absorção de ruídos, choques e vibrações. Além disso, o coxim amortecedor é composto de um rolamento que tem a função de garantir o movimento giratório das rodas dianteiras, transmitido pela direção do veículo.
Passar em alta velocidade por buracos ou lombadas, pisar fundo no acelerador ao dar a partida e o costume da condição agressiva – esses são típicos comportamentos de motoristas que desgastam rápido o coxim.
O componente pode ser chamado também de suporte de motor, e fica em pontos estratégicos do alojamento do propulsor como um intermediador de apoio entre o motor e a lataria. Um veículo comum, por exemplo, costuma contar com 3 coxins no cofre do motor, enquanto em um utilitário maior já pode passar de 5.
A causa da vibração pode estar no desalinhamento dos eixos rotativos da máquina. Pode ser um desalinhamento angular, paralelo ou combinado. No exemplo acima, você pode ver os três tipos de desalinhamento entre um motor e bomba, por exemplo.
A substituição de itens como coxins, batentes e coifas pode até ser necessária. Contudo, vários componentes como buchas de suspensão e de subchassi e terminais de bandeja são importantes na revisão, mas normalmente são projetados para durar 60.000 km.