Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
Por exemplo, omolocum, uma comida feita com feijão fradinho, e camarão com gengibre. Ela também gosta muito de ipetê, que é uma comida preparada com inhames e com temperos específicos. Um ipetê especial para Oxum é o feito com banana-ouro.
10 CURIOSIDADES SOBRE A ORIXÀ OXUM ,A RAINHA DA AGUÁ DOCE ,SEUS FILHOS ,SUA ORIGEM ,SUA HISTORIA .
Qual é a fruta de Oxum?
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
O amarelo-ouro é a cor preferida da orixá e a sua principal característica é a determinação. O difusor da deusa da cachoeira, lagos e rios traz a fragrância Flor de Laranjeira que favorece àqueles que buscam amor, alegria e bom humor.
Características Negativas: chantagistas, choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados, possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os problemas alheios, adoram criticar.
Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...
A divindade rege o amor, a família e a prosperidade
Aproveite o dia da divindade para fazer uma simpatia para atrair riquezas. Pegue uma fatia de mamão e coloque em um prato branco. Regue o pedaço da fruta com mel e ponha 7 moedas, mentalizando a prosperidade na vida financeira.
Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.
É notável a variedade desses materiais: o alguidar com as partes dos bichos destinadas a Oxum, pratos de barro com comidas frias (cada um composto de diferentes ingredientes), flores, ingredientes cozidos como milho branco, arroz, fava, feijão preto, e ingredientes crus como milho de pipoca, aos quais se agregaram ...
Pegue um melão, parta ao meio e retire os caroços. Escreva o nome da pessoa num papel a lápis com seu por cima fazendo um emaranhado e coloque no meio desse melão. Misture pó de ìyèròsùn, aridan ralado com açúcar mascavo e cubra o papel com os nomes.
Alguns aromáticos que fazem parte da base do perfume: benjoim, baunilha, madeira guaiaco, cera de abelha, e ládano. O coração do abebé é repleto de flores brancas e amarelas. Doce e poderoso. Coração que caminha tanto pelos mistérios noturnos quanto pelo brilho dourado do sol.
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
a orixá rainha do ouro gosta de. Flores amarelas, lírios, frutas amarelas como melão e banana, Mel e comidas doces, milho branco, arroz, fava, feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o miu Luca, que consiste na mistura de feijão, fradinho, cebola, sal e camarão.
Um terceiro exemplo emblemático é a comida oferecida a Oxum, uma orixá cuja história faz referência à fertilidade. Por consequência, suas oferendas remetem à fecundação e um dos alimentos mais explorados para esse fim é o ovo.
Os itens podem ser desde pequenas frutas até flores e moedas. Algumas das oferendas listadas nesse artigo são livres de ingredientes de origem animal. Oxum é a Orixá que reina sobre as águas doces e cachoeiras, sendo a deusa do amor, da fertilidade, da prosperidade, da riqueza material e espiritual e da beleza.
ÒSUN - OXUM: Colônia, estimula o amor e carinho. Deve ser usada para união sentimental. YÁNSÀN - YANSÃ: Maçã, atrai vitalidade e dinamismo. Deve ser usada para esquentar as paixões.
A oração para Oxum, orixá da fertilidade, é indicada para pedir fartura e prosperidade. O elemento que lhe representa é a água doce, símbolo universal da riqueza e prosperidade, que está nos rios, lagos, fontes, cachoeiras e regatos.