Porque quem mora no Rio de Janeiro é chamado de carioca?
No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").
Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.
Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).
Como se chama uma pessoa que mora no estado do Rio de Janeiro?
O termo “fluminense”
Já a palavra“fluminense” vem do latim flumine ( rio) mais o sufixo ense (natural). O termo é mais abrangente, pois se refere às pessoas que nasceram em qualquer parte do Estado do Rio de Janeiro, incluindo, é claro, a capital.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).
Fluminense ou Carioca - qual a origem? [Pablo Jamilk]
Como que se chama a pessoa que nasceu no Rio de Janeiro?
Rio de Janeiro- Quem nasce na capital do Rio de Janeiro é Carioca. A cidade, fundada em 01/03/1565, tem cerca de 6,2 milhões de habitantes. Natal- Quem nasce na capital do Rio Grande do Norte é Natalense.
Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.
Carioca é o gentílico oficial do município do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, também podendo referir-se, como adjetivo, a tudo que pertence ao município do Rio de Janeiro, como por exemplo aos seus bairros.
Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.
Popularmente, falamos que quem é nascido, criado e possui pai e mãe Cariocas, é considerado “Carioca da gema”. “Da gema” nesse sentido significa que, sendo o individuo oriundo de dois Cariocas, este já era carioca antes mesmo do seu nascimento.
4- Mermão. Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Seja como for, durante o período colonial, quem nascia na capitania do Rio de Janeiro já era conhecido como carioca. “Fluminense” veio só depois. Em 1783, por meio de um decreto do vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, nascidos na província do Rio de Janeiro passariam a ser referidos com esse gentílico.
Em 2010 a cidade do Rio de Janeiro possuía 3.239 mil pessoas que se denominavam brancas, 2.318 mil pardas, 708 mil pretas e 53 mil outra cor ou raça ou não responderam, correspondendo a respectivamente 51,3%, 36,7%, 11,2% e 0,9% da população da cidade.
A etimologia da palavra, que significaria a “casa do homem branco”, havia sido adotada pelos primeiros portugueses. O tal rio Carioca se tornou a principal fonte de água dos primeiros moradores e depois passou a designar os habitantes da região e mais tarde da cidade.
Porque quem nasce em Niterói é chamado de Papa Goiaba? É chamado papa goiaba o cidação natural de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro, menos o nascido na capital. Exemplo de uso da palavra Papa goiaba: Ele diz ser carioca, mas nasceu em Mendes, é um papa goiaba.
Essas cidades e outras no entorno são conhecidas atualmente como Baixada, porque é uma área plana em meio de várias montanhas, Fluminense, do latim - natural do Rio.
Na verdade, quem nasce em Florianópolis tem o gentílico de florianopolitano. Informalmente, no entanto, os moradores também são chamados de “manezinhos” por conta da ascendência histórica da população das ilhas do Açores, de Portugal.
Belo Horizonte, conhecida também como BH, é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste do país. Quem nasce em Minas Gerais é chamado de mineiro. Quem nasce em Belo Horizonte é belo-horizontino.
Por que o nome de Rio de Janeiro e Rio de Janeiro?
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.